ESTRATÉGIAS DE SAÚDE NO TRABALHO NA ESFERA ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

UMA CONSTRUÇÃO ATRAVÉS DAS CLÍNICAS DO TRABALHO

Autores

  • Cláudia de Negreiros Magnus Hospital Psiquiátrico São Pedro
  • Kleber A Silva Rocha Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
  • Admardo Bonifácio Gomes Júnior Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Fernanda Tarabal Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rafaela Luiza Telöken Hospital Psiquiátrico São Pedro

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.39155

Palavras-chave:

Servidores Estaduais., Proser, Clínicas do Trabalho, estratégias de Saúde no Trabalho

Resumo

Esta pesquisa é realizada por um coletivo de servidores envolvidos com o planejamento e execução do Programa de Saúde do Servidor do Estado do RS - Proser. O programa, constituído de forma transversal, tem a especificidade de analisar a organização do trabalho pelo viés da esfera pública, enfatizando a prevenção e o coletivo. Uma dessas práticas é a realização de pesquisas, como o presente estudo, que tem por objetivo construir estratégias de saúde no trabalho frente ao impacto das mudanças sócio-político-econômicas produzidas na subjetividade dos servidores, através das Clínicas do Trabalho. Este estudo é um recorte, pelo viés da ergologia, de uma pesquisa maior, em que será direcionado às secretarias da Saúde, da Educação e da Segurança, e possui sua orientação metodológica ligada às Clínicas do Trabalho, descritas pela Psicodinâmica do Trabalho, Psicossociologia, Clínica da Atividade e Ergologia, através de encontros individuais e coletivos. O estudo está previsto para ser realizado em dois anos. Tais entendimentos teórico-metodológicos possibilitarão a compreensão e a transformação do trabalho, por meio da construção coletiva de Estratégias de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia de Negreiros Magnus, Hospital Psiquiátrico São Pedro

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUC-RS 1993); cursou quatro anos de Bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Dad UFRGS). Realizou especialização em Administração de Recursos Humanos (PUC - 1997) e em Supervisão de Treinamento Empresarial (PUC - 1999). Fez MBA em Marketing (ESPM - 2000) e em Gestão de Pessoas (ESPM - 2003). Pela UFRGS, cursou Mestrado em Psicologia Social e Institucional, cuja dissertação abordou a saúde dos trabalhadores de saúde mental de hospital psiquiátrico público (2009). Em 2015 concluiu Doutorado nesta mesma universidade cujo tema foram indicativos de saúde no trabalho dos magistrados do trabalho. Participou durante dez anos do grupo de pesquisa do Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho coordenado pelo orientador professor Dr. Álvaro Roberto Crespo Merlo. Em 2012 realizou estágio doutoral na Université Catholique de Louvain (Bélgica) sob orientação do professor Dr. Thomás Perilleux cuja ênfase foram as Clínicas do Trabalho, através de Programa de Cooperação Internacional sendo a Capes a instituição de fomento (Edital DRI/CGCI nº026/2008). Nesta vivência também houve aproximação com professores do Conservatoire National des Arts e Métiers (CNAM) em Paris, dentre eles a professora Dominique Lhuilier e os professores Éric Hamraoui e Yves Clot. É servidora da Secretaria Estadual de Saúde (SES-RS) desde 2001. Atualmente coordena a Saúde do Servidor do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), além de coordenar linha de estudo voltada à Saúde dos servidores junto ao Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) utilizando as metodologias das Clínicas do Trabalho. Desde 2011 atua na criação e no desenvolvimento do Programa voltado à saúde do Servidor Estadual ,Proser, representando o Núcleo dos Hospitais do Estado/HPSP; é membro da Comissão Interna para elaboração do Plano de Enfrentamento à Violência nas relações de trabalho na SES; e ainda atua na coordenação executiva do programa representando o Núcleo SES/HPSP com coletivo constituído por representantes de diversas secretarias de estado. É professora convidada da Escola de Saúde Pública do Estado (ESP) em curso de Especialização em Saúde Pública. Participa do Comitê de Ética na Pesquisa em Saúde, da Escola de Saúde Pública, SES-RS, desde Junho de 2021.

Admardo Bonifácio Gomes Júnior, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutor em Educação pela UFMG e em Filosofia pela Aix-Marseille Université (2013), Graduado em Psicologia (1993), Pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas (2002) e mestre em Psicologia Social (2004), todos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-doutorado na FaE/UFMG na linha de pesquisa Política, Trabalho e Formação Humana (2016). Professor do PPGET/PPGA/DCSA/CEFET-MG. Foi co-editor da Revue Ergologia. Trabalha principalmente com Psicanálise e Ergologia.

Fernanda Tarabal Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta na Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente no Programa de Pós-Graduação em Administração do CEFET-MG (stricto sensu). Pós-doutorado em Administração pela PUC-Rio, com período de formação e pesquisa junto ao CNAM- Paris (Conservatoire National des Arts et Métiers). Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa de Estudos Organizacionais e Sociedade, com realização de doutorado-sanduíche na Unité Transversale de Recherches : Psychogénèse et psychopathologie, psychologie, psychanalyse, anthropologie - UTRPP, da Université Paris 13 - França. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, na área de concentração de Organização e Recursos Humanos, com realização de mestrado-sanduíche no SOCIUS (Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações) do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa - Portugal. Graduada em Psicologia também pela Universidade Federal de Minas Gerais, com título de psicólogo, licenciatura e bacharelado. Meus temas de estudo voltam-se para as perspectivas teórico e metodológicas das Clínicas do Trabalho; Pesquisa em história de vida; Psicanálise e análise social/política; Feminismos. Membra da COMPA - Coletiva de Mulheres Pesquisadoras em Administração.

