INTEGRAÇÃO DE SABERES INVESTIDOS E DESINVESTIDOS NAS ATIVIDADES DOS PROFESSORES (AS) DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Egídio Martins Universidade Federal do Pará
  • Valdileia Carvalho da Silva Instituto Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.39098

Palavras-chave:

Saberes investidos, Saberes desinvestidos, Formação de professores

Resumo

Objetivamos analisar a formação dos professores e professoras da Educação Básica, a partir dos saberes investidos e desinvestidos nas atividades de trabalho, ao mesmo tempo, contrapondo as concepções de trabalho do modo de produção vigente. Pautamos no materialismo histórico-dialético, por possibilitar as análises num processo de integração e contradição do objeto pesquisado, a partir da realidade vivenciada. Apoiamos na abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, por permitir analisar o objeto pesquisado de forma contextualizada, integrando os saberes investidos e desinvestidos na formação de professores e professoras. Utilizamos as entrevistas semiestruturas, garantindo aos sujeitos espontaneidade, sem interferência do pesquisador. O tratamento dos dados seguiu as Análises de Conteúdo, uma proposta que considera a linguagem como instrumento rico em conteúdo articulado com a realidade dos pesquisados. A formação dos professores e professoras da Educação Básica, não restringe somente aos espaços acadêmicos, no curso da pedagogia que os professores e professoras aqui pesquisados cursaram, mas num processo inter-relacionados em diversos espaços sociais vivenciados pelos sujeitos, nessas experiências os profissionais da educação produzem saberes investidos e desinvestidos que integram a construção da sua formação num processo histórico e dialético, ao mesmo tempo, tornando-se instrumento de contraposição ás ideologias do capital.         

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Biografia do Autor

Egídio Martins, Universidade Federal do Pará

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2005), Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e orientação escolar, pela Faculdade Internacional de Curitiba. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (2011). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (2017). Professor Adjunto III da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação ( GEPTE). Diretor da Faculdade de Educação da UFPA/Cametá. Coordenador do Projeto Trabalho e Educação: práxis educativa e saberes dos jovens estudantes a partir do programa Ensino Médio Inovador (PROEMI) em uma escola pública de Cametá. Docente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/ICED/UFPA) e do programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC - CAMPUS CAMETÁ/UFPA). Na área Trabalho e Educação atua com os seguintes temas: o trabalho como principio educativo, formação humana, juventude e ensino médio, saberes sociais, práxis política, educativa e produtiva nos espaços formais e não-formais e Movimentos sociais.

Valdileia Carvalho da Silva, Instituto Federal do Pará

Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Colaboradora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Abaetetuba.

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Publicado

14-12-2022

Edição

Seção

II Simpósio Latino-Americano de Ergologia