Alfabetização na Língua Brasileira de Sinais
Produção das atividades didáticas nas crianças surdas
Palavras-chave:
Alfabetização, Língua de Sinais, Aquisição da Linguagem.Resumo
O trabalho trata da alfabetização na Língua de Sinais e a construção de atividades realizadas na sala de aula, bem como o uso das experiências visuais que a criança surda percebe o mundo que a rodeia. Procura problematizar a seguinte questão norteadora: Qual importância do processo de aprendizagem da alfabetização que constitui na Língua de Sinais com as crianças surdas? Para tanto, o trabalho tem o objetivo de entender as formas discursivas sobre o processo e o desenvolvimento da linguagem das crianças surdas através dos materiais didáticos na Língua de Sinais. Nessa perspectiva de Estudos Surdos baseiam-se nas balizas teóricas e metodológicas contribuindo os discursos de diferentes autores podem ampliar neste tema. Desse modo, é fundamental que todos os professores surdos pesquisem sobre o olhar da alfabetização na Língua de Sinais adaptando novas metodologias mais criativas para serem utilizadas na sala de aula, pois esses profissionais desempenham a função de mediadores na educação das crianças surdas por meio da interação da língua.
Downloads
Referências
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise e didática. São Paulo: Moderna, 2000. 1ª Ed.
CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedo, Linguagem e Alfabetização. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
GIORDANI, Liliane Ferrari. Encontros e desencontros da língua escrita na educação de surdos. In: LODI, Ana Cláudia Balieiro; HARRISON, Kathryn Marie Pacheco; CAMPOS, Sandra Regina Leite de (orgs.). Leitura e Escrita: no contexto da diversidade. Porto Alegre: Mediação, 2010. p. 73 – 84. 3ª ed.
GOLDFELD, Márcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio-interacionista. São Paulo: Plexus, 1997.
GOULART, Iris Barbosa. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
KARNOPP, Lodenir. Material de estudos da disciplina de Literatura Surda. Curso de Licenciatura em Letras-Libras. Florianópolis: UFSC, 2006.
KELMAN, Celeste Azulay Kelman. Sons e Gestos do Pensamento: um estudo sobre a linguagem egocêntrica na criança surda. Dissertação de Mestrado, UERJ, 1995.
LOPES, Maura Corcini. Surdez & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
LOPES, Maura Corcini; Veiga-Neto, Alfredo. Marcadores culturais surdos. In: COSTA-VIEIRA, Lucyenne Matos da; LOPES, Maura Corcini (org.). Educação de Surdos: Políticas, língua de sinais, comunidade e cultura surda. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010. p. 116 – 137. 1ª Ed.
MATTA, Sozângela Schemim da. Português: linguagem e interação. Curitiba: Bolsa Nacional do Livro Ltda, 2009.
QUADROS, Ronice Miiler de; Campello, Ana Regina e Souza. A constituição Política, Social e Cultural da Língua Brasileira – LIBRAS. In: COSTA-VIEIRA, Lucyenne Matos da; LOPES, Maura Corcini (org.). Educação de Surdos: Políticas, língua de sinais, comunidade e cultura surda. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010. p. 15 – 47. 1ª Ed.
QUADROS, Ronice Miiller de; Schmiedt, Magali L.P. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC/SEESP, 2006.
SKLIAR, Carlos. Os Estudos Surdos em Educação: problematizando a normalidade. In: SKLIAR, Carlos (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação: 2005, p. 1 – 32. 3ª Ed.
STUMPF, Marianne Rossi. Transcrições de Língua de Sinais Brasileira em Sign Writing. In: LODI, Ana Cláudia Balieiro; HARRISON, Kathryn Marie Pacheco; CAMPOS, Sandra Regina Leite de; TESKE, Ottmar (orgs.). Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002. p. 62 – 70.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.