ALFABETIZACIÓN BASADA EN EVIDENCIA CIENTÍFICA

Autores

Palavras-chave:

Alfabetización, Evidencia científica, Aprendizaje

Resumo

La evidencia científica es un conjunto de información recopilada metodológicamente sobre un objeto de estudio específico. En la comunidad científica, existe un consenso de que, para iniciar la investigación, es necesario comenzar con una revisión de la literatura sobre el tema con el fin de identificar el conocimiento ya producido sobre él, las diferentes posiciones y argumentos. En este contexto, este texto tiene como objetivo analizar si existe evidencia científica que indique que es posible enseñar a todos a leer y escribir en un año académico. Con este fin, evaluó diferentes propuestas que sugieren otro tiempo ideal para materializar el proceso de alfabetización. También aplicamos un cuestionario al final del curso de educación continua para maestros de alfabetización, cuestionando ‘por qué piensan que algunos estudiantes aprenden en un año académico y otros no’. Con base en el análisis del contenido de sus respuestas, en comparación con la revisión de la literatura sobre el tema, concluimos que las razones dadas se han mantenido estables entre los maestros de alfabetización durante muchos años, lo que apunta a problemas en la capacitación inicial de maestros y que, además, no están respaldadas por evidencia científica, que indican que es posible alfabetizar a todos los estudiantes, siempre que el maestro de alfabetización haya reconstruido el conocimiento científico sobre cómo enseñar lectura y escritura, reformulando e incorporando estos supuestos teóricos con consistencia en su práctica docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Schwartz, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007) com estágio de doutoramento na Faculdade de Psicologia da Universidade Autônoma de Madrid (UAM - 2005) e pós doutorado na mesma instituição (UAM - 2014). Mestre em Educação pela PUCRS (2001). Professora Adjunta da UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa). Integrante do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (PUCRS). Orientadora de projetos de ensino, pesquisa e de extensão que abordam temas relacionados com alfabetização, cultura escrita, formação de professores, metodologia de pesquisa em educação, alfabetização acadêmica, educação de jovens e adultos. Autora de livros, coordenadora da coleção Compreensão Leitora, tradutora, parecerista da Editora Vozes.

Maurício Aires Vieira, Universidade Federal do Pampa

Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Pampa, atuando nos cursos de Pedagogia e Geografia. Foi Assessor Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (NEPI) do Instituto Federal Goiano/SETEC/MEC. Foi Diretor Geral Pro Tempore do CEFET-RJ no segundo semestre de 2019. Foi assessor e Diretor de Programa Substituto da Secretaria Executiva do Ministério da Educação (MEC), no primeiro semestre de 2019. Foi Vice-Reitor eleito da Universidade Federal do Pampa gestão 2015-2019. Atuou também como Diretor eleito e Coordenador Acadêmico eleito do Câmpus Jaguarão (2009-2014), além de coordenar cursos de graduação e pós-graduação. Foi conselheiro eleito e vice-presidente do Conselho Universitário da Universidade Federal do Pampa. Atuou no Instituto Federal Sul-riograndense de 1995 a 2009, participando de vários grupos e comitês. Foi coordenador de curso de pós-graduação no Instituto. Foi cedido à prefeitura de Pelotas, como assessor da Secretaria Municipal da Educação de 2004-2009. Autor de dois livros na área de educação ambiental e projetos educativos e de capítulos de livros na área da educação integral. Doutor em Educação (PUC/RS, 2009). Mestre em Educação (FURG, 2002). Licenciado em Física (UFPEL, 1999). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Portal Faculdades. Orientador, colaborador e avaliador em projetos de ensino, pesquisa e extensão em cursos de graduação e pós-graduação, que abordam temas relacionados com formação docente, gestão acadêmica universitária, educação integral, gestão das práticas docentes, metodologia de pesquisa em educação e educação em ciências e matemática. Foi docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Unipampa. Foi integrante de vários Conselhos Municipais e estaduais do Rio Grande do Sul. Integrante voluntário da Agenda 2020/RS. Foi conselheiro suplente do Conselho de Administração da SUFRAMA da Superintendência da Zona Franca de Manaus. Foi conselheiro titular do Consórcio CECIERJ e CEDERJ/RJ. É conselheiro titular do Conselho de Administração da FAETEC/RJ.

Ana Cristina Rodrigues, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Licenciatura Em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Tem experiência na educação básica estadual e municipal, tendo atuado durante 20 anos na Rede Municipal de Porto Alegre. Atuou como assessora pedagógica na EJA, na alfabetização e na gestão durante 8 anos na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Foi conselheira no Conselho Municipal de Educação de Cachoeirinha e presidente do Conselho Municipal de Educação de Jaguarão. Atua no ensino superior desde 1994 tendo larga experiência em instituições públicas e privadas. Durante 5 anos foi presidente da comissão Própria de Avaliação da UNIPAMPA. Atualmente é professora Adjunta III na Universidade Federal do Pampa, professora do Mestrado Profissional em Educação e Diretora do Campus Jaguarão. Atuou como coordenadora de área-Pibid da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Na Unipampa tem ampla experiência na gestão sendo membro de vários órgão superiores e tendo atuando em vários espaços de coordenação tais como coordenação do Curso de Pedagogia, coordenação da Especialização em Gestão da Educação Básica, coordenação da Comissão Local de Ensino e coordenação Acadêmica do Campus Jaguarão. Possui projetos de extensão voltados para formação docente e para qualificação de conselheiros municipais de educação. Desenvolve pesquisas na área das políticas educacionais e gestão, alfabetização, letramento e avaliação, em especial avaliações em larga escala e avaliação institucional, sendo líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas, Avaliação e Gestão da Educação-GEPPAGE.

