A ATIVIDADE DE TRABALHO NO PROGRAMA RIO CRIANÇA GLOBAL

NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE DOCENTES DE INGLÊS

Autores

  • Dilermando Moraes Costa UERJ/CTUR/UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.39070

Palavras-chave:

Atividade de trabalho, Narrativas autobiográficas, Ensino de inglês

Resumo

Este trabalho apresenta como tema o estudo das narrativas autobiográficas de professoras de inglês do Programa Rio Criança Global (PRCG). O objetivo do trabalho é analisar a relação das histórias de vida com a atividade de trabalho das docentes. Nesta pesquisa narrativa, o corpus foi construído por meio da produção de narrativas autobiográficas. Apoiamo-nos na linguagem em sua concepção dialógica (BAKHTIN, 2003); na atividade de trabalho a partir da abordagem ergológica (SCHWARTZ, 2000; 2010; 2011); e nas narrativas autobiográficas como (re)construção das experiências humanas (ABRAHÃO, 2009). Construímos um roteiro semiestruturado para as entrevistas (DAHER, 1998) e as analisamos conforme a técnica de tematização (FONTOURA, 2011). Na análise, consideramos a dialética entre os saberes constituídos e os investidos (TRINQUET, 2010). A identificação das participantes com a língua inglesa as impulsionou à graduação, mesmo sem a pretensão de serem docentes. Isso indica que a atividade docente é atravessada pela relação construída com o idioma. Observamos, também, que os problemas sociais afetam diretamente a atividade de trabalho, convocando as participantes à busca por estratégias que garantissem o ensino formal e, ao mesmo tempo, respondessem às demandas sociais emergentes.

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Biografia do Autor

Dilermando Moraes Costa, UERJ/CTUR/UFRRJ

"Sobre o nada eu tenho profundidades" (Manoel de Barros). Atualmente, é pesquisador em estágio de pós-doutoramento na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob a supervisão da professora doutora Angela Baalbaki. Doutor em Humanidades, Culturas e Artes (2017), Mestre em Letras e Ciências Humanas (2014) e graduado em Letras português/inglês (2006), em história (2020) e em teologia (2021). Estudou também na Illinois State University com bolsa da CAPES/Fulbright (2014). Foi professor da graduação e da extensão do Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR) e, atualmente, é docente efetivo do ensino básico, técnico e tecnológico do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR/UFRRJ), onde, além de lecionar língua inglesa, orienta trabalhos de pesquisa (iniciação científica e projetos de apoio) e a monitoria de língua inglesa. Atuou como coordenador do curso de extensão "Inglês para a indústria hoteleira", em 2021, e como coordenador de estágios dos cursos técnicos entre 2018 e 2021. Possui cursos de aperfeiçoamento na África do Sul, na Nova Zelândia, na Austrália, na Inglaterra, nos Estados Unidos e no Canadá. Foi aluno do curso de ensino criativo de Inglês na Hilderstone College (Broadstairs/Inglaterra), e foi bolsista no curso de aperfeiçoamento em Ensino de Inglês com novas tecnologias pela Homerton College (Cambridge/Inglaterra - bolsa concedida pela parceria entre o autor Raymond Murphy e a Cambridge University Press). Como docente, tem experiência no ensino de inglês e, como pesquisador, interessa-se pelos seguintes temas: linguística, teorias do discurso, ergologia e linguagem, teologia indecente/queer e sexualidade, ensino religioso e narrativas autobiográficas. 

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Publicado

05-12-2022

Edição

Seção

II Simpósio Latino-Americano de Ergologia