LINGUAGEM JURÍDICA

DESCOLONIZAÇÃO E PLURALIDADES

Autores

  • Fábio do Vale UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Dhuane Elisa Coló Rodrigues Faculdade INSTED

Palavras-chave:

linguagem jurídica, juridiquês, justiça tradicionalista, descolonização, pluralidade

Resumo

Neste artigo, proponho, enquanto acadêmica da Faculdade Insted, da Graduação de Direito, uma análise da linguagem jurídica à luz do século XXI, linguagem esta que apresenta termos desconhecidos pela parte menos letrada, tida como leiga, da população. Sabendo-se que é pela linguagem que ocorre a manifestação da vontade, como esta será manifestada se não se tiver conhecimento da mesma, esses termos jurídicos são um desafio para o conhecimento dos leigos, que se veem obrigados a traduzir, literalmente, as expressões usadas pelos juristas. Dessa forma, visando demonstrar a pluralidade da linguagem, buscamos descolonizá-la para torna-la acessível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio do Vale, UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Letras e Pedagogia, Licenciatura. Professor dos segmentos: universitário, pré-vestibular e colegial. Doutorando pelo programa de Pós-graduação da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro do Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC) - UFMS. Pesquisador de Crítica Biográfica Fronteiriça - Estudos Fronteiriços na América Latina. Epistemologias do Sul. Descolonialidade. Mestre em Letras (Literatura, História e Sociedade) pela UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Pós-Graduado, Especialista em Docência no Ensino Superior. Pós-Graduado, Especialista Educação Especial (TGD) Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. Pós-Graduado em Neuropsicopedagogia. Autor dos livros Obras: O Refém do Abandono (Romance) Candelabro poético (Poemas) É membro associado à UBE-MS União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul, sendo Diretor de Cultura mandato 2018/2020 UBE-MS. Pesquisador Associado e Assessor de Projetos do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC).

Referências

MORENO, Cláudio et. al. Português para convencer: comunicação e persuasão em Direito. São Paulo: Ática, 2006.

MIGNOLO, Walter. Desafios descoloniais hoje. 2017. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/download/772/645. Acesso: 17 julho de. 2021.

WARAT, Luis Alberto. O direito e sua linguagem. 2 ed. Porto Alegre: Sérgio Fabris, 1995.

Downloads

Publicado

2021-10-14

Edição

Seção

Faculdade INSTED

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>