OS CONTRIBUTOS DA OBRA DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU PARA A HISTÓRIA DA PEDAGOGIA
UMA ANÁLISE HERMENÊUTICO-FILOSÓFICA
Palavras-chave:
Rousseau, Pedagogia, Estado de Natureza, Formação Humana, EmílioResumo
O artigo apresenta a vasta contribuição de Rousseau para a História da Pedagogia e tem como objetivo demonstrar a relevância do pensamento rousseauniano para o desenvolvimento da História da Pedagogia, bem como sua importância para a História da Filosofia e da humanidade. Assim, podemos trazer como problema de pesquisa a seguinte questão norteadora, que dará margem para as problematizações que almejamos investigar: na esteira dos grandes ícones do pensamento pedagógico, qual é a relevância das ideias de Jean-Jacques Rousseau para a História da Pedagogia? Para realizar esta pesquisa, pensa-se utilizar a pesquisa bibliográfica e qualitativa como metodologia central, tendo como instrumentais os métodos teórico, hermenêutico e filosófico, partindo da leitura dos escritos rousseaunianos, relacionando-os com a História da Pedagogia e objetivando perceber, através da interpretação dos dados coletados, elementos que demonstrem o quão relevante a obra de Rousseau se apresenta no contexto da História da Pedagogia. Ao fim se entenderá que não há uma educação uniforme, esta muda com o tempo e ocorre de sociedade em sociedade. Entende-se que a contribuição do pensamento rousseauniano para a História da pedagogia é inestimável.
Downloads
Referências
AZOR, R.; OLIVEIRA, N. A. A atualidade do sentido da desigualdade no pensamento de Rousseau. In: Revista Razão & Fé. Pelotas, Vol. 21, n. 1, p. 24, Dez. 2019.
CAMBI, F. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.
CASSIRER, E. A filosofia do iluminismo. Campinas: Editora da UNICAMP, 1992.
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
DENT, N. J. H. Dicionário Rousseau. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
DERATHÉ, R. J. J. Rousseau e a ciência política de seu tempo. São Paulo: Barcarolla, 2009.
DU BORD, C-H. La Philosophie tout simplement. Paris: Eyrolles, 2007.
GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 2008.
GAMBOA, S. S. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2007.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HERMANN, N. Hermenêutica e Educação. Coleção [o que você precisa saber sobre...]. Rio de Janeiro: DP& A, 2002.
LAKATOS, E. M; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1983.
OLIVEIRA, N. A. Rousseau e Rawls: contrato em duas vias. Porto Alegre: EDIPUC, 2000.
PISSARRA, M. C. P. Rousseau: a política como exercício pedagógico. São Paulo: Moderna, 2002.
ROUSSEAU, J-J. Carta a Christophe de Beaumont e outros escritos sobre a religião e a moral. São Paulo: Estação Liberdade, 2005.
ROUSSEAU, J-J. Confissões. Bauru: EDIPRO, 2008.
ROUSSEAU, J-J. O Contrato Social. Porto Alegre: L&PM, 2012.
ROUSSEAU, J-J. Emílio ou Da Educação. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
SALINAS FORTES, L. R. O bom selvagem. São Paulo: FTD, 1989.
STRECK, D. R. Rousseau e a Educação. Belo Horizonte: Autêntico, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.