IMPACTO DA PANDEMIA DO CORONAVIRUS NA ROTINA DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.55470/relaec.39532Palavras-chave:
Impactos, Pandemia, Professores, Tecnologia da InformaçãoResumo
Avaliou-se a percepção de professores do ensino público e privado sobre os impactos e desafios enfrentados com as mudanças causadas na rotina da educação com a pandemia do coronavírus. Estudo transversal, 209 participantes. Disponibilizado um questionário semiestruturado com 29 questões no Google Forms. Sexo feminino 66%, média de idade 47,4 anos, 71,2% com mais de 10 anos de magistério, 51,2% não usavam ferramenta digital com os alunos antes da pandemia, 73,7% tiveram aumento da carga horária, 87,6% tiveram dificuldade de manter os alunos participativos e 88% referem baixa aprendizagem dos alunos no ensino remoto. Na comparação entre escolas observou-se associação significativa com aumento na carga horária dos docentes da rede pública, com ensino exclusivamente remoto, trabalhando por mais de 9 meses nesta modalidade, maior dificuldade de infraestrutura e acesso à internet (p<0,05). A maioria dos docentes estão emocionalmente abalados tendo alteração de sono, sendo o maior impacto para a rede pública (p<0,05). Enviar atividades escritas, oferecer suporte tecnológico para superarem impactos da educação remota na aprendizagem e formação discente e criar espaço físico seguro na unidade de ensino, são estratégias relevantes para minimizar impactos e problemas advindos do momento pandêmico. Independente do vínculo a maioria referiu melhora nas atividades docentes pós pandemia.
Downloads
Referências
AGUIAR, F. R. M. Pandemia da covid-19 e demandas de atuação docente. Revista Diálogos Acadêmicos, v. 9, n. 1, 2020.
ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Educação, v. 8, n. 3, p. 348–365, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365. Acesso em: 16 set. 2022.
ARAÚJO, C. V.; ARAÚJO, C. V.; LIMA, G. A. C. Ensino remoto na Educação Pública de Nazarezinho – PB: desafios docentes. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5., 2020, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: SBC, 2020. p. 31- 39.
ARRUDA, E. P. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de covid-19. Em Rede – Revista de Educação a distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MANTENEDORAS DE ENSINO SUPERIOR – ABMES. Decreto nº 40.520, de 14 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus, e dá outras providências. Diário Oficial do Distrito Federal, Brasília, DF, Seção 1, n. 29-B, p. 1, mar. 2020. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Decreto-40520-2020-03-15.pdf. Acesso em: 15 jul. 2022.
BACICH, L. Ensino híbrido: muito mais do que unir aulas presenciais e remotas. Inovação na educação. Inovação na educação, jun. 2020. Disponível em: https://lilianbacich.com/2020/06/06/ensino-hibrido-muito-mais-do-que-unir-aulas-presenciais-e-remotas/. Acesso em: 20 set. 2022.
BARRETO, A. C. F.; ROCHA, D. S. Covid-19 e educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar, v. 2, p. 01-11, 10 maio 2020.
BRAGA, R. Apresentação. In: FAUSTO, C.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus (COVID-19): sobre a doença. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 15 jul. 2022.
CALDAS, C. M. P.; SILVA, J. P. Acesso aos recursos tecnológicos por professores na pandemia da COVID-19: uma revisão integrativa de literatura. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, v. 25, n. 3, p. 56-72, 2021. Disponível em: http://pec.ispgaya.pt/edicoes/2021/PEC2021N3/mobile/ index.html. Acesso em: 10 nov. 2022.
CALGAROTO, M. E. O. Impacto da pandemia na sobrecarga das professoras do município de alegrete no ambiente doméstico. In: CONGREGA MIC JÚNIOR, 2021. Anais [...]. [S.l.: s.n.], 2021. p. 5. ISBN 978-65-86471-05-2.
CAMILLA, C .V. S. G. et al. Online education and impacts on the education system during the COVID-19 pandemic. Research, Society and development, v. 10, n. 16, p. e101101623667, 2021. doi: 10.33448/rsd-v10i16.23667. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/23667. Acesso em: 18 abr. 2022.
CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. 8 motivos para não substituir a educação presencial pela educação a distância (EaD) durante a pandemia: informações são retiradas dos Guias COVID-19: Educação e Proteção da Criança e do Adolescente. 2020. Disponível em: https://campanha.org.br/noticias/2020/03/26/8-motivos-para-nao-usar-educacao-distancia-ead-como-alternativa-para-substituir-educacao-presencial/?fbclid= IwAR1eSfo1V_T--kEmQYGOG5hEfEoIt1Mavy8368FHsq BqxBSa-idbsW_nsVs. Acesso em: 15 set. 2022.
CHAN, J. F. W. et al. A familial cluster of pneumonia associated with the 2019 novel coronavirus indicating person-to-person transmission: a study of a family cluster. The Lancet, v. 395, n. 10223, p. 514-523, 2020.
CORDEIRO, K. M. de A. O impacto da pandemia na educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino. 2020. 15 f. Artigo (Graduação) –Faculdade IDAAM, Amazonas, 2020. Disponível em: http://repositorio.idaam. edu.br/jspui/bitstream/prefix/1157/1/O%20IMPACTO%20DA%20PANDEMIA%20NA%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20A%20UTILIZA%c3%87%c3%83O%20DA%20TECNOLOGIA%20COMO%20FERRAMENTA%20DE%20ENSINO.pdf. Acesso em: 05 set. 2021.
CORRÊA, N. G. et al. Impactos e desafios no acesso à educação em um município do Amapá, na pandemia de SARS-CoV-2. Revista Acervo Educacional (online), v. 4, p. e10442-e10442, 2022.
DANJOU, P. E. Ensino a distância de tutoriais de química orgânica durante a Pandemia COVID-19: foco no uso de vídeos e mídias sociais. Revista de Educação Química, v. 97, n. 9, p. 3168-3171, 2020. DOI: 10.1021/acs.jchemed.0c00485.
EVANOFF, B. A. et al. Work-related and personal factors associated with mental well-being during the COVID-19 response: survey of health care and other workers. Journal of medical Internet research, v. 22, n. 8, p. e21366, 2020.
FARAGE, E. J.; COSTA, A. J. S. da; SILVA, L. B. da. A educação superior em tempos de pandemia: a agudização do projeto do capital através do ensino remoto emergencial. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 13, n. 1, p. 226–257, 2021.
FAUSTINO, L. S. S.; SILVA, T. R. F. S. Educadores frente à pandemia: Dilemas e intervenções alternativas para coordenadores e docentes. Revista Boletim de Conjuntura, Boa Vista, ano 2, v. 3, n. 7, 2020.
FERREIRA, S. F.; SANTOS, A. G. M. Dificuldades e desafios durante o ensino remoto na pandemia: um estudo com professores do município de Queimadas – PB. Revista Científica Semana Acadêmica, v. 9, n. 207, 2021.
FUNDAÇÃO ABRINQ. Cenário da Infância e Adolescência no Brasil. São Paulo: [s. n.], 2019. Disponível em: https://www.fadc.org.br/sites/default/files/ 2019-05/cenario-brasil-2019.pdf. Acesso em: 18 set. 2022.
GEMELLI, C. E.; CERDEIRA, L. Covid-19: impactos e desafios para a educação superior brasileira e portuguesa. In: GUIMARÃES, L. V. M.; CARRETEIRO, T. C.; NASCIUTTI, J. R. Janelas da pandemia. Belo Horizonte: Ed. Instituto DH, 2020. p. 115-124.
GRANDISOLI, E.; JACOBI, P. R.; MARCHINI, S. Pesquisa: educação, docência e a COVID-19. [São Paulo]: Instituto de Estudos Avançados da USP, 2020. Disponível em: http://www.iea.usp.br/pesquisa/projetos-institucionais/usp- cidades-globais/pesquisa-educacao-docencia-e-a-covid-19. Acesso em: 5 set. 2022.
GROSSI, M. G. R.; MINODA, D. de S.; FONSECA, R. G. P. Impacto da pandemia do COVID-19 na educação: reflexos na vida das famílias. Revista Teoria e prática da Educação, v. 23, n. 3, p. 150-170, set./dez., 2020. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/53672/751375151438. Acesso em: 11 set. 2022.
KIRCHNER, E. A. Vivenciando os desafios da educação em tempos de pandemia. In: PALÚ, J.; SCHÜTZ, J. A.; MAYER, L. (orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.
LIMA, M. R. L. As consequências da pandemia (covid-19) na rede municipal de ensino: impactos e desafios. 2020. 90 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia na modalidade a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, Lucena, 2020.
