O QUE DIZEM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL E RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS (2015-2019)?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.38476

Palavras-chave:

Estado da arte, Relações Raciais, Educação Infantil, Artigos Científicos

Resumo

O presente texto, objetiva apresentar o que dizem os artigos científicos relacionados com a temática da Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Infantil no período 2015 a 2019 no Brasil. Esta pesquisa é de cunho qualitativo (LAKATOS, 2008), sendo os dados empíricos, obtidos por meio das compilações dos materiais no portal Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sendo neste, obtidos vinte artigos qualificados. Como metodologia de pesquisa, realizou o Estado da Arte em Ferreira (2002) e Análise de Conteúdo em Bardin (2016). Dentre os resultados da investigação, evidenciou-se que há uma concentração do gênero feminino e pesquisadoras e posteriormente de ambos os gêneros, como autoras/es das publicações, além disso, a avaliação qualis variam de acordo com a objetividade e a inserção do campo, assim como, identificou-se que há uma necessidade de investimento nos processos formativos docente que cuidam e educam nas instituições de Educação Infantil e que é basilar a valorização das questões raciais nesta etapa de ensino. Conclui-se que esta pesquisa impulsionam o debate sobre a temática da Diversidade na educação brasileira, assim como os objetos de estudos em artigos científicos, consubstanciaram para o aprofundamento de diálogos e debates sobre a temática no âmbito da educação.

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Biografia do Autor

Waldemar Borges de Oliveira Júnior, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará (UFPA/2015), Especialização em Relações Étnico-raciais para o Ensino Fundamental (UFPA/2016) e Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC/IEMCI/UFPA/2018). Atualmente é Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/IEMCI/UFPA). É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Núcleo GERA-NEAB/UFPA). É membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) . Atua como professor colaborador da Faculdade de Ciências Naturais (UFPA/Campus Universitário Tocantins-Cametá). Foi Coordenador Local do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UFPA/Campus Tocantins-Cametá). Têm experiência na área de Educação com ênfase nos seguintes temas: Formação de Professores; Processo de Ensino e Aprendizagem e Relações Étnico-Raciais.

Wagner Nobre de Miranda, Instituto Federal do Pará

Licenciado em Pedagogia (UNIP) e Estudante de Especilialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais (IFPA).

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Publicado

28-12-2022