Referências

ALMEIDA, L. S. Inteligência e Aprendizagem: dos seus Relacionamentos à sua Promoção. In: Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 8, n. 3, 1992, p. 277-92.

BAUMANN, Z. Vida líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007

BISQUERRA, R. Métodos de investigación educativa. Barcelona: Ceac, 2000.

CLAXTON, G. Live and Learn. A Introduction to the Psychology of Growth and Change in Everyday Life. London: Harper & Row, 1984.

CLAXTON, G. O desafio de aprender ao longo da vida. Porto Alegre: Artmed, 2006.

COLLELO, S. A escola que (não) ensina a escrever. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

DEMO, P. (2001). É errando que a gente aprende. Nova Escola. São Paulo, n. 144, ano 12, p. 49-51, entrevista concedida a Ricardo Prado.

DEMO, P. Metodologia para quem quer aprender. Sao Paulo: Atlas, 2008.

DEMO, P. O mais importante da educação importante. São Paulo: Atlas, 2012.

FERREIRO, E. & TEBEROSKI, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1979.

FERREIRO, E. Alfabetización, teoría y práctica. 5 ed. Mexico: Siglo Veintiuno, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança, um reencontro com a pedagogia do oprimido. 5ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d´Agua, 2000.

FREIRE, M. Educador . São Paulo: Paz e Terra, 2003.

GADOTTI, M. Alfabetização e letramento tem o mesmo significado? In: Revista Pátio, ano IX, mai/jul/2005, p.48-52

GATTI, B.A. et al. Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos; relatório de pesquisa.

São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Fundação Vitor Civita, 2008. 2v.

GROSSI, Esther [et al]. Ensinando que todos aprendem. Revista do GEEMPA, no. 6: Ensinando que todos Aprendem, Porto Alegre: Edelbra Indústria Gráfica, (p.3-6),1998.

GROSSI, E. Nova Falácia Criminosa. Zero Hora, 8 e 9 de abril de 2017, p.26

LACERDA, M. P. Quando Falam as Professoras Alfabetizadoras. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

MARTINS, L.M; DUARTE, N. (org). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. SP: Cultura Acadêmica, 2010.

MORAES, R. Uma Tempestade de Luz: a Compreensão Possibilitada Pela Análise Textual Discursiva. (2003). Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/04.pdf, acessado em 01 de maio de 2015.

MORIN, E. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

MORIN, E. O Método III: o Conhecimento do Conhecimento. 2 ed. Porto Alegre: Sulina, 1999.

MORIN, E. O método VI: a ética. Porto Alegre: Sulina, 2005.

NEMIROVSKY, M. Entrevista pessoal gravada e transcrita em Madrid, mai. 2005.

POZO, J. I. Estratégias de Aprendizagem. In: COLL, C.; PALÁCIOS, J.; MARCHESI, A. (orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, p. 176-97.

POZO, J. I. Aprendizes e Mestres: a Nova Cultura da Aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

SCHWARTZ, S. Entre a Indignação e a Esperança: Motivação, Pautas De Ação Docente, Orientação Paradigmática na Alfabetização de Jovens e Adultos/As. Tese de doutorado. PUCRS, 2007.

SCHWARTZ, S. Alfabetização de jovens e adultos: teoria e prática. RJ, Petrópolis: Vozes, 2010.

SNOWLING; HULME, The interface between spoken and written language: Developmental disorders, disponible en https://www.researchgate.net/publication/259268749_The_interface_between_spoken_and_written_language_Developmental_disorders, asesado em 10/06/2020.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas, disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf, acessado em 06/08/2016

STERNBERG, R. J. Beyond IQ: a Triarchic Theory of Human Intelligence. New York: Cambridge University Press, 1985.

STERNBERG, R. J. Principles of Teaching for Successful Intelligence. Educational Psychologist, v. 33, n. 2/3, 1998, p. 65-72.

TARDIF, M. Saberes docente e formação profissional: Petrópolis, Vozes, 1999.

TEBEROSKY, A. Entrevista pessoal em Barcelona, gravada e transcrita, abr. 2005.

TOLCHINSKY, L. Entrevista pessoal em Barcelona, gravada e transcrita, abr. 2005.

VERGNAUD, G. Atividade humana e conceituação. Porto Alegre: GEEMPA, 2008

WEISZ, T. O diálogo entre o Ensino e Aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.

WEISZ, T. A aprendizagem do sistema de escrita: questões teóricas e didáticas. Revista Veras, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 11-20, janeiro/junho, 2016.

Downloads

Publicado

08-08-2020