DESAFIOS PARA A GESTÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE TUTORIA PARA ENSINO MÉDIO

CONTRIBUIÇÕES PARA OS PROCESSOS DECISÓRIOS

Autores

  • Erika Dias Cordeiro Hosken Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Admardo Bonifácio Gomes Júnior Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.39071

Palavras-chave:

Tutoria acadêmica, Ergologia, Gestão, Instituição de Ensino, Atividade

Resumo

Este artigo teve como objetivo principal conhecer parte do patrimônio de saberes acadêmicos produzidos sobre programas de tutoria acadêmica e os desafios da atividade de tutor, investigando como os estudos existentes podem cooperar com a elaboração de um programa de tutoria em instituições de ensino médio. Para cumprir esse propósito, foi realizada uma revisão bibliográfica qualitativa, através da análise de estudos científicos selecionados na base de dados Scielo e na BDTD. Os dados coletados foram categorizados buscando responder aos questionamentos levantados nesse estudo. Os achados da pesquisa permitiram aprofundar os conhecimentos sobre tutoria, uma vez que possibilitou uma discussão a partir tanto de um olhar ergológico para a atividade do tutor, quanto a partir da pedagogia freiriana. Como principal contribuição, há a pretensão que as discussões sirvam como orientação para a elaboração de políticas institucionais, orientando as tomadas de decisão de gestores educacionais que pretendam implementar programas de tutoria.

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Biografia do Autor

Erika Dias Cordeiro Hosken, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestre em Administração pelo CEFET-MG. Atua como Administradora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG - Campus Ibirité, como Chefe do Setor de Assuntos Institucionais, além de dar suporte ao setor de Gestão de Pessoas. Utiliza técnicas e ferramentas de Coaching junto a alunos e outros servidores, buscando desenvolvimento de carreira e vida pessoal, ministra palestras e treinamentos. É uma das fundadoras do primeiro grupo de estudos do IFMG - Campus Ibirité: "Carolinas: grupo de estudos mulheres e interseccionalidades". Tem interesse nas áreas de pesquisa de Desenvolvimento Humano e Profissional, Gênero e Diversidade, Relações de Trabalho, Subjetividade, Gestão de Pessoas, estudo de Perfis Comportamentais, Interfaces entre Administração e Psicologia, Inteligência Emocional e suas interações com os Ambientes Organizacionais. Especialista em Educação Ambiental pela UFOP (2008) e em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela UFMG (2007). Graduada em Administração (2011) e também em Turismo (2005) pela UFOP. Técnica em Turismo e Lazer pelo CEFET-MG (2001). Recentemente (2018-2019), fez formação em Coaching pela metodologia do Coaching Integral Sistêmico, desenvolvida pela FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico). Também fez formação em Análise de Perfis Comportamentais, pela metodologia CIS Assessment e pelo Solides Profiler (softwares de RH e Gestão Comportamental), buscando ampliar conhecimentos sobre comportamento humano.

Admardo Bonifácio Gomes Júnior, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutor em Educação pela UFMG e em Filosofia pela Aix-Marseille Université (2013), Graduado em Psicologia (1993), Pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas (2002) e mestre em Psicologia Social (2004), todos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-doutorado na FaE/UFMG na linha de pesquisa Política, Trabalho e Formação Humana (2016). Professor do PPGET/PPGA/DCSA/CEFET-MG. Foi co-editor da Revue Ergologia. Trabalha principalmente com Psicanálise e Ergologia.

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Publicado

14-12-2022

Edição

Seção

II Simpósio Latino-Americano de Ergologia