O BRINCAR HEURÍSTICO
UMA PERSPECTIVA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC).
DOI:
https://doi.org/10.55470/relaec.37376Palavras-chave:
Brincar Heuristico, Educação Infantil, BaseResumo
Este Artigo busca trazer um olhar sobre o Brincar Heurístico e suas contribuições no cotidiano da Educação Infantil através da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que tem como seus eixos estruturantes as interações e brincadeiras. A análise sobre o documento e o conceito de um brincar desconstruído vem de encontro com as novas práticas pedagógicas que integram a base nesta etapa, iremos desbravar o brincar como indispensável no processo de aprendizagem das crianças e como podemos oferecê-lo de forma significativa e potente pensando na formação integral das mesmas através de um brincar cheio de intencionalidades e rico em experiências.
Downloads
Referências
ANNING, Angela. O Brincar e o Currículo Oficial: de volta ao básico: uma visão alternativa. In: MOYLES, Janet R. et al. A Excelência do Brincar. Porto Alegre, ArtMed, 2006. P. 85-93.
BEHNE. L, O. A Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Brasil Escola. [S.L], 2020. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a- base-nacional-comum-curricular-para-educacao-infantil.htm. Acesso em: Set. 2021.
BORDIN, R; SOUZA, C; KUNZ, E. O brincar Heurístico: Pensando a Educação Física para bebês. Santa Maria, 2014. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/7csbce/2014/paper/viewFile/5887/3137. Acesso em: Out. 2021
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: Jul. 2021.
CHATEAU, Jean. O jogo e a criança. 2. ed. São Paulo: Summus, 1954.
DESLAURIERS, J-P. Recherche qualitative; guide pratique. Québec: McGrawHill, 1991.
FERREIRA, A,B,H. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa.
FOCHI, P. Materiais Naturais e não Estruturados e pouca Intervenção externa: Conheça o Brincar Heurístico. Aliança pela Infância. 2019. [S.L]. Disponível em: http://aliancapelainfancia.org.br/inspiracoes/materiais-naturais-e-nao-estruturados-e-pouca- intervencao-externa-conheca-o-brincar-heuristico/ . Acesso em: Out. 2021.
FONSECA, J, J, S, D. Metodologia da pesquisa científica. Ceará: Universidade Estadual do Ceará, 2002.
FRAZÃO,D. Biografia de Jean Piaget. Ebiografia, [s,l], 2020. Disponível em: https://www.ebiografia.com/jean_piaget/ . Acesso em: out, 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017. GOLDSCHMIED, E; JACKSON,S. Educação de 0 a 3: o atendimento em creche. Tradução: Marlon Xavier. 2ª ed. -Porto Alegre: Grupo A, 2006. p.114-160. Lewin, K. Problemas de dinâmica de grupo. São Paulo, Cultrix, 1970.
MACEDO, L, D. Faz de conta na escola. A importância do brincar. Revista Pátio – Educação Infantil. Ano I, nº 3, dez. 2003.
MARTINS, G, D, F; VIEIRA, M, L; OLIVEIRA, A, M, F. Concepções de professores sobre brincadeira e sua relação com o desenvolvimento na educação infantil. Interação em Psicologia, 2006, v. 10, n. 2, p. 273-285.
MASERA, T, C. Desenvolvimento Infantil de zero a três anos. Brasil Escola,[s,l], 2019? https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/desenvolvimento
Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998, volumes: 1 e 2.
MOYLES, Janet R. A Pedagogia do Brincar: entrevista. Pátio: educação infantil, Porto Algre, v. 7, n. 21, p. 18-21, nov./dez, 2009. Porto Alegre, 2009.
OLIVEIRA, F. Maria Montessori: Médica Italiana fascinada pela educação. Portal Gelédes, [S.L], 2012. Disponível em:
https://www.geledes.org.br/maria-montessori-medica- italiana-fascinada-pela educacao/?
gclid=CjwKCAiAwKyNBhBfEiwA_mrUMnUPxlulHFPICBO3qqfkofd3j- emk_B24MirBBL7JmZoJ9ExxRIqIhoC0mcQAvD_BwE . Acesso em: Nov, 2021.
Pedagogia e infância. O Brincar Heurístico. [S.l], 2020. Disponível em: https://pedagogiaeinfancia.com.br/o-brincar-heuristico/ . Acesso em: Out. 2021.
PIAGET, J. A psicologia da inteligência. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
PUJOL, L. Quem foi Loris Malaguzzi, o criador da abordagem Réggio Emília. [s,l], 2020. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/malaguzzi-100-anos/ . Acesso em: out, 2021.
ROCHA, POLONINI. R.J. O Brincar Heurístico na educação em época de Covid-19: Relato de experiência da abordagem como estratégia de educação a distância. CIET/ EnPED, São Paulo, 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1792/1425 . Acesso em: Set. 2021.
VECCHI, V. Arte y creatividad em Reggio Emilia: el papel de los talleres y sus possibilidades em educación infantil. Madrid: Morata, 2013.
ZEIDAN, E, R, S, B; FARIA, L, G. O papel do atelierista na escola da Infância. Colégio Emilie. [S.L], 2019. Disponível em: https://colegioemilie.com.br/formacao-continuada/2019- formacao-continuada/o-papel-do-atelierista-na-escola-da-infancia/ . Acesso em: Nov, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.