INTEGRAÇÃO DE SABERES INVESTIDOS E DESINVESTIDOS NAS ATIVIDADES DOS PROFESSORES (AS) DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.55470/relaec.39098Palavras-chave:
Saberes investidos, Saberes desinvestidos, Formação de professoresResumo
Objetivamos analisar a formação dos professores e professoras da Educação Básica, a partir dos saberes investidos e desinvestidos nas atividades de trabalho, ao mesmo tempo, contrapondo as concepções de trabalho do modo de produção vigente. Pautamos no materialismo histórico-dialético, por possibilitar as análises num processo de integração e contradição do objeto pesquisado, a partir da realidade vivenciada. Apoiamos na abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, por permitir analisar o objeto pesquisado de forma contextualizada, integrando os saberes investidos e desinvestidos na formação de professores e professoras. Utilizamos as entrevistas semiestruturas, garantindo aos sujeitos espontaneidade, sem interferência do pesquisador. O tratamento dos dados seguiu as Análises de Conteúdo, uma proposta que considera a linguagem como instrumento rico em conteúdo articulado com a realidade dos pesquisados. A formação dos professores e professoras da Educação Básica, não restringe somente aos espaços acadêmicos, no curso da pedagogia que os professores e professoras aqui pesquisados cursaram, mas num processo inter-relacionados em diversos espaços sociais vivenciados pelos sujeitos, nessas experiências os profissionais da educação produzem saberes investidos e desinvestidos que integram a construção da sua formação num processo histórico e dialético, ao mesmo tempo, tornando-se instrumento de contraposição ás ideologias do capital.
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