DESAFIOS PARA A GESTÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE TUTORIA PARA ENSINO MÉDIO
CONTRIBUIÇÕES PARA OS PROCESSOS DECISÓRIOS
DOI:
https://doi.org/10.55470/relaec.39071Palavras-chave:
Tutoria acadêmica, Ergologia, Gestão, Instituição de Ensino, AtividadeResumo
Este artigo teve como objetivo principal conhecer parte do patrimônio de saberes acadêmicos produzidos sobre programas de tutoria acadêmica e os desafios da atividade de tutor, investigando como os estudos existentes podem cooperar com a elaboração de um programa de tutoria em instituições de ensino médio. Para cumprir esse propósito, foi realizada uma revisão bibliográfica qualitativa, através da análise de estudos científicos selecionados na base de dados Scielo e na BDTD. Os dados coletados foram categorizados buscando responder aos questionamentos levantados nesse estudo. Os achados da pesquisa permitiram aprofundar os conhecimentos sobre tutoria, uma vez que possibilitou uma discussão a partir tanto de um olhar ergológico para a atividade do tutor, quanto a partir da pedagogia freiriana. Como principal contribuição, há a pretensão que as discussões sirvam como orientação para a elaboração de políticas institucionais, orientando as tomadas de decisão de gestores educacionais que pretendam implementar programas de tutoria.
Downloads
Referências
AZEVEDO FIDELIS, G. T. A tutoria na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais: de um sonho necessário à construção. Rev Med Minas Gerais, 24(4), 525-534, 2014.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), Brasil, 1996.
BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES – Acervo de Teses e Dissertações Brasileiras. Disponível em: <https://bdtd.ibict.br/vufind/> Acesso em: 07 jul. 2020.
CENSO ESCOLAR 2018. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Dados estatísticos sobre o cenário da educação brasileira.
CERBINO, V. D. A. Estudo e contribuição para a redução da retenção escolar de alunos da educação profissional técnica de nível médio em uma instituição da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica [Dissertação de Mestrado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Ouro Branco], 2020.
CRUZ FLORES, G. D. L., CHEHAYBAR Y KURY, E., ABREU, L. F. Tutoría en educación superior: una revisión analítica de la literatura. Revista de la educación superior, 40(157), 189-209, 2011.
DESSEN, M. A., POLONIA, A. D. C. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia (Ribeirão Preto), 17(36), 21-32, 2007.
FIRER, A. K. Projeto de tutoria escolar: escuta e acolhimento [Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas]. Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 62ª ed. Editora Paz e Terra, 1996.
GEIB, L. T. C., KRAHL, M., POLETTO, D. S., SILVA, C. B. A tutoria acadêmica no contexto histórico da educação. Revista Brasileira de Enfermagem, 217-220, 2007.
GONÇALVES, J. R. Como escrever um Artigo de Revisão de Literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, 2(5), 29-55, 2019.
GONZÁLEZ-PALACIOS, A.; AVELINO-RUBIO, I. Tutoría: Una revisión conceptual. Revista de Educación y desarrollo, 38, 57-68, 2016.
JIMÉNEZ VASQUEZ, M. S. La tutoría en la escuela secundaria: la visión de sus actores em escuelas técnicas de Tlaxcala. Ediciones Díaz de Santos, 2013.
LÓRIGA ÁLVAREZ, R., PIÑERO LAO, M. E., PADILLA CONCEPCIÓN, A., RANGEL DÍAZ, D.; AGUIAR APONTE, Y. El tutor como amigo y guía del educando. Revista de Ciencias Médicas de Pinar del Río, 11(2), 2-12, 2007.
LÜSCHER, A. Z., DORE, R. Política educacional no Brasil: educação técnica e abandono escolar. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 8(1), 2011.
MENDES, M. S. Da inclusão à evasão escolar: o papel da motivação no ensino médio. Estudos de Psicologia (Campinas), 30(2), 261-265, 2013.
MIGUEL, R. R., RIJO, D., LIMA, L. N. Fatores de risco para o insucesso escolar: a relevância das variáveis psicológicas e comportamentais do aluno. Revista Portuguesa de Pedagogia, 127-143, 2012.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Universidade Aberta do Brasil. História da UAB. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/uab > Acesso em: 07 jan. 2020.
PRETI, O., OLIVEIRA, G., MS, O. O estado da arte sobre “tutoria”: modelos e teorias em construção. Programa CAERENAD-Téléuniversité du Québec, Canadá, 2003.
QEdu – Portal de Dados Estatísticos do Ensino no Brasil. Conheça a proporção dos alunos com reprovação ou abandono em 2018 segundo indicadores do INEP, 2018.
Ribeiro, E. J., Oliveira, C., Pereira, C., Felgosa, D., Nunes, V. A tutoria em contexto de ensino não superior: proposta de acompanhamento socioeducativo em equipa multidisciplinar. Millenium, (38), 161-171, 2010.
SAUPE, R., GEIB, L. T. C. Programas tutoriais para os cursos de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 10(5), 721-726, 2002.
SCHWARTZ, Y. Trabalho e uso de si. Pro-posições, 11(2), 34-50, 2000.
SCHWARTZ, Y. Trabalho e gestão: níveis, critérios, instâncias. Labirintos do trabalho: interrogações e olhares sobre o trabalho vivo, 23-33, 2004.
SCHWARTZ, Y. Produzir saberes entre aderência e desaderência. Educação Unisinos, 13(3), 264-273, 2009.
SCHWARTZ, Y., DURRIVE, L. Trabalho e ergologia: conversas sobre a atividade humana. Niterói: EdUFF, 2010.
SCHWARTZ, Y., DURRIVE, L. L’Activité en Dialogues: entretiens sur l’activté humanine (II) Octares, Toulouse, 268 p. Sociologie du travail, 2009.
SEMIÃO, F. Tutoria: uma forma flexível de ensino e aprendizagem [Tese de Doutorado, Universidade dos Açores]. Repositório da Universidade dos Açores, 2009.
SILVA FILHO, R. B., LIMA ARAÚJO, R. M. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação por escrito, 8(1), 35-48, 2017.
SIMON, H. A., DANTZIG, G. B., HOGARTH, R., PLOTT, C. R., RAIFFA, H., SCHELLING, T. C., ... WINTER, S. Decision making and problem solving. Interfaces, 17(5), 11-31, 1987.
SIMON, H. A. Comportamento administrativo: estudo dos processos decisórios nas organizações administrativas. Fundação Getúlio Vargas, 1965. 311 p. 1965.
TITTON, M. B. P. (2010). Egressos do ensino fundamental por ciclos e sua inserção no ensino médio: experiências em diálogo [Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Repositorio del Ministerio de Educación, Perú, 2010.
TORRES, B. S. Tutoria: uma prática educativa contra o fracasso escolar. Anais do X Encontro de Pesquisadores do Programa Educação: Currículo 2011. PUC-SP, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.