TRANSFORMAÇÕES HISTÓRICAS NA PROFISSÃO DOCENTE

APONTAMENTOS À EAD

Autores

  • Daniella Penrabel Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Patrícia Alves Carvalho Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Educação à distância, Mudanças, Tecnologia

Resumo

O tema deste trabalho aborda o papel do professor na Educação à Distância (EAD) discutindo dentre outras relevâncias a formação e o trabalho do docente para a educação básica. O objetivo visou caracterizar as transformações históricas no processo de trabalho docente que atua com educação a distância e os objetivos específicos foram: apresentar a EAD na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, discutir as tecnologias da comunicação e da informação na modalidade à distância, distinguir o ensino tradicional, em salas de aulas presenciais com a modalidades do ensino a distância. A pesquisa segue o método de revisão bibliográfica, qualitativa com base em autores tais como Saviani (1997), Alves (2019), Almeida, Costa (2019), PATRONI,(2017)  entre outros  permitiram fundamentar sobre as principais visões da mudanças ocorridas no processo de trabalho da profissão do docente com foco a apontamentos na educação a distância. O resultado aponta que o professor no ensino a distância é o mediador da aprendizagem ativa por meio das tecnologias e comunicação, tendo ele a função pedagógica redefinida para educar num contexto globalizado. Concluiu que a educação escolar está no contexto tecnológico exigindo que a educação a distância se faça cada vez mais permanente sendo parte do trabalho do professor e é também uma modalidade que vigora um novo sistema de ensinar devendo, portanto, ser evidenciado pelo fato de exigir que o professor exerça sua função que outrora era visto tradicionalmente em forma presencial em sala de aula, e, no contexto atual exige-se que este profissional se desdobre a acompanhar uma nova versão tecnológica exercendo sua função de ensinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, João Roberto M. A história da EAD no Brasil. In: LITTO, Frederic M., FORMIGA, Marcos (Org) Educação a distância: o estado da Arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2019. P. 9-14.

ALMEIDA, Marcos P.; COSTA, Maria L. F. Políticas Públicas para o ensino superior a distância e a legislação educacional vigente. In; COSTA, Maria L.F. (Org). Introdução à educação à distância. Maringá: EDUEM, 2019, p. 11-22.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação à distância. Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico/Organização: Carmem Lúcia Prata, Anna Christina Aun de Azevedo Nascimento. Brasília: MEC, SEED, 2007. 154 p.

COSTA, Maria L. Furlan (Org.). O Sistema Universidade Aberta do Brasil: democratização e interiorização do ensino superior. In: Introdução à educação à distância. Maringá: EDUEM, 2018, p. 23-34.

ENGLER, Carolina. EAD, que é você? Intranet portal educação. Pedagogia e ciências sociais. Intped. 2016.

KIPNIS, Bernardo. Educação superior a distância no Brasil: tendências e perspectivas. In: LITTO, Frederic M., FORMIGA, Marcos (Org) Educação a distância: o estado da Arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2019. p. 209-214.

LEITZKE ET ALL.Os desafios do ensino à distância. 2014. Disponível em: < ead.utfpr.edu.bread.utfpr.edu.br/evento/ pdf.> Acesso em 05 de out de 2020.

LIBÂNEO, José. Adeus professor, Adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez Editora, 1998.

PASSARELLI, Brasilina. Aprendizagem on-line por meio de comunidades virtuais de aprendizagem. In: LITTO, Frederic M., FORMIGA, Marcos (Org) Educação a distância: o estado da Arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2019. P. 325-331.

PATRONI, Robinson. Pedagogia. Novas Tecnologias na Educação. Maringá: CESUMAR: Núcleo de Educação a distância, 2017. http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf

Acesso em: 5 de out de 2020.

PEREIRA DIAS, Aleksander; BERTONCELLO, Ludhiana. 183 p.Inovações e novas tecnologias aplicadas ao ensino superior. In: NOSELLA, Maria Lucia Bertachini; BROTHERHOOD, Rachel de Maya et al(Org) Epistemologia aplicada à educação . Maringá: CESUMAR, Núcleo de Educação a distância: -2010.

SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação – LDB trajetória limites e perspectivas. Campinas, SP: autores associados, 1997

ZUFFO, Marcelo. Aprendizagem por meio de ambientes de realidade virtual. In: LITTO, Frederic M., FORMIGA, Marcos (Org) Educação a distância: o estado da Arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2019. p. 332-339.

Downloads

Publicado

2021-04-28

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)