MERCADO DE TRABALHO

OS IMPACTOS DA DESCOLONIZAÇÃO

Autores

  • Fábio do Vale UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Pedro Henrique Alves de Medeiros Faculdade INSTED
  • Allana Sena Rodrigues Dutra Faculdade INSTED
  • Gustavo Miguel Garcia Faculdade INSTED
  • Regiane França Quintino Faculdade INSTED

Palavras-chave:

Mercado de trabalho, Descolonização, Qualificação, Globalização, Cosmopolitismo colonial

Resumo

Em virtude ao período pós-colonial, ao decorrer desse artigo iremos retratar sobre o impacto da colonização no mercado de trabalho brasileiro, como isso impacta na qualificação dos trabalhadores e como foi/é a introdução da mulher no ambiente corporativo. Nesse ínterim, o objetivo é fazer uma análise dos impactos do mercado de trabalho após a escravidão no brasil e como causou uma subalternização dos saberes gerando a falta de conhecimento para a qualificação daqueles que não tem devidas condições de investir em si, além disso, levaremos em conta como a CLT foi um marco para os direitos trabalhisco para as mulheres. Segundo estudo realizado pelo IBGE em 2014 publicado no site do G1, 74,6% dos brasileiros não se interessam por cursos de qualificação profissional, porém, com dados retirados do “agencia Brasil” até 2023 pelo menos 10,5 milhões de pessoas precisará se qualificar para o mercado industrial. Seguindo o respaldo teórico da descoloniliadade/ colonialidade pelo intelectual Walter Mignolo, que nos permite pensar epistológicamente em relação ao lugar onde nos encontramos (Brasil), retrataremos as melhorias que o mercado de trabalho vem tendo e citar críticas em relação ao processos euro estadunidenses na qual ainda está presente em nosso dia a dia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio do Vale, UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Letras e Pedagogia, Licenciatura. Professor dos segmentos: universitário, pré-vestibular e colegial. Doutorando pelo programa de Pós-graduação da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro do Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC) - UFMS. Pesquisador de Crítica Biográfica Fronteiriça - Estudos Fronteiriços na América Latina. Epistemologias do Sul. Descolonialidade. Mestre em Letras (Literatura, História e Sociedade) pela UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Pós-Graduado, Especialista em Docência no Ensino Superior. Pós-Graduado, Especialista Educação Especial (TGD) Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. Pós-Graduado em Neuropsicopedagogia. Autor dos livros Obras: O Refém do Abandono (Romance) Candelabro poético (Poemas) É membro associado à UBE-MS União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul, sendo Diretor de Cultura mandato 2018/2020 UBE-MS. Pesquisador Associado e Assessor de Projetos do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC).

Pedro Henrique Alves de Medeiros , Faculdade INSTED

Doutorando em Estudos de Linguagens (PPGEL) com o projeto Uma (des)biografia descolonial de Silviano Santiago pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Estudos de Linguagens (PPGEL) com o projeto Entre homo-bios-grafias e escrevivências de Silviano Santiago: exercícios de crítica biográfica fronteiriça pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduado em Letras Licenciatura Português e Inglês pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Trabalhou como Bolsista PIBIC/UFMS/CNPq sob orientação do professor Dr. Edgar Cézar Nolasco com o projeto Silviano Santiago: mil rosas (auto)biográficas. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC) certificado pelo CNPq e Presidente da Comissão Organizadora do periódico CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS. Pesquisador Associado e Coordenador de Projetos Especiais do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC). Coordenador do Evento Internacional Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços: Cultura, Arte, Literatura e Educação. Em 2020.2 atuou como Professor Visitante Voluntário de Graduação no Instituto Avançado de Ensino Superior e Desenvolvimento Humano (INSTED). Tem experiência na área de Letras com ênfase em Teoria Literária, Estudos Culturais, Crítica Biográfica, Literatura Comparada, Literatura Brasileira e Estudos Fronteiriços/Descoloniais.

Allana Sena Rodrigues Dutra, Faculdade INSTED

Acadêmica de Administração da Faculdade Insted. 

Gustavo Miguel Garcia , Faculdade INSTED

Acadêmico de Administração na Faculdade Insted. 

Regiane França Quintino, Faculdade INSTED

Acadêmica de Administração da Faculdade Insted. 

Referências

BATISTA, Vera Batista. Tecnologia vai tirar cerca de 7 milhões de emprego até 2021. 2018. Disponível em: . acesso em 17 nov. 2020.

Brasil, Agencia Brasil. O Brasil precisa capacitar 10,5 milhões de trabalhadores ate 2023. 2019. Disponível em: < https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-09/brasil-precisa-capacitar-105-mi-de-trabalhadores-industriais-ate-2023>. Acesso em 15 nov.2020.

DIGIGIDA, Folha dirigida. Os desafios da igualdade de gênero no mercado de trabalho. 2020. Disponível em: < https://folhadirigida.com.br/mais/noticias/empregos/os-desafios-da-igualdade-de-genero-no-mercado-de-trabalho>. Acesso em 17 nov. 2020

https://core.ac.uk/download/pdf/186574197.pdf. Acesso em: 17 nov. 2020.

MIGNOLO, Walter. Colonialidade: o lado escuro da modernidade 2017. Disponível em: www.scielo.br › pdf › 0102-6909-rbcsoc-3294022017. Acesso: 17 nov. 2020.

MURAD, Isabela Murad. O MERCADO DE TRABALHO NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO: analisando a formação profissional e as demandas das organizações. 2017. Disponível em:

NOLASCO, Edgar Cézar Nolasco. Descolonizando a pesquisa acadêmica: uma teorização sem disciplinas. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/cadec/article/view/7725. Acesso em 18 nov. 2020.

POLITIZE. CLT: entenda mais sobre as leis trabalhistas. 2017. Disponível em: < https://www.politize.com.br/clt/>. Acesso em: 18 nov. 2020.

Romar, Carla Teresa Martins Romar. Direito do trabalho esquematizado. Saraiva; 4º edição,2017

SILVA, Daniel Neves. "8 de março – Dia Internacional da Mulher"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-mulher.htm. Acesso em 18 de novembro de 2020.

SILVA, Daniel Neves. "Como ficou a vida dos ex-escravos após a Lei Áurea?"; Brasil Escola. Disponível em:<https://brasilescola.uol.com.br/historiab/como-ficou-vida-dos-ex-escravos-apos-lei-aurea.htm>. Acesso em 18 de novembro de 2020.

Downloads

Publicado

28-04-2021

Edição

Seção

Faculdade INSTED