OS SUJEITOS DA EJA E O TRABALHO:
QUAL A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA?
DOI:
https://doi.org/10.55470/relaec.39149Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos., Trabalho., Educação., Saberes do trabalho.Resumo
O objetivo deste trabalho tem como premissa refletir sobre a mediação entre o trabalho e a educação no âmbito dos processos pedagógicos dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Compreende-se que é preciso considerar o sujeito da EJA, em sua maioria, como um aluno-trabalhador e, assim, vislumbrar aspectos do processo de mediação pedagógica que alcancem esta realidade, levando-os em consideração como sujeitos históricos. Este estudo justifica-se pela necessidade pedagógica das especificidades dos educandos da EJA. Esta é uma pesquisa bibliográfica e para fundamentar as análises e reflexões têm-se como base autores como: Paulo Freire, Yves Schwartz, François Vatin, Gaudêncio Frigotto, Wanderson Alves, Maria Margarida Machado, dentre outros, que entram no debate com suas contribuições relativas à educação, vida e trabalho. Para tal reflexão, se faz presente a abordagem dos alunos trabalhadores e dos professores desenvolvida a partir do conceito da atividade, numa perspectiva ergológica. Acredita-se que este estudo traz reflexões relevantes, que podem possibilitar a ampliação de olhares para estudos futuros com o propósito de compreender melhor os desafios encontrados no desenvolvimento das políticas públicas voltadas para a EJA, ao considerar o trabalho em seu sentido mais amplo.
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