A ERGOLOGIA COMO ABORDAGEM E MÉTODO PARA A PESQUISA SOBRE O TRABALHO UBERIZADO

Autores

  • Janair Machado de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.39157

Palavras-chave:

Atividade, Ergologia, Dispositivo dinâmico de três pólos, Trabalho Uberizado, Instrução ao sósia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar as potencialidades e os limites do método ergológico para compreender e analisar os saberes da experiência do trabalho uberizado, à distância da atividade. Para isso, será colocado em debate os pressupostos metodológicos da ergologia (TRINQUET, 2012)e as estratégias metodológicas de uma pesquisa de doutorado em curso, que pretende investigar quais e como são produzidos os saberes da experiência de trabalho de motoristas adultos maduros de empresa-aplicativo, em atividade uberizada. A discussão teve como foco a análise da estratégia do Dispositivo Dinâmico de Três Polos (DD3P) (TRINQUET, 2012)e da técnica de instrução ao sósia (DE SOUZA, 2017; ODDONE; RE, 2017b). Foram identificados limites para aplicação do DD3P na produção de dados, relativos à dinâmica e ao formato de dispersão da atividade dos motoristas de aplicativo. Entretanto, a técnica de instrução ao sósia, aliada à técnica da entrevista mostrou potencial de acessar à experiência dos trabalhadores por meio da palavra.

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Biografia do Autor

Janair Machado de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação/UFRGS. Mestre em Educação/UFRGS. Pós-Graduada em Gestão de Empresarial pela ESPM (2010). Licenciada em Ciências Sociais pela UFRGS (2006). Desenvolve estudos na área de Educação, sobre a relação entre trabalho, educação e envelhecimento. Atualmente investiga a produção de saberes do trabalho uberizado pelos motoristas de aplicativos, que estão em fase de transição para a aposentadoria, num contexto de trabalho marcado por condições precárias. Atuou como membro discente na Comissão de Pesquisa da Faculdade de Educação da UFRGS - COMPESQ-EDU, de 2019 à 2020. Atualmente é membro da Representção discente na Comissão de Pós-graduação do programa de Educação/UFRGS

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Publicado

16-12-2022

Edição

Seção

II Simpósio Latino-Americano de Ergologia