Análise Semiótica da retórica do Jornalismo Cultural em texto sobre o documentário Fevereiros
Palavras-chave:
semiótica, jornalismo cultural, cinema brasileiroResumo
Através de uma análise, na perspectiva da semiótica de Charles Sanders Peirce, é possível desconstruir os textos jornalísticos de forma a compreender a sua lógica de criação. No estudo da reportagem Fé e festa no grande festejo do sincretismo, escrita pelo jornalista Luiz Carlos Merten, sobre o filme documentário Fevereiros, observa-se quais foram os signos usados para a descrição do filme. Observa-se sinsignos, com caráter mais descritivo, e interpretantes, que correspondem a trechos mais opinativos sobre a produção cinematográfica. O filme Fevereiros teve a sua produção realizada a partir do acompanhamento das atividades da escola de samba Mangueira, que prestou uma homenagem à cantora Maria Bethânia em 2016. O filme estende o seu registro ao contexto cultural da cidade de Santo Amaro da Purificação, onde a cantora participa das atividades em honra de Iemanjá e da Nossa Senhora dos Navegantes. Entre os procedimentos retóricos do jornalista está a compreensão do filme inserido no contexto da realidade social. Os procedimentos retóricos do texto jornalístico são avaliados conforme as lógicas do “diálogo” ou da “disseminação”, conforme a abordagem do autor John Durham Peters (1999).
Downloads
Referências
COLAPIETRO, Vincent Michael. Peirce’s Approach to the self: A semiotic perspective on human subjectivity. Albany: University of New York Press, 1989.
DESBOIS, Laurent. A Odisseia do Cinema Brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2011.
MATTOS, Carlos Alberto. Documentário Contemporâneo (2000-2016). In: RAMOS, Fernão Pessoa; SCHVARZMAN, Sheila. Nova História do Cinema Brasileiro. São Paulo, Edições Sesc São Paulo, 2018, vol. 2, p.474-513.
MERTEN, Luiz Carlos. Um Sonho de Cinema. Porto Alegre: Secretaria Municipal de Cultura/Edunisc, 2004.
MERTEN, Luiz Carlos. Fé e festa no grande festejo do sincretismo. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. C7, 31 jan. 2019.
MIRANDA, Danilo Santos. A Pluralidade do Cinema Brasileiro. In: RAMOS, Fernão Pessoa; SCHVARZMAN, Sheila. Nova História do Cinema Brasileiro. São Paulo, Edições Sesc São Paulo, 2018, vol. 2, p.9-10.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2000.
PETERS, John Durham. Speaking into the Air: A History of The Idea of Communication. Chicago: The University of Chicago, 1999.
RAMOS, Fernão Pessoa; SCHVARZMAN, Sheila. Nova História do Cinema Brasileiro. São Paulo, Edições Sesc São Paulo, 2018, vol.2.
SANTAELLA, Lucia. A Teoria Geral dos Signos. São Paulo: Pioneira, 2000.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: Porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2004.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: A tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional. Florianópolis: Insular, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.