A INTERFACE LINGUAGEM/TRABALHO, INTEGRAÇÃO E FORMAÇÃO DE TRABALHADORES(AS): AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO [SOME]

Autores

  • Gleno dos Santos Batista Universidade Federal do Pará
  • Doriedson do Socorro Rodrigues Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.39199

Palavras-chave:

Linguagem, Trabalho, Sistema de Organização Modular de Ensino, Integração, Prática Pedagógica

Resumo

Neste trabalho, apresentamos resultado de investigação, numa perspectiva dialética, sobre as relações entre a interface Linguagem/Trabalho e Formação de trabalhadores no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), a partir da integração saberes linguageiros do ofício de trabalhadores e trabalhadoras de comunidades ribeirinhas junto a processos formativos, especificamente no que se refere às práticas pedagógicas desenvolvidas no Ensino Médio Modular. Utilizou-se como método da pesquisa o materialismo histórico-dialético. Quanto à metodologia, ela é de natureza qualitativa, tendo sido utilizado estudo bibliográfico, tomando a Ergologia como norte analítico sobre atividades de trabalho; e entrevista semiestruturada, tratada na perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados apontam o SOME com seu papel de democratização de ensino, possibilitando, nas contradições do modo de produção capitalista, a jovens de comunidades e povos tradicionais o acesso ao Ensino Médio. Esse ensino apresenta, em suas práticas pedagógicas, esporadicamente, processos de integração e, ao mesmo tempo, revela os desafios do Ensino Médio Modular em realizar, pelos pressupostos e anseios de uma educação integrada, a unidade saberes-conhecimentos no contexto da Educação do Campo.

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Biografia do Autor

Gleno dos Santos Batista, Universidade Federal do Pará

Graduado em Letras - habilitação Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pós-graduando em Docência com ênfase na Educação Básica pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Mestrando em Educação e Cultura pela Universidade Federal do Pará (PPGEDUC/UFPA). Concluiu o Ensino Médio (2º grau) pelo Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) - EEEM Osvaldina Muniz. Atou como docente no Programa Mais Educação na EMEF Profº Jacinto Garcia (2013 - 2015). Atuou como Estagiário nas turmas do 6º ano A e B da escola São João Batista (2017). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE), onde atuou nos Projetos de Pesquisa "Saberes Sociais, experimentações pedagógicas e as metamorfoses do mundo do trabalho: os processos formativos de Ensino Médio no município de Cametá - Nordeste do Estado do Pará ? entre o SOME (Sistema Modular de Ensino) e não-SOME" (2018); "Perspectivas de Inovação na Educação Básica: o contexto do Ensino Médio no Município de Cametá-Pará - entre saberes e conhecimentos" (2019 - 2020); "A Integração Saberes Sociais e Processos Formativos de trabalhadores e trabalhadoras na Amazônia Paraense no interior de experiências de produção-formação e escolarização" (2020 - 2021) e atua no Projeto de Pesquisa em vigor "Saberes Sociais, Integração e as Metamorfoses do Mundo do Trabalho: os processos formativos de Ensino Médio no município de Cametá - Nordeste do Pará - o contexto de práticas formativas do SOME (Sistema Modular de Ensino)" (2021) coordenados pelo Profº. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues. Desenvolveu Pesquisa como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), PIVIC - VOLUNTÁRIO 2019, orientado(a) pelo(a) Prof.(a) Dr.(a) Doriedson do Socorro Rodrigues, vinculado(a) ao plano de trabalho "Inovações no Ensino Médio: integração de saberes das práticas linguageiras dos discentes com os conhecimentos das práticas pedagógicas no Sistema Modular de Ensino SOME" e ainda desenvolveu pesquisa como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), PIVIC - VOLUNTÁRIO 2020, orientado(a) pelo(a) Prof.(a) Dr.(a) Doriedson do Socorro Rodrigues, vinculado(a) ao plano de trabalho "Linguagem, Trabalho e Escolarização: Integração - Saberes Linguageiros de trabalhadores (as) de Comunidades Ribeirinhas e Processos Formativos no Ensino Médio Modular Some", suas pesquisas são desenvolvidas nas seguintes linhas de Pesquisa: Educação do Campo na Amazônia Paraense; Linguagem e Educação; Linguagem Trabalho e Escolarização; Perspectiva de Inovação em Educação; Políticas Públicas e Sociedades e Saberes sociais - saberes linguageiros e processos formativos de trabalhadores. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Língua Portuguesa.

Doriedson do Socorro Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação (UFPA, 2012). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará (2005). Especialista em Língua Falada e Ensino do Português (2001)- PUCMG. Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (1992) e em Letras - Hab Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (1999). Professor Associado I da Universidade Federal do Pará. Ex-Coordenador do Campus Universitário do Tocantins/Cametá (2013-2021). Ex-Vice-Coordenador do Campus Universitário do Tocantins/Cametá - UFPA (2006-2013). Ex-Coordenador da área de Língua Portuguesa PARFOR da UFPA (2012-2015). Ex-Vice-Coordenador do GT 09 - Trabalho e Educação da ANPED-Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Biênio 2019-2021). Coordenador do GT 09 - Trabalho e Educação da ANPED-Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (2021-2023 (ATUAL)). Ex-Diretor da Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (DIQUALE) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da UFPA (2021-2022). Diretor do Centro de Processos Seletivos - CEPS - da UFPA (2022 [...] - Atual). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na articulação entre Variação, Letramento, Educação, Movimentos Sociais e Política Linguística. Pesquisador na área de Trabalho, Educação e Movimentos Sociais, discutindo formação/qualificação dos trabalhadores, tanto em contextos informais como enquanto políticas públicas, bem como o trabalho como princípio educativo, saberes sociais, integração e organização política dos trabalhadores no interior de atividades produtivas/culturais classistas na/da Amazônia. Pesquisa ainda: Juventude, formação e qualificação na escola básica; trabalho e formação de trabalhadores na educação básica; saberes sociais e escolarização de trabalhadores da escola básica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/UFPA) e do GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA REGIÃO AMAZÔNICA (GPHELRA/UFPA). Coordenador do Projeto de Pesquisa SABERES DO TRABALHO DA PESCA E IDENTIDADE DE JUVENTUDE DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ ? NORDESTE DO ESTADO PARÁ, com financiamento pelo CNPQ - 2013-2016. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC - CAMPUS CAMETÁ/UFPA), do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/ICED/UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - PGEDA ? Doutorado em Rede - Polo Belém/UFPA. Organizador de livros, como "Filosofia da Práxis e Didática da Educação Profissional", "A Pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais", dentre outros. Organizador da Revista TrabalhoNecessário, v. 16, n. 31 (2018): Trabalho e educação em comunidades tradicionais. Bolsista Produtividade do CNPq.

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Publicado

14-12-2022

Edição

Seção

II Simpósio Latino-Americano de Ergologia