PROGRAMAS LABORAIS E EDUCACIONAIS EM UNIDADES PENITENCIÁRIAS
ANÁLISE A PARTIR DE DADOS DO DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.55470/relaec.39362Palavras-chave:
Laborterapia, Educação, Reincidência, Sistema penitenciárioResumo
O presente estudo tem como objetivo mapear e levantar a evolução do número de pessoas privadas de liberdade em programa de trabalho e estudo entre os anos de 2017 e 2021. Para o desenvolvimento do estudo, foram analisados dados do Departamento Penitenciário Nacional. Entre os principais resultados citam-se o aumento de programas laborais e educacionais no sistema prisional em 66,67% dos estados a partir de 2020.
Downloads
Referências
BARATTA, A. Ressocialização ou Controle Social: Uma abordagem crítica da “reintegração social” do sentenciado. Journal of Chemical Information and Modeling, v. 53, n. 9, p. 1689–1699, 2019.
CRAIDY, C. A educação no sistema penitenciário, e sua importância na ressocialização. p. 25, 2014.
IPEA. Reincidência criminal no Brasil. Ipea, p. 155, 2015.
CARVALHO, K. R. S. DOS A. DE et al. A EDUCAÇÃO EM PRISÕES FRENTE À RESSOCIALIZAÇÃO E A REINSERÇÃO SOCIAL. Revista Humanidades e Inovação, p. 10, 2018.
CÁSSIA, R. DE; ZANIN, J. E. PENITENCIÁRIAS PRIVATIZADAS: educação e ressocialização. p. 39–48, 2006.
COSTA, L. F. DA; ITAPEMA NETO, F.; BONINI, L. M. DE M. Políticas públicas educacionais: construindo a cidadania nas prisões. Revista ORG & DEMO, v. 21, n. 1, 2020.
NOBRE, B. P. R.; PEIXOTO, A. F. ANÁLISE DA “RESSOCIALIZAÇÃO” PENAL BRASILEIRA. Revista Transgressões, v. 2, n. 1, 2014.
VARIA. Secção II. Revista Jurídica Portucalense, p. 256–282, 2017.
VIANA, N. Juventude e identidade. Estudos, v. 36, n. 1/2, p. 145–154, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.