RELATOS E APREENSÕES DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA EM ESTÁGIO
O (DES)ALINHAMENTO COM A BNCC E A FORMAÇÃO HUMANA
Palavras-chave:
BNCC, Direitos de Aprendizagem das Crianças, Formação HumanaResumo
O presente artigo é um ensaio de caráter analítico-descritivo e tem como intuito compartilhar experiências vivenciadas na Educação de Jovens e Adultos, anos iniciais, durante o estágio curricular de graduação do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal de Pelotas, realizado em uma escola municipal desta cidade. O objetivo principal é a socialização de novas metodologias utilizadas na sala de aula, onde através de palavras e frases ditas pelos alunos fomos transformando em temas para o desenvolvimento das atividades, bem como os resultados obtidos a partir da troca de estratégias e métodos utilizados para alfabetização e apropriação do uso da linguagem escrita. Durante este estágio passamos, enquanto dupla, por momentos de conflitos, incertezas e indefinições em relação ao caminho a seguir a fim de contemplar os conteúdos do currículo solicitados pela instituição escolar e trabalhar em uma metodologia nova onde o uso das famosas “folhinhas” em sala de aula deveria dar espaço a novos métodos que contemplasse melhor os saberes oriundos dos Jovens e adultos da EJA e os colocasse verdadeiramente como “sujeitos” do seu próprio conhecimento.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ivone Garcia, SILVEIRA, Telma Aparecida Teles Martins, SOARES, Marcos Antônio. A BNCC da Educação Infantil e suas contra-dições: regulação versus autonomia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 77-90, jan./mai. 2019. Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/issue/view/35>. Acesso em: 15 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
DERRIDA, J. Gramatologia. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2008.
FREIRE, Paulo. Educação "bancária" e educação libertadora. In: PATTO, Maria Helena Souza (org.). Introdução à psicologia Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo Livraria e Editora Ltda., 1997. p. 61-80.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.
HARDT, Lúcia S. Nietzsche e a Educação: desafios pedagógicos. Curitiba/PR, Editora Appris, 2021.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2016.
SALAS Paula; TREVISAN Rita. Entenda os 6 direitos de aprendizagem propostos pela BNCC. Disponível em: <https://novaescola.org.br/bncc/conteúdo /56/entenda-os-6-direitos-de-aprendizagem-propostos-pela-bncc>. Acesso em: 17 dez 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.