O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS SOBRE A PERSPECTIVA DO DIALÓGICO E ERGOLÓGICO

Autores

  • Mariangela Betineli de Oliveira Viana Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maria Ieda Almeida Muniz Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.39107

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Usos de si. Atividades docentes, Dialogismo, Ergologia

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo sobre o trabalho do professor no que diz respeito a utilização de metodologias ativas mediadas com recursos pedagógicos das tecnologias digitais, no contexto escolar. Tendo como pressupostos teóricos a perspectiva dialógica do discurso e a abordagem ergológica do trabalho, visando analisar características das dramáticas de uso de si na atividade de professores. Nessa perspectiva, pretende-se orientar os professores em que práticas, ideias inovadoras que podem ser implementadas e aplicadas pelo professor na utilização das metodologias ativas, como pode o professor vencer as dificuldades para a efetiva utilização dos meios e também dos recursos necessários para o desenvolvimento das aplicações educacionais.

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Biografia do Autor

Mariangela Betineli de Oliveira Viana, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1998). Atualmente é Coordenadora e Professora do Curso de Formação de Docentes no Col. Est. José Armim Matte . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação

Maria Ieda Almeida Muniz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui Pós-doutorado em Educação - Conhecimento e inclusão social - pela Universidade Federal de Minas Gerais sob a orientação da professora pós-doutora Daisy Moreira Cunha. Possui Doutorado pela PUC/SP no programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem sob a orientação da professora Pós-doutora Maria Cecícila Pérez Souza-e-Silva. Cursou doutorado sanduíche em Paris no Conservatoire National des Arts et Métier no laboratório da Clinique de l'Activité Sob a orientação do PHD Yves Clot. Possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). É pesquisadora da associação de Pós-Graduação em Linguistica (ANPOLL), participando do GT ;Linguagem, Trabalho e ética. Integra o grupo de pesquisadores do Instituto de Ergologia coordenado pelo PHD Yves Schwartz.É professora associada da UTFPR-PB no curso de Letras-Dalet Trabalha no PPGL - Pato Branco.Possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada e Estudos das Práticas de Linguagem em Situação de Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: sentido, linguagem, trabalho, pré-discurso, análise do discurso em situação de trabalho,discurso jurídico, aprendizagem e ensino. Desenvolve pesquisa com os métodos de instrução ao sósia e autoconfrontação simples e cruzada.

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Publicado

14-12-2022

Edição

Seção

II Simpósio Latino-Americano de Ergologia