DESAFIOS DO DIREITO MÉDICO

UM OLHAR DESCOLONIAL

Autores

  • Fábio do Vale UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Antônio Paniago Bassi Faculdade INSTED
  • Mônica Toledo de Rezende Jurema Faculdade INSTED
  • Valéria Rocha Pimentel Faculdade INSTED

Palavras-chave:

Direito Médico, Direito Penal, Direito Constitucional, Descolonização, Faculdade Insted

Resumo

Nossa apreciação se dá a respeito da atividade médica devido aos recorrentes debates na esfera judicial, ocorridos principalmente no período pandêmico do novo coronavírus. Tentaremos expor, com auxílio de informações jurídicas em casos médicos, dar fundamentos amparados no Direito Constitucional, em atos do Governo Federal e do Direito Médico, dentro do enfrentamento da Pandemia da Covid-19. Essas ações são executadas por meio de Mandado de Segurança, para apurar, ações de omissões do Ministério da Saúde, a respeito do Direito Médico no Brasil e, com especial, no agravamento da crise sanitária. Epistemologicamente condutas omissivas afrontam a previsão do art. 5º da Lei 13.979/20, art. 268 do Código Penal (art. 3, I e II), em papel que apresente no bojo dessa discussão dimensões necessárias para a proteção dos direitos fundamentais à vida e à saúde dos brasileiros. Aludido o crime de responsabilidade que infringe determinação do Poder Público, em conter a pandemia, em crimes de perigo a vida ou a saúde de outrem, prevista no artigo 132 do Código Penal Brasileiro, e de infração de medida sanitária, ancorando minorar a disseminação do Coronavírus.  Essas relações são analisadas a partir da produção de conhecimento, por meio das dimensões do saber, do poder e do ser na perspectiva da descolonização, que possibilita a emersão do olhar descolonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio do Vale, UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Letras e Pedagogia, Licenciatura. Professor dos segmentos: universitário, pré-vestibular e colegial. Doutorando pelo programa de Pós-graduação da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro do Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC) - UFMS. Pesquisador de Crítica Biográfica Fronteiriça - Estudos Fronteiriços na América Latina. Epistemologias do Sul. Descolonialidade. Mestre em Letras (Literatura, História e Sociedade) pela UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Pós-Graduado, Especialista em Docência no Ensino Superior. Pós-Graduado, Especialista Educação Especial (TGD) Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. Pós-Graduado em Neuropsicopedagogia. Autor dos livros Obras: O Refém do Abandono (Romance) Candelabro poético (Poemas) É membro associado à UBE-MS União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul, sendo Diretor de Cultura mandato 2018/2020 UBE-MS. Pesquisador Associado e Assessor de Projetos do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC).

Referências

AGNO, Hélio Antônio. A responsabilidade civil do médico diante da autonomia do paciente. In: GUERRA, Arthur Magno e Silva.

BARRETO, A. F. (Org.). Integralidade e saúde: epistemologia, política e práticas de cuidado. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2011.

BHABHA, Homi K.. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. 4ª Reimpressão. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

BERGSTEIN, Gilbert. A informação na relação médico-paciente. São Paulo. Saraiva. 2013.

BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. A arte como espaço e FronteirAção – aproximação e separação dos múltiplos atravessamentos contemporâneos. In: Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da UFPI. Teresina, v.8, n. 2, jul/dez. 2019.

GROSFOGUEL, Ramón. “Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais”. In: SANTOS, Boaventura de Sousa, MENESES, Maria Paula (org.) Epistemologias do Sul, 2009.

MENESES, Maria Paula. SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010

MIGNOLO, Walter. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução: Solange Ribeiro de Oliveira. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

MIGNOLO, Walter. Desobediencia epistémica: retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Buenos Aires: Ediciones Del Signo, 2010 (Coleccion Razón política – dirigida por Walter Mignolo).

MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. 2017. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/download/772/645. Acesso: 21 jun. 2021.

MIGNOLO, Walter D.. Histórias locais / projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2020.

NOLASCO, Edgar Cézar. Memórias subalternas latinas: ensaio biográfico. In: CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS: memória cultural. Campo Grande: Editora da UFMS, 2013. P.53-72. NOLASCO, Edgar Cézar. Perto do coração selbaje da crítica fronteriza. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

PESSANHA, Juliano Garcia. Ignorância do sempre. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder e classificação social In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (orgs). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010

Downloads

Publicado

14-10-2021

Edição

Seção

Faculdade INSTED