A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE NA EDUCAÇÃO

DIÁLOGOS ENTRE ARTE, PEDAGOGIA E INFÂNCIA

Autores

  • Marilia Soares de Oliveira Universidade Federal do Pampa
  • Rafael Silveira da Mota Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.37377

Palavras-chave:

Arte, Pedagogia, Infância

Resumo

Esta pesquisa apresenta a contribuição da arte na educação, dialogando entre arte, pedagogia e infância, tendo como principal objetivo verificar a importância e a maneira como pode ser aplicada a arte como ferramenta pedagógica no ensino escolar de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental. Para a elaboração deste estudo foi utilizada a pesquisa bibliográfica, e também o levantamento de dados, realizado a partir de um questionário contendo 8 questões elaboradas pela autora, o qual foi aplicado por meio eletrônico com os professores de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de educação de Quaraí-RS. Os dados obtidos através dos questionários foram tabulados, analisados e descritos. Conclui-se que instituições de ensino têm potencialidade para desenvolver a arte, utilizando-a como ferramenta pedagógica eficaz, ao trabalhar diversos pontos necessários na infância, utilizando a sensibilidade na formação de seres humanos críticos e reconhecedores de seu valor, porém é preciso, além do propósito docente, que exista incentivo e suporte por parte das escolas para exista uma prática de qualidade, onde os alunos possam desenvolver de forma efetiva as atividades propostas.

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Publicado

09-02-2022

Edição

Seção

Dossiê - Ludicidade e Educação: Contribuições da Pedagogia