Alfabetização na Língua Brasileira de Sinais

Produção das atividades didáticas nas crianças surdas

Autores

  • Cláudia de Arruda Sarturi Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Sonia Therezinha Messerschimidt Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Alfabetização, Língua de Sinais, Aquisição da Linguagem.

Resumo

O trabalho trata da alfabetização na Língua de Sinais e a construção de atividades realizadas na sala de aula, bem como o uso das experiências visuais que a criança surda percebe o mundo que a rodeia. Procura problematizar a seguinte questão norteadora: Qual importância do processo de aprendizagem da alfabetização que constitui na Língua de Sinais com as crianças surdas? Para tanto, o trabalho tem o objetivo de entender as formas discursivas sobre o processo e o desenvolvimento da linguagem das crianças surdas através dos materiais didáticos na Língua de Sinais. Nessa perspectiva de Estudos Surdos baseiam-se nas balizas teóricas e metodológicas contribuindo os discursos de diferentes autores podem ampliar neste tema. Desse modo, é fundamental que todos os professores surdos pesquisem sobre o olhar da alfabetização na Língua de Sinais adaptando novas metodologias mais criativas para serem utilizadas na sala de aula, pois esses profissionais desempenham a função de mediadores na educação das crianças surdas por meio da interação da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia de Arruda Sarturi, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em curso de Bacharelado em Educação Física - Habilitação: Orientação de atividades físicas, na Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES (2007) e de Licenciatura em Letras - Habilitação: Língua Brasileira de Sinais - EAD: Pólo UFSM/UFSC (2010). É mestre em Educação - PPGE/CE/UFSM (2013). Foi professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), lotada no Centro de Letras e Comunicação em 2013, atuou na docência de disciplina de Libras. Atualmente, é professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando no ensino das disciplinas de Libras. Tem experiência na área da Educação de Surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Brasileira de Sinais, escola e comunidade surda, políticas da Educação de Surdos e da Educação Bilíngue. Militante da comunidade surda.

Sonia Therezinha Messerschimidt, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (2013) e graduação em Letras/LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é contratada do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: língua escrita de sinais, educação, alfabetização, literatura e surdos.

Referências

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise e didática. São Paulo: Moderna, 2000. 1ª Ed.

CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedo, Linguagem e Alfabetização. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

GIORDANI, Liliane Ferrari. Encontros e desencontros da língua escrita na educação de surdos. In: LODI, Ana Cláudia Balieiro; HARRISON, Kathryn Marie Pacheco; CAMPOS, Sandra Regina Leite de (orgs.). Leitura e Escrita: no contexto da diversidade. Porto Alegre: Mediação, 2010. p. 73 – 84. 3ª ed.

GOLDFELD, Márcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio-interacionista. São Paulo: Plexus, 1997.

GOULART, Iris Barbosa. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

KARNOPP, Lodenir. Material de estudos da disciplina de Literatura Surda. Curso de Licenciatura em Letras-Libras. Florianópolis: UFSC, 2006.

KELMAN, Celeste Azulay Kelman. Sons e Gestos do Pensamento: um estudo sobre a linguagem egocêntrica na criança surda. Dissertação de Mestrado, UERJ, 1995.

LOPES, Maura Corcini. Surdez & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

LOPES, Maura Corcini; Veiga-Neto, Alfredo. Marcadores culturais surdos. In: COSTA-VIEIRA, Lucyenne Matos da; LOPES, Maura Corcini (org.). Educação de Surdos: Políticas, língua de sinais, comunidade e cultura surda. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010. p. 116 – 137. 1ª Ed.

MATTA, Sozângela Schemim da. Português: linguagem e interação. Curitiba: Bolsa Nacional do Livro Ltda, 2009.

QUADROS, Ronice Miiler de; Campello, Ana Regina e Souza. A constituição Política, Social e Cultural da Língua Brasileira – LIBRAS. In: COSTA-VIEIRA, Lucyenne Matos da; LOPES, Maura Corcini (org.). Educação de Surdos: Políticas, língua de sinais, comunidade e cultura surda. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010. p. 15 – 47. 1ª Ed.

QUADROS, Ronice Miiller de; Schmiedt, Magali L.P. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC/SEESP, 2006.

SKLIAR, Carlos. Os Estudos Surdos em Educação: problematizando a normalidade. In: SKLIAR, Carlos (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação: 2005, p. 1 – 32. 3ª Ed.

STUMPF, Marianne Rossi. Transcrições de Língua de Sinais Brasileira em Sign Writing. In: LODI, Ana Cláudia Balieiro; HARRISON, Kathryn Marie Pacheco; CAMPOS, Sandra Regina Leite de; TESKE, Ottmar (orgs.). Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002. p. 62 – 70.

Downloads

Publicado

09-02-2021