FEMINISMOS NEGROS E AÇÕES ESTÉTICO-POLÍTICAS NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Ítala de Araujo PPGARTES - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Denise Espírito Santo Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

feminismo negro, memória, ação estético-política

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre ações de insurgência de mulheres negras no continente americano a partir da ideia de ação estético-política feminista. Nesse sentido, destaca momentos em que seus corpos se tornaram suporte ativo de uma escritura de resistência capaz de comunicar e inspirar em seus pares, possibilidades de insurgência contra diversos espectros de poder e dominação, ou ainda, denunciar e lembrar a existência desses espectros à sociedade. Experiências como a de Harriet Tubman, Luiza Mahin e Rosa Parks são fundamentais pra tecer essas considerações. No contexto contemporâneo, o artigo chama atenção para as ações de Nona Faustine, artista afro-americana que se fotografa nua em espaços públicos da Cidade de Nova Iorque marcados pela memória escravagista, e Therese Patrícia Okoumou, ativista congolesa que, durante as comemorações do quatro de julho de 2018, Dia da Independência dos Estados Unidos da América, escalou a Estátua da Liberdade em protesto contra as políticas imigratórias do Governo Trump. O texto estabelece conversas com o pensamento de Jacques Rancière, Coletivo 28 de Maio, Aquille Mbembe, Angela Davis, Rita Segato, Grada Kilomba, entre outros.  

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Biografia do Autor

Denise Espírito Santo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Associada do Depto. de Ensino de Arte e Cultura Popular do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; professora Procientista da UERJ e do programa de pós-graduação em Artes - PPGARTES; coordenadora adjunta do programa de pós-graduação em Artes - PPGArtes e coordenadora de pós-graduação e pesquisa do Instituto de Artes. Professora integrante do programa de internacionalização "Geopoéticas e novas epistemes: relações da arte e cultura na contemporaneidade", Programa CAPES Print. Possui doutorado em Teoria Literária pela UFRJ (2002) e mestrado em Literatura Brasileira pela UFRJ (1994); graduada em Teoria do Teatro pela UNI-RIO (1990); entre os anos de 2004-2005 foi Professora Visitante (CNPq) no Departamento de Linguagens Artísticas do Instituto de Artes da UERJ; no período de 2008 a 2011 foi professora nos cursos: Produção Cultural do Instituto Técnico Federal do Rio de Janeiro - IFRJ, Curso de Artes Visuais (licenciatura) da UNIGRANRIO, Curso de Artes Visuais (licenciatura) do Centro Universitário de Barra Mansa; foi também coordenadora do curso de pós-graduação em artes visuais do Centro Universitário de Barra Mansa entre os anos de 2004-05; diretora do Instituto de Artes da UERJ entre os anos de 2012-2016, é atual coordenadora do curso de pós-graduação (lato-senso) Ensino da Arte, parceria com a Escola de Artes Visuais do Parque Lage e a Casa França-Brasil. Dramaturga e diretora teatral com vários espetáculos produzidos nos últimos 10 anos, destacando-se nos últimos anos o projeto Zona de Contato voltado para uma investigação sobre pedagogias do corpo no teatro e na performance (com financiamento FAPERJ); publicou os livros "Zonas de Contato: usos e abusos de uma poética do corpo" (Ed. Outras Letras, 2014), "Poemas de Qorpo-Santo" (Ed. Contra Capa, 2000) e "Miscelânia Quriosa" (Ed. Casa da Palavra, 2005). Suas pesquisas relacionam-se ao estudo sobre o corpo/cidade e da arte em territórios não outorgados, observando-se ao mesmo tempo experimentos marcados pelo estatuto da diferença e da alteridade. Em 2016 realizou estágio pós-doutoral na NYU, Performance Studies, sob a supervisão de Barbara Browning e na Universidade de Buenos Aires, sob a supervisão de Ana Longoni.

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Publicado

25-02-2021