RELATOS E APREENSÕES DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA EM ESTÁGIO

O (DES)ALINHAMENTO COM A BNCC E A FORMAÇÃO HUMANA

Autores

  • Maurício Aires Vieira Unipampa
  • Neiva Afonso Oliveira Unipampa
  • Maria Constância Ferreira de Sousa Unipampa

Palavras-chave:

BNCC, Direitos de Aprendizagem das Crianças, Formação Humana

Resumo

O presente artigo é um ensaio de caráter analítico-descritivo e tem como intuito compartilhar experiências vivenciadas na Educação de Jovens e Adultos, anos iniciais, durante o estágio curricular de graduação do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal de Pelotas, realizado em uma escola municipal desta cidade. O objetivo principal é a socialização de novas metodologias utilizadas na sala de aula, onde através de palavras e frases ditas pelos alunos fomos transformando em temas para o desenvolvimento das atividades, bem como os resultados obtidos a partir da troca de estratégias e métodos utilizados para alfabetização e apropriação do uso da linguagem escrita. Durante este estágio passamos, enquanto dupla, por momentos de conflitos, incertezas e indefinições em relação ao caminho a seguir a fim de contemplar os conteúdos do currículo solicitados pela instituição escolar e trabalhar em uma metodologia nova onde o uso das  famosas “folhinhas” em sala de aula deveria dar espaço a novos métodos que contemplasse melhor os saberes oriundos dos Jovens e adultos da EJA e os colocasse verdadeiramente como “sujeitos” do seu próprio conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Aires Vieira, Unipampa

Professor Associado da UNIPAMPA. Doutor em Educação pela PUCRS.

Neiva Afonso Oliveira, Unipampa

Graduanda em Pedagogia na UNIPAMPA, polo Hulha Negra. Professora Associada na UFPel. Doutora em Filosofia.

Maria Constância Ferreira de Sousa, Unipampa

Graduanda em Pedagogia na UNIPAMPA, polo Hulha Negra. Professora da rede municipal de Hulha Negra. Doutoranda em Ensino de Ciências na UFRGS.

Referências

BARBOSA, Ivone Garcia, SILVEIRA, Telma Aparecida Teles Martins, SOARES, Marcos Antônio. A BNCC da Educação Infantil e suas contra-dições: regulação versus autonomia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 77-90, jan./mai. 2019. Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/issue/view/35>. Acesso em: 15 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

DERRIDA, J. Gramatologia. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2008.

FREIRE, Paulo. Educação "bancária" e educação libertadora. In: PATTO, Maria Helena Souza (org.). Introdução à psicologia Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo Livraria e Editora Ltda., 1997. p. 61-80.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.

HARDT, Lúcia S. Nietzsche e a Educação: desafios pedagógicos. Curitiba/PR, Editora Appris, 2021.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2016.

SALAS Paula; TREVISAN Rita. Entenda os 6 direitos de aprendizagem propostos pela BNCC. Disponível em: <https://novaescola.org.br/bncc/conteúdo /56/entenda-os-6-direitos-de-aprendizagem-propostos-pela-bncc>. Acesso em: 17 dez 2021.

Downloads

Publicado

31-12-2021