OS CONTRIBUTOS DA OBRA DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU PARA A HISTÓRIA DA PEDAGOGIA

UMA ANÁLISE HERMENÊUTICO-FILOSÓFICA

Autores

  • Robenson Azor Universidade Federal de Pelotas
  • Letícia Maria Passos Corrêa Universidade Federal de Pelotas
  • Neiva Afonso Oliveira Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Rousseau, Pedagogia, Estado de Natureza, Formação Humana, Emílio

Resumo

O artigo apresenta a vasta contribuição de Rousseau para a História da Pedagogia e tem como objetivo demonstrar a relevância do pensamento rousseauniano para o desenvolvimento da História da Pedagogia, bem como sua importância para a História da Filosofia e da humanidade. Assim, podemos trazer como problema de pesquisa a seguinte questão norteadora, que dará margem para as problematizações que almejamos investigar: na esteira dos grandes ícones do pensamento pedagógico, qual é a relevância das ideias de Jean-Jacques Rousseau para a História da Pedagogia? Para realizar esta pesquisa, pensa-se utilizar a pesquisa bibliográfica e qualitativa como metodologia central, tendo como instrumentais os métodos teórico, hermenêutico e filosófico, partindo da leitura dos escritos rousseaunianos, relacionando-os com a História da Pedagogia e objetivando perceber, através da interpretação dos dados coletados, elementos que demonstrem o quão relevante a obra de Rousseau se apresenta no contexto da História da Pedagogia. Ao fim se entenderá que não há uma educação uniforme, esta muda com o tempo e ocorre de sociedade em sociedade. Entende-se que a contribuição do pensamento rousseauniano para a História da pedagogia é inestimável.

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Biografia do Autor

Robenson Azor, Universidade Federal de Pelotas

Pós-Graduado em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Famart (2019). Mestrando em Educação na Universidade Federal de Pelotas/RS e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).  Estudante e colaborador do grupo de pesquisa FEPráxiS (Filosofia, Educação e Práxis Social) da Universidade Federal de Pelotas.

Letícia Maria Passos Corrêa, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2017). Realiza Estágio Pós-Doutoral em Educação. É professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Pesquisadora do grupo de pesquisa FEPráxiS (Filosofia Educação e Práxis Social), da mesma Universidade.

Neiva Afonso Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em 2004. Atualmente, é professora associada do Programa de Pós-Graduação em Educação, credenciada na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação, da Universidade Federal de Pelotas. É fundadora, líder e pesquisadora do grupo de pesquisa FEPráxiS (Filosofia, Educação e Práxis Social) da Universidade Federal de Pelotas

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Publicado

03-03-2022