IMPACTO DA PANDEMIA DO CORONAVIRUS NA ROTINA DE PROFESSORES

Autores

  • Fabiano Mota Campos Faculdade São Leopoldo Mandic
  • Flávia Martão Flório Faculdade São Leopoldo Mandic
  • Sandemberg França do Amaral Faculdade São Leopoldo Mandic
  • Flávio Loback Silva Faculdade São Leopoldo Mandic
  • Luciane Zanin Souza Faculdade São Leopoldo Mandic
  • Arlete Maria Gomes Oliveira Faculdade São Leopoldo Mandic

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.39532

Palavras-chave:

Impactos, Pandemia, Professores, Tecnologia da Informação

Resumo

Avaliou-se a percepção de professores do ensino público e privado sobre os impactos e desafios enfrentados com as mudanças causadas na rotina da educação com a pandemia do coronavírus. Estudo transversal, 209 participantes. Disponibilizado um questionário semiestruturado com 29 questões no Google Forms. Sexo feminino 66%, média de idade 47,4 anos, 71,2% com mais de 10 anos de magistério, 51,2% não usavam ferramenta digital com os alunos antes da pandemia, 73,7% tiveram aumento da carga horária, 87,6% tiveram dificuldade de manter os alunos participativos e 88% referem baixa aprendizagem dos alunos no ensino remoto. Na comparação entre escolas observou-se associação significativa com aumento na carga horária dos docentes da rede pública, com ensino exclusivamente remoto, trabalhando por mais de 9 meses nesta modalidade, maior dificuldade de infraestrutura e acesso à internet (p<0,05). A maioria dos docentes estão emocionalmente abalados tendo alteração de sono, sendo o maior impacto para a rede pública (p<0,05). Enviar atividades escritas, oferecer suporte tecnológico para superarem impactos da educação remota na aprendizagem e formação discente e criar espaço físico seguro na unidade de ensino, são estratégias relevantes para minimizar impactos e problemas advindos do momento pandêmico. Independente do vínculo a maioria referiu melhora nas atividades docentes pós pandemia.

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Publicado

05-12-2022