DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EJA PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

Autores

Palavras-chave:

Decisões Financeiras, BNCC, EJA

Resumo

Este artigo tem o objetivo de demonstrar como a Matemática pode mudar a tomada de atitude em relação ao impulso de compra sem uma reflexão, baseada em calculo e um planejamento adequado da decisão de compra. A Base Nacional Comum Curricular oferece um norte para fundamentar o trabalho em um caminho que traz a transversalidade de disciplinas na condução da Educação Financeira, entretanto, cabe a Matemática fazer o papel de incluir conteúdos que tragam a reflexão da tomada de decisão. Trata-se de uma pesquisa com Qualiquantitativa que tem o objetivo de descrever e explicar o comportamento dos alunos da EJA em relação às decisões financeiras, onde se realizou entrevistas e questionários. Observou-se que muitos dos atores aqui envolvidos, nunca haviam assistido aulas de Educação Financeira na EJA e nem tão pouco, conheciam a proposta a BNCC para os estudos de Matemática no Brasil. Em tempo, concluímos que muitos são os benefícios e desafios que a BNCC representa para a Educação Nacional, todavia, um olhar para a Educação de pessoas Jovens, Adultas e Idosas é um desses desafios e claramente, um ponto de partida para melhorias na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deyse Queirós Santos , Universidade do Estado da Bahia

Administradora /Mestre em Educação de Jovens e Adultos

Danúbia Queiroz Santos , Universidade do Estado da Bahia

Licenciada em Letras Vernáculas / Mestre em Letras

Djalma Palma dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Bel. em Ciências Contábeis/Especialização em Contabilidade Gerencial

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BRAGA, Maria Dalvirene; SÁ, Antônio Villar Marques de. Resolução de problemas e atividades lúdicas contextualizados: estratégias de alunos do ensino médio. In: Anais da XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática. México, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Fundamentos pedagógicos e estrutura geral da BNCC. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=56621-bnccapresentacao-fundamentos-pedagogicos-estrutura-pdf&category_slug=janeiro-2017-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: junho de 2020.

Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p. BRASIL.

FONSECA, Maria da Conceição F. R. Educação Matemática de Jovens e Adultos:

especificidades, desafios e contribuições. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FURLANETTO, Virgínia.; DULLIUS, Maria Madalena.; ALTHAUS, Neiva. Estratégias de resolução de problemas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de matemática. IX ANPEDSUL –Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2012.

GONÇALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Editora Alínea, 2001.

HADAD, Sérgio. Tendências Atuais da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. In:

MEC-INEPSEF/UNESCO, Encontro Latino-Americano sobre Educação de Jovens e

Adultos Trabalhadores, (ANAIS), Brasília, p.86-108, 1994.

LUCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social :Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

PRODANOV, Cleber. Cristiano.; FREITAS, Ernani. Cesar de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª. ed. Novo Hamburgo: Universidade Freevale, 2013.

SEVERINO, Antônio Joaquim . Metodologia do Trabalho Científico. 23a ed revista e atualizada São Paulo. Cortez Editora, 2008.

Downloads

Publicado

13-07-2020