EVASÃO ESCOLAR EM TEMPOS PANDÊMICOS
UM ESTUDO SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO MUNICÍPIO DE SANT’ANA DO LIVRAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.55470/relaec.37380Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial, Ensino Médio, Evasão Escolar, Contexto PandêmicoResumo
Com o mundo em um cenário anormal e delicado que a pandemia do Covid-19 nos trouxe, a população deparou-se com a necessidade de substituir e adaptar uma forma de continuar realizando suas tarefas diárias, já que foi afetado todos os aspectos na vida de uma pessoa. Assim, a educação também se reinventou visando prosseguir com o processo de ensino para seus alunos da melhor maneira possível. No entanto, é sabido que muitos estudantes ficaram à deriva nessa nova metodologia de ensino pressionando-os a transformar ensino em cumprir uma determinação federal. O presente estudo tem como objetivo analisar a perspectiva dos professores do Ensino Médio de três escolas da rede pública estadual do município de Sant’Ana do Livramento-RS, considerando o desafio de uma educação através de uma tela sobre o ensino adquirido pelos alunos e sua contribuição para a evasão escolar e sua herança para a educação brasileira.
Downloads
Referências
CHARCZUK, Simone. Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Edição 4. Porto Alegre: Educação e Realidade. 2020.
CARRANO, Paulo; MARINHO, Andreia e OLIVEIRA, Viviane. Trajetórias truncadas, trabalho e futuro: jovens fora de série na escola pública de ensino médio. Edição especial. São Paulo: Educação e Pesquisa, 2015.
LOPES, Carina Deolinda da Silva. OS DESAFIOS IMPOSTOS AOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PELO CENÁRIO PANDÊMICO DE 2020: MUDANÇAS DE PARADIGMAS. XXI Encontro Nacional de Educação (ENACED), Universidade Regional de Ijuí UNIJUÍ, p. 14, 2020.
MARCASSA, Luciana e CONDE, Soraya. Juventude, trabalho e escola em territórios de precariedade social. Edição 38. Santa Catarina: Anped, 2017.
MARASCA, Aline. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância.
MONTEIRO, Roger T. et al. A evasão escolar do Regime de atividades não presenciais: uma análise qualitativa de uma escola estadual do município de Poços de Caldas. Educação em Foco, Instituto Federal Sul de Minas Gerais, p. 7, 2021.
NERI, Marcelo. e OSORIO, Manuel Camillo. EVASÃO ESCOLAR E JORNADA REMOTA NA PANDEMIA. Revista NECAT, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, p. 54, 2021.
POSSA, Anderson Aorivan, et al. Iniciativas Comportamentais Para Redução Da Evasão Escolar Dos Jovens De 15 A 29 Anos Em Tempos De Pandemia. BOLETIM ECONOMIA EMPÍRICA, Universidade em Brasília IDP, p. 134, 2020.
SILVA FILHO, Raimundo e ARAÚJO, Ronaldo. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Edição 1. Porto Alegre: Educação por escrito, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.