O AGIR COMPETENTE DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NA TRANSPOSIÇÃO DE CONTEXTOS ESTÁVEIS
REFLEXÕES ERGOLÓGICAS SOBRE A EXPERIÊNCIA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.55470/relaec.39142Palavras-chave:
Ergologia, Trabalho, Trabalho docente, Alfabetização, PandemiaResumo
No ano de 2020 com a pandemia do COVID-19, impôs-se novas rotinas e formas de contato social, o que interferiu também no mundo do trabalho, e especialmente no trabalho docente por exigir dos professores condições inéditas de atuação. Nesse contexto, os professores alfabetizadores foram convocados a pensar novas formas de organizar o trabalho pedagógico em alfabetização. Essa análise, situada no eixo temático Educação, Vida e Trabalho trata-se de um estudo exploratório para melhor compreender elementos da experiência de uma professora da rede pública de ensino durante tal contexto, bem como refletir sobre como essa nova demanda de ensino gerou o uso de novos instrumentos, meios e novas ferramentas de trabalho em alfabetização. Isso revelou a complexidade posta à docência e evidenciou a articulação de dimensões individuais e coletivas dessa atividade. Mobiliza-se aqui o referencial teórico da Ergologia para melhor compreender saberes e valores postos em atividade e o modo singular com o qual uma alfabetizadora fez a gestão do cruzamento do ambiente escolar com o ambiente doméstico, criando condições de ensino e aprendizagem diferenciadas, modificando modos de ensinar e aprender, até então consolidados em alfabetização.
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