LIZANA, P. A. et al. Impact of the COVID-19 Pandemic on Teacher Quality of Life: A Longitudinal Study from before and during the Health Crisis. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n. 7, p. 3764, 2021.
MACHADO, S. B.; PESSOA, R. R. A importância do uso do computador no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da 3ª etapa da educação de jovens e adultos da escola estadual Joanira Del Castillo. Revista Exitus, v. 9, n. 1, p. 232-257, 2019.
MELO, I. V. de. As consequências da pandemia (COVID-19) na rede municipal de ensino: impactos e desafios. 2020. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialista em Docência no Ensino Superior) – Câmpus Avançado Ipameri, Instituto Federal Goiano, Ipameri, 2020.
MIGUEL, C. et al. Impact of covid-19 on medicine lecturers’ mental health and emergency remote teaching challenges. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n. 13, p. 6792, 2021.
NHANTUMBO, T. L. Capacidade de resposta das instituições educacionais no processo de ensino-aprendizagem face à pandemia de Covid-19: impasses e desafios. Educamazônia-Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. 25, n. 2, p. 556-571, 2020.
OLIVEIRA, S. S.; SILVA, O. S. F.; SILVA, M. J. O. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. Interfaces Científicas, v. 10, n. 1, p. 25-40, 2020.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). Situação da educação no Brasil (por região/estado). [S.l.: s.n.], 2021. Disponível em: https://pt.unesco.org/ fieldoffice/brasilia/covid-19-education-Brasil. Acesso em: 23 out. 2022.
PALUDO, E. F. Os desafios da docência em tempos de pandemia. Em Tese, v. 17, n. 2, p. 44-53, 2020.
PAN, A. et al. Association of public health interventions with the epidemiology of the COVID-19 outbreak in Wuhan, China. Jama, v. 323, n. 19, p. 1915-1923, 2020.
PERES, M. R. Novos desafios da gestão escolar e de sala de aula em tempos de pandemia. Revista de Administração Educacional, v. 11, n. 1, p. 20-31, 2020.
PWC. O abismo digital no Brasil: como a desigualdade de acesso à internet, a infraestrutura inadequada e a educação deficitária limitam nossas opções para o futuro. São Paulo: PwC, 2022. Disponível em: https://www.pwc.com.br/pt/estudos/preocupacoes-ceos/maistemas/2022/O_Abismo_Digital.pdf. Acesso em: 20 maio 2022.
R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. Vienna, Austria: R Foundation for Statistical Computing, 2020.
SANTOS JUNIOR, V. B. dos; MONTEIRO, J. C. da S. Educação e COVID-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar, v. 2, p. 01-15, maio 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8583. Acesso em: 20 set. 2022.
SARAIVA, K.; TRAVERSINI, C. S.; LOCKMANN, K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis educativa, Ponta Grossa, PR, v. 15, n. e2016289, p. 1-24, 2020.
SILVA, F. J. A. et al. As dificuldades encontradas pelos professores no ensino remoto durante a pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, p. e17511225709-e17511225709, 2022.
SILVA, J. M.; PASSOS, Á. L.; AQUINO, C. A. B. de. Ensino remoto emergencial e saúde mental de professores do ensino fundamental. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, v. 26, n. 1, p. 145-159, 2022.
SILVA, M. L. da. Os desafios enfrentados pela educação em tempos de pandemia. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 07, ed. 04, v. 02, p. 134-145, abr. 2022. ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/enfrentados-pela-educacao. Acesso em: 10 set. 2022.
THADEI, J. Mediação e educação na atualidade: um diálogo com formadores de professores. In: BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 91-105.
VAZ, G. A. S.; SANTOS, E. J.; PEREIRA, C. A. Educação Básica e COVID-19: desafios, estratégias e lições dos professores em tempos de distanciamento social. Research, Society and Development, v. 10, n. 15, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i15.22485. Acesso em: 20 set. 2022.
VALENTE, G. S. C. et al. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.815. Acesso em: 20 set. 2022.
ZAIDAN, J. M.; GALVÃO, A. C. “COVID-19 e os abutres do setor educacional: a superexploração da força de trabalho escancarada”. In: AUGUSTO, C. B.; SANTOS, R. D. (orgs.). Pandemias e pandemônio no Brasil. São Paulo: Instituto Defesa da Classe Trabalhadora, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.