AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO NA RESSOCIALIZAÇÃO DO PRESO NO SISTEMA PRISIONAL GAÚCHO

Autores

  • Tatiana dos Santos Siqueira Universidade Federal do Pampa
  • Bárbara Regina Gonçalves Vaz Universidade Federal do Pampa
  • Rafael Silveira da Mota Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Prisão, Educação, Ressocialização, Sistema Prisional

Resumo

Este artigo busca analisar a educação escolar no sistema prisional do Rio Grande do Sul com base em estudos feitos em documentos já publicados, seus objetivos e a visão dos indivíduos em privação de liberdade. Pensar educação nesse ambiente significa repensar as contribuições que a educação envolve, expressando a pessoa aprisionada de conhecimentos, valores e competências. Muitos são os entendimentos sobre o assunto, a violência vem crescendo de maneira acelerada e por consequência as penitências estão lotadas. Entretanto o que acontece é que as pessoas desejam o encarceramento desses indivíduos, mas esquecem que esse aprisionado depois do cumprimento da pena, ele estará de volta à sociedade. Nota-se que, não há nenhum interesse pela maior parte dos cidadãos com a ressocialização dos presos, busca-se no estudo deste artigo demonstrar a possibilidade de mudança de comportamento daquele ser humano que aceitou a educação durante o período na penitenciária. Alguns questionamentos surgiram durante essa pesquisa: Qual a importância da educação no momento da saída do egresso do sistema prisional? A organização interna da prisão oferece condições necessárias para que essa educação aconteça? O que espera do aprisionado durante essa aprendizagem? Para fundamentar esse debate discute-se a educação prisional como uma modalidade oferecida para Jovens e Adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROSO, Luís Roberto. Curso de Direito Constitucional Contemporâneo - Os Conceitos Fundamentais e a Construção do Novo Modelo - edição 2006. eLivros. Disponível em: http://noosfero.ucsal.br/articles/0013/0765/barroso-luis-roberto-direito-constitucional-.pdf.pdf. Acesso em: Outubro de 2021.

BRASIL, Lei de Execução Penal nº 7.210 de 1984.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L7210.htm Acesso em 20 de maio de 2021.

BRASIL, Lei Nº 9.394, 20 dez. 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

FOUCAULT, Michael. Vigiar e Punir: História de Violência nas Prisões. Petrópolis : Vozes, 2014.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Trad. De Roberto Machado. Rio de Janeiro. 1979. https://www.cnj.jus.br/ Acesso em 11 de outubro de 2021.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo. Cortez. 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1997.

JULIÃO, Elionaldo F. Uma visão Sócio Educativa da educação como Programa de Reinserção Social na Política de Execução Penal. Disponível em http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/file/vertentes/vertentes35/elionaldo.pdf Acesso em 22 de maio de 2021.

MOURA, Danieli Veleda. A crise do Sistema Carcerário Brasileiro e sua consequência na ressocialização do apenado. Rio Grande do Sul, 2012.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano (org.) Educação Escolar entre as Grades. São Carlos: Edufscar, 2007.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Estrutura do Projeto de Pesquisa. In: PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/291348/mod_resource/content/3/2.1-E-book-Metodologia-do-Trabalho-Cientifico-2.pdf Acesso em 15 de maio de 2021.

SALDANHA, Jânia Maria. Lopes Novas geometrias e novos sentidos: Internacionalização do Direito e internacionalização do diálogo dos sistemas de justiça. In: STRECK, Lenio Luiz, ROCHA, Leonel Severo, ENGELMANN, Wilson (Orgs.). Constituição, sistemas sociais e hermenêutica: anuário do programa de Pós-Graduação em Direito da UNISINOS: mestrado e doutorado. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2013.

SOUZA, João Marcel Araújo de. Ressaltando a origem da prisão, Vigiar e Punir. Artigo, 2006.

NERI, Marcelo. e OSORIO, Manuel Camillo. EVASÃO ESCOLAR E JORNADA REMOTA NA PANDEMIA. Revista NECAT, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, p. 54, 2021.

POSSA, Anderson Aorivan, et al. Iniciativas Comportamentais Para Redução Da Evasão Escolar Dos Jovens De 15 A 29 Anos Em Tempos De Pandemia. BOLETIM ECONOMIA EMPÍRICA, Universidade em Brasília IDP, p. 134, 2020.

SILVA FILHO, Raimundo e ARAÚJO, Ronaldo. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Edição 1. Porto Alegre: Educação por escrito, 2017.

Downloads

Publicado

30-03-2022