A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE NA EDUCAÇÃO
DIÁLOGOS ENTRE ARTE, PEDAGOGIA E INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.55470/relaec.37377Palavras-chave:
Arte, Pedagogia, InfânciaResumo
Esta pesquisa apresenta a contribuição da arte na educação, dialogando entre arte, pedagogia e infância, tendo como principal objetivo verificar a importância e a maneira como pode ser aplicada a arte como ferramenta pedagógica no ensino escolar de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental. Para a elaboração deste estudo foi utilizada a pesquisa bibliográfica, e também o levantamento de dados, realizado a partir de um questionário contendo 8 questões elaboradas pela autora, o qual foi aplicado por meio eletrônico com os professores de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de educação de Quaraí-RS. Os dados obtidos através dos questionários foram tabulados, analisados e descritos. Conclui-se que instituições de ensino têm potencialidade para desenvolver a arte, utilizando-a como ferramenta pedagógica eficaz, ao trabalhar diversos pontos necessários na infância, utilizando a sensibilidade na formação de seres humanos críticos e reconhecedores de seu valor, porém é preciso, além do propósito docente, que exista incentivo e suporte por parte das escolas para exista uma prática de qualidade, onde os alunos possam desenvolver de forma efetiva as atividades propostas.
Downloads
Referências
ANTUNES, C. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
BRASIL. MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CHAER, M. R.; GUIMARAES, E. G. A. A importância da oralidade: educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Pergaminho: Patos de Minas, v. 1, n. 3, p. 71- 88, nov. 2012.
DUARTE, R. G.; MACHADO, D. de Q.; MATOS, F. R. N. Pesquisa qualitativa nas ciências socias: uma discussão acerca de sua complexidade e perspectivas futuras. Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v. 14, n. 104, p. 203-224, jan./jun. 2013. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.5007/1984-8951.2013v14n104p203 >. Acesso em 12 out. 2021.
DUARTE JUNIOR, J. F. Por que arte-educação?. 1ª Edição. Campinas, SP: Papirus, 2019.
DUPRAT, M. C. (Org.). Ludicidade na educação infantil. 1ª Edição. São Paulo, SP: Pearson Education do Brasil, 2015.
FERREIRA, A. Arte, escola e inclusão: atividades artísticas para trabalhar com diferentes grupos. 2ª Edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
GODOY, A. S. Pesquisa Qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São paulo, v. 35, n. 3, p. 20-19, mai./jun. 1995. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/rae/a/ZX4cTGrqYfVhr7LvVyDBgdb/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 11 out. 2021.
JOHANN, M. R.. Arte e educação: perspectivas ético-estéticas. In:
ª Reunião Nacional da ANPEd, UFSC - Florianópolis, 04 a 08 de outubro de 2015. Disponível em: < https://www.anped.org.br/biblioteca/item/arte-e-educacao-perspectivas-etico-esteticas>. Acesso em: 25 maio 2021.
LEITE, M. I.; OSTETTO, L. E. Arte, infância e formação de professores: Autoria e transgressão. 7ª Edição. Campinas, SP: Papirus, 2004.
NÓBREGA, J. das N.; MINERVINO, C. A. da S. M. (Org.). Aprendizagem e emoção: estudos na infância e adolescência. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013.
PORTO, H. G. M. (Org.). Arte e Educação. São Paulo, SP: Pearson Education do Brasil, 2014.
SCHWARTZ, S. Falar e escutar na sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
SOARES, A. de S. Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisas. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, n. 64831, p. 1-19, jan. 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/er/a/DMMcHwJ45LWkkdKLmxxxynk/?lang=en&format=pdf>. Acesso em 28 mai. 2021.
ZAGONEL, B. Arte na Educação escolar. 1ª Edição. Curitiba, PR: InterSaberes, 2012.
ZANETTI, F. L. A Estética da Existência e a Diferença no Encontro da Arte com a Educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 4, p. 1439-1458, out./dez. 2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/2175-623662543>. Acesso em 29 mai. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.