A MATEMÁTICA NA EJA
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E AS MÍDIAS DIGITAIS
Palavras-chave:
Ensino-Aprendizagem, Matemática, Letramento Digital, Educação de Jovens e AdultosResumo
Este artigo tece uma reflexão teórica acerca da utilização das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem da matemática na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), tecendo as suas possibilidades e desafios. Este trabalho tem por objetivo analisar como as tecnologias da informação e comunicação interagem com processo ensino-aprendizagem de matemática na EJA, fazendo uma reflexão sobre o processo de formação dos professores para o uso das ferramentas tecnológicas no ensino de matemática nesta modalidade. Busca-se com isso saber qual o papel/impacto do uso das mídias digitais no processo ensino-aprendizagem de matemática na EJA. O quadro teórico utilizado foi Arroyo (2006), Buzzato (2001), Freitas (2010), Frigotto (1996), Nóvoa (1995), Rojo (2009), Soares (2008). A pesquisa está estruturada no modelo bibliográfico, ancorada a uma abordagem qualitativa. Espera-se que tal estudo seja de relevância para as discussões acerca da importância da utilização dos recursos tecnológicos nas aulas de Matemática na EJA e da necessidade da formação dos professores desta modalidade para o uso de tais recursos.
Downloads
Referências
ARROYO, M. Educação de jovens e adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In GIOVANETTI, M.et al.(Org.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos.2ª ed. BH: Autêntica, 2006.
BÉVORT, Evelyne. BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. 2009. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/es/v30n109/v30n109a08.pdf>, acesso em 10 de dezembro 2017.
BORGES. J. Inclusão digital e governo eletrônico: conceitos ligados pelo acesso a informação. Dissertação. (Mestrado em Ciência da Informação). Universidade Federal da Bahia. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, 2005.
BUZATO, M. E. O letramento eletrônico e o uso de computadores no ensino de língua estrangeira: contribuições para a formação de professores. Dissertação de Mestrado (Linguística Aplicada), UNICAMP, 2001.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura Vol. 1. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
CORRÊA, Daiane dos Santos. SCHERER, Suely. Uso de TIC nas práticas de acadêmicos de um curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EaD. 2012. Disponível em <http://www.uems.br/eventos/semana2012/arquivos /49_2012-09-28_15-44-41.pdf>, acesso em 10/Dez/2017.
D’AMBRÓSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. São Paulo: Papirus,1997.
FERREIRA, M. H. M.; FRADE, I. C. A. S. Alfabetização e Letramento em contextos digitais: Pressupostos de avaliação aplicados ao software HagáQuê. IN: RIBEIRO, A. E.; VILLELA, A. M. N.; SOBRINHO, J. C.; SILVA, R. B. (Orgs.). Linguagem, tecnologia e educação. Minas Gerais: Peirópolis, 2010, p. 15-27.
FONSECA, M. C. F. R. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. Autêntica. Coleção Tendências em Educação Matemática. Disponível em: https://books.google.com.br/books. Acesso em 08 de dezembro de 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa Editora Paz e Terra. Coleção Saberes. 1996 36ª Edição
FREITAS, Maria Teresa. Letramento Digital e Formação de Professores. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.26, n.03, p.335-352, dez. 2010.
KLEIMAN, Ângela. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995, p. 15-64.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópoles: Vozes, 1994.
NÓVOA, António. Formação contínua de professores: realidades e perspectivas. Aveiro, Univ.Aveiro, 1991.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente In: Nóvoa, António (org) Os professores e a sua formação, 2 ed. Lisboa, Som Quixote, 1995.
OLIVEIRA, O. M. Representações sociais docentes sobre a mídia: aproximações e distanciamentos. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 18, n. 32, p. 211-220, jul/dez. 2009.
SÁ, Jussara Bittencourt de. MORAES, Heloisa Juncklaus Preis. Mídia e Educação: reflexões, relatos e atuações. Disponível em <http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/images/arquivos/artigos/mdia_e_educao_jussara_bittencourt_de_s__revista_querubim.pdf>, acesso em 11 de dezembro 2017.
SILVA, Solimar Patriota. Letramento Digital e Formação de professores na era web 2.0: O que, como e porque ensinar? HIPERTEXTUS REVISTA DIGITAL. VOLUME 8 – 2012. Disponível em: http://www.hipertextus.net/volume8/01-Hipertextus-Vol8-Solimar-Patriota-Silva.pdf>. Acesso em 12 de dezembro 2017.
SOARES, M. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2008.
SCHÕN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org) Os professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1992.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: parábola editorial, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.