A INTERFACE LINGUAGEM/TRABALHO, INTEGRAÇÃO E FORMAÇÃO DE TRABALHADORES(AS): AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO [SOME]
DOI:
https://doi.org/10.55470/relaec.39199Palavras-chave:
Linguagem, Trabalho, Sistema de Organização Modular de Ensino, Integração, Prática PedagógicaResumo
Neste trabalho, apresentamos resultado de investigação, numa perspectiva dialética, sobre as relações entre a interface Linguagem/Trabalho e Formação de trabalhadores no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), a partir da integração saberes linguageiros do ofício de trabalhadores e trabalhadoras de comunidades ribeirinhas junto a processos formativos, especificamente no que se refere às práticas pedagógicas desenvolvidas no Ensino Médio Modular. Utilizou-se como método da pesquisa o materialismo histórico-dialético. Quanto à metodologia, ela é de natureza qualitativa, tendo sido utilizado estudo bibliográfico, tomando a Ergologia como norte analítico sobre atividades de trabalho; e entrevista semiestruturada, tratada na perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados apontam o SOME com seu papel de democratização de ensino, possibilitando, nas contradições do modo de produção capitalista, a jovens de comunidades e povos tradicionais o acesso ao Ensino Médio. Esse ensino apresenta, em suas práticas pedagógicas, esporadicamente, processos de integração e, ao mesmo tempo, revela os desafios do Ensino Médio Modular em realizar, pelos pressupostos e anseios de uma educação integrada, a unidade saberes-conhecimentos no contexto da Educação do Campo.
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