Rafaela Luiza Telöken, Hospital Psiquiátrico São Pedro

5° Semestre - Psicologia, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Estagiária de psicologia na Saúde do Servidor no Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) - extracurricular (iniciado em fev/2022, com duração mínima de 06 meses e máxima de 02 anos) Estagiária de psicologia na casa de passagem, extensão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, a Casa de Apoio Madre Ana - curricular 2 (2022/1) 1° Ano - 2020 (1° e 2° semestre) - Voluntária do Projeto de Extensão da universidade (Girassol), com temática de prevenção ao suicídio. * Escrita de um capítulo do Livro "Covid-19, extensão universitária da ufcspa: mídias sociais e covid-19" - Membro da Liga de Psiquiatria e Saúde Mental da UFRGS/UFCSPA (Lipsam) - Membro da Liga de Cuidados Paliativos da UFCSPA (Lipa) - Representante de turma, vinculada aos grupos de trabalho referentes às questões estudantis da universidade. 2° Ano - 2021 (3° e 4° semestre) - Voluntária do Projeto Girassol * Coordenação e Palestrante em eventos do projeto, e representante do grupo no congresso ufcspa - Membro diretor da pesquisa da Lipsam * Coordenação de eventos - Membro diretor de eventos e secretária da Lipa * Coordenação de eventos - Membro voluntário do grupo de pesquisa sobre toc (REDTOC) * Coordenação do Simpósio Internação de Toc - Representante de turma 1° Estágio Obrigatório na Casa de Passagem Madre Ana. 3° Ano - 2022 (5° semestre) - Bolsista 22/2 do Projeto de Extensão Girassol - Membro diretor de extensão da Lipsam.

Referências

BENDASSOLLI, Pedro F.; SOBOLL, Lis Andrea P. (orgs). Clínicas do Trabalho:

novas perspectivas para a compreensão do trabalho na atualidade. São Paulo:

Atlas, 2011.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE, Resolução n. 346, de 13 de janeiro

de 2005.

CLOT, Yves. A função psicológica do trabalho. Petrópolis: Vozes, 2006.

CLOT, Yves. Trabalho e poder de agir. Belo Horizonte: FabreFactum, 2010.

DEJOURS, Christophe. A Loucura do Trabalho: estudos de psicopatologia do

trabalho. São Paulo: Cortez, 1987.

DEJOURS, Christophe (Org.). Psicodinâmica do Trabalho – contribuições da Escola

Dejouriana à Análise da Relação Prazer, Sofrimento e Trabalho. São Paulo: Atlas,

DEJOURS, Christophe. Conferências Brasileiras: Identidade, Reconhecimento e Transgressão no Trabalho. São Paulo: Fundap: 1999.

DEJOURS, Christophe. Addendum: da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. In: Lancman, S., Sznelwar, L. I. (Orgs.). Christophe Dejours: da psicopatologia à Psicodinâmica do Trabalho. Brasília: Paralelo 15, 2008.

DEJOURS, Christophe. Travail vivant 2: travail et émancipation. Paris:Payot, 2009.

DUBET, François. A sociologia da experiência. Lisboa, Instituto Piaget, 1996.

FACAS, Emílio Peres. Protocolo de Avaliação dos Riscos Psicossociais no

Trabalho. Tese (Doutorado), Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

FERRAROTI, Franco. Histoire et Histoires de Vie. Paris: Méridiens Klincksieck.

GAULEJAC, Vicent. Histórias de Vida e escolhas teóricas. In Les Cachiers du

Laboratoire de Changement Social. v. 1, Université de Paris 7, 1996.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1990.

LHUILIER, Dominique. Clínicas do Trabalho: Nova Revista de Psicossociologia,

v.1, p.179-193, 2006.

MAGNUS, Cláudia de Negreiros. Sob o peso dos grilhões: um estudo sobre a

Psicodinâmica do Trabalho em um hospital psiquiátrico público. Dissertação

(Mestrado). Instituto de Psicologia Social e Institucional, Universidade Federal do Rio

Grande do Sul –Ufrgs, Porto Alegre, 2009.

MENDES, Ana Magnólia. Os novos paradigmas de organização do trabalho:

implicações para saúde mental do trabalhador. Revista Brasileira de Saúde

Ocupacional, 1995.

MENDES, Ana Magnólia; ARAUJO, Luciane Kozicz Reis. Clínica em Psicodinâmica do Trabalho: o sujeito em ação. Curitiba: Juruá, 2012.

NEVES, José Gonçalves das; CAETANO, Antônio; FERREIRA, José Maria carvalho.

Manual de Psicossociologia das Organizações. Escolar Editora, 2011.

RIO GRANDE DO SUL. Coletânea de decretos do Proser publicados no Diário

Oficial do Estado do RS. Decretos: 48.898 de 06 de março de 2012; 49.623 de 25

de setembro de 2012; 50.381 de 07 de junho de 2013; Portaria da SES/RS 494 de

de outubro de 2013; e, Decreto 53.453, de 09 de março de 2017.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria Estadual da Fazenda. Dados fornecidos pela

Secretaria Estadual da Fazenda/Perícia Médica do Estado/PROSER – 2013,

, 2018.

SCHWARTZ, Yves. Qual sujeito para qual experiência? Revista Tempus Actas de

Saúde Coletiva - O Trabalho em Saúde, Brasília, v. 5, n. 1, p. 55-67, 2011.

Disponível em: Disponível em: <http://www.tempusactas.unb.br/index.php/

tempus/article/view/916>. Acesso em: 20 de fevereiro 2020.

Downloads

Publicado

09-12-2022

Edição

Seção

II Simpósio Latino-Americano de Ergologia