DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.55470/relaec.37379Palavras-chave:
Valorizar, Educação, TrabalhoResumo
O presente artigo tem o intuito de conhecer as formas e os motivos para valorizar um professor. Seu propósito principal é considerar que a valorização docente é importante para uma educação de qualidade. Este é um trabalho qualitativo, escrito através de uma metodologia bibliográfica. A principal causa da desvalorização profissional são as mudanças na sociedade, das quais modificam o trabalho docente e como não se pode parar essas transformações, os próprios professores devem começar a valorizar sua formação, para que a sociedade passe a além de falar sobre valorização a efetivamente apreciar os professores, para que assim condições melhores de trabalho possam chegar até as escolas.
Downloads
Referências
ASSUNÇÃO, Ada Ávila; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Intensificação do trabalho e saúde dos professores. Educação e Sociedade. Vol.30, n.107, 2009.
ESTEVE, J. M. Mudanças Sociais e Função Docente. Lisboa: Escher, 1991.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
JACOMINI, Márcia Aparecida; ALVES, Thiago & CAMARGO, Rubens Barbosa de. Plano Nacional de Educação e remuneração docente: desafios para o monitoramento da valorização profissional no contexto da meta 17. Florianópolis, 37ª Reunião Nacional da ANPEd, 2015. Disponível em< http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT05-4065.pdf> Acessado em 23 mar. 2021.
KREIN, J.D. & COLOMBI, Ana Paula F. A reforma trabalhista em foco: Desconstrução da proteção social em tempos de neoliberalismo autoritário. Educ. Soc., Campinas, v.40, e0223441, 2019.
LUCYK, V.P.K, GRAUPMANN, E.H. Desvalorização do Trabalho Docente Brasileiro: Uma Reflexão de seus Aspectos Históricos. Perspectivas Online: Humanas & Sociais Aplicadas, v.7, n.20, p.11-27,2017.
MASSON, Gisela. A valorização dos professores e a educação básica nos estados. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 18, p. 157-174, jan./jun. 2016.
PIRES, Marla Moniely de Souza. Trabalho docente e desvalorização do profissional da educação no brasil. Goiânia, 2021.
Retratos da Escola / Escola de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Esforce) – v.10, n.18, jan./jun. 2016. – Brasília: CNTE, 2007.
SANTOS, Westerley A. Uma reflexão necessária sobre a profissão docente no Brasil, a partir dos cinco tipos de desvalorização do professor. Sapere Aude – Belo Horizonte, v.6 - n.11, p.349-358 – 2º sem. 2015.
SILVA, Maurina P.G.O. A silenciosa doença do professor: burnout, ou o mal estar docente. Guarujá, 2014. Disponível em < https://www.unaerp.br/revista- cientifica-integrada/edicoes-anteriores/edicao-n-2-2014-1/1464-161-454-1- sm/file#:~:text=Este%20mal%2Destar%20leva%20ao,que%20se%20denominou%20 de%20burnout. > Acessado em 28 mai. 2021
SILVA, O.O.N. da; MIRANDA, T. G; BORDAS, M.A.G. Condições de trabalho docente no Brasil: ensaio sobre a desvalorização na educação básica. Jornal de Políticas Educacionais. V. 13, n. 39. Novembro de 2019.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Orgs.) Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31-42.
SOUZA, J.B.R. de; BRASIL, M.A. de J. S.; NAKADAKI, V.E.P. Desvalorização
docente no contexto brasileiro: entre políticas e dilemas sociais. Ensaios Pedagógicos (Sorocaba), vol.1, n.2, mai./ago. 2017, p.59-65
SPOLIDORIO, Janaína. Por que o professor é desvalorizado? Centro do Professor Paulista, São Paulo, 30 jul. 2018. Disponível em < https://www.cpp.org.br/informacao/ponto-vista/item/12764-por-que-o-professor-e- desvalorizado> Acessado em 20 abr. 21
VAZ, Bárbara Regina Gonçalves. O processo de trabalho docente no contexto das políticas públicas educacionais para formação docente em educação a distância: precarização. Anais | VI Encontro Humanístico Multidisciplinar – EHM e V Congresso Latino Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares – CLAEHM. Novembro, 2020, Online.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.