PSICOLOGIA ESCOLAR E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

UMA VISÃO MULTIFATORIAL

Autores

  • Rita de Cássia Soares Duque Secretaria Estadual de Educação do Estado do Mato Grosso
  • Taynan Alécio da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Eliéte Zanelato Universidade Federal de Rondônia
  • Gladys Nogueira Cabral Universidade de Taubaté
  • Carlos Alberto Feitosa dos Santos Policia Militar do Estado do Ceará
  • Darlon Alves de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.39550

Palavras-chave:

Psicologia Escolar, Atuação e Prática do Psicólogo Escolar, Dificuldades de aprendizagem

Resumo

O presente artigo propõe-se discutir a atuação do Psicólogo Escolar, encontros e desencontros entre a Psicologia e a Escola, traçando um breve histórico sobre o surgimento da psicologia no Brasil, as atuações e demandas atribuídas ao Psicólogo Escolar, assim como suas intervenções nas dificuldades de aprendizagem. A pesquisa trata de uma revisão bibliográfica nas bases de dados da Scielo e Google acadêmico, além de livros e revistas referentes ao tema. Assim verificou-se, através das bibliografias estudadas, que o surgimento da Psicologia Escolar se deu por um modelo médico/clínico responsabilizando o aluno pelo seu fracasso escolar, o qual perdurou por muito tempo, na história da psicologia educacional. A atuação do psicólogo escolar é de extrema importância, visto que possui a responsabilidade de uma avaliação completa, envolvendo os aspectos sociais, culturais, econômicos e familiares na qual a criança está inserida.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Soares Duque, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Mato Grosso

Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso desde 2007, atuante como professora na Secretaria Estadual de Ensino do Estado do Mato Grosso, a partir de 2014, participou do programa: articulação de aprendizagens, para alunos do ensino fundamental, I e II, com defasagem de aprendizagem na alfabetização. Este programa desenvolvia, além da alfabetização, a autoestima e a quebra do preconceito interior, com alunos que se sentiam excluídos do contexto da sala de aula por não conseguir acompanhar o conteúdo ministrado pelo professor da sala aula. Com essa realidade vivenciada por esses alunos nos anos posteriores, aperfeiçoou-se em um projeto com a família, com os alunos com necessidades educacionais especiais e equipe gestora para diminuir a evasão na participação do programa na Sala de Recursos Multifuncionais nas escolas em que trabalhou da rede estadual. Desenvolvendo também formações para os professores regentes da escola sobre a educação inclusiva e seus desafios, o que é inclusão, o Decreto n. 5.296/04. Entre outros temas. Especialista na área da Educação Inclusiva com ênfase em TGD/ TEA e atualmente conclui Psicologia Escolar e Educacional em 2021. Atualmente professora efetiva na Sala de Recursos Multifuncionais na Rede Estadual de Ensino do Estado do Mato Grosso. Seu principal interesse de estudos é Educação Especial e Inclusiva, TIC (Tecnologia, informação e comunicação e Formação de Professores na Educação Inclusiva). Mestranda em Educação. Consequentemente, neste ano de 2022 dedica-se a escrever artigos para revistas e livros sobre a temática onde a inspira ? se todos os dias, ?educação especial e inclusiva associada as tecnologias?.

Taynan Alécio da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Surdo. Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná/Campus de Paranavaí (UNESPAR). Especialista em Neuropsicopedagogia e Psicanálise Clínica (FACULESTE). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (INSTITUTO EFICAZ). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). Atualmente é graduando em Letras/Libras pela Centro Universitário Unifatecie e pós-graduando em Educação Inclusiva pelo IFSULDEMINAS. Tem experiência na área de Educação Inclusiva e Neurociência.

Eliéte Zanelato, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Pedagoga pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora Adjunta da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)/Campus de Ariquemes, no Departamento Acadêmico de Ciências da Educação (DACED) desde 2010. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional/UNIR, desde 2022, linha de pesquisa "Práticas Pedagógicas, Inovações Curriculares e Tecnológicas". É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação no Enfoque Histórico-Cultural GEPEEHC/UNIR). Coordenadora da Especialização em Docência no Ensino Superior; Coordenadora de Projeto de Iniciação Científica no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), desde 2021; Professora Orientadora do Programa Residência Pedagógica desde 2022; Coordenadora do Projeto de Pesquisa "Práticas pedagógicas na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades"; Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Pedagogia. Foi Coordenadora do Subprojeto de Pedagogia do PIBID de 2012 a 2017, Chefe de Departamento de 2016 a 2017, Vice-chefe de Departamento de 2012 a 2016. Possui experiência no Ensino Superior, na Educação de Jovens e Adultos e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Atua principalmente nos seguintes temas: Interfaces entre psicologia e educação, os processos de ensino e aprendizagem e Enfoque Histórico-Cultural (EHC).

Gladys Nogueira Cabral, Universidade de Taubaté

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela MUST University (MUST). Graduanda em Letras em Espanhol pela Faculdade de Ciências Humanas (FCH). Possui Pós-graduação em Metodologia Híbrida de Ensino (FAISP). Possui Pós-graduação em Docência do Ensino Superior, Gestão e Tutoria EAD pela Faculdade Dynamus de Campinas (FADYC).Possui Licenciatura em Letras - Português e Inglês pelo Centro Universitário (ETEP). Possui Graduação em Administração pela Faculdade Santa Cecília (FASC). Possui Graduação em PSICOLOGIA pela Universidad Alas Peruanas (UAP/UFF) e Licenciatura em Psicologia pela Universidad Inca Garcilazo de la Vega (UIGV/UFF). Possui mais de seis anos de experiência nas áreas administrativas; mais de quatro anos nas diferentes áreas da Psicologia, clínica, social, organizacional e educativa; possui mais de cinco anos na área educativa, atuando como instrutora e professora de idiomas. Atuou como Supervisora Pedagógica de Educação à Distância para a Universidade de Taubaté e atua como Professora da Rede Particular de Ensino e como Consultora Educativa e de Negócios no Centro Cultural Latino-Americano P&B em Pindamonhangaba, SP.

Carlos Alberto Feitosa dos Santos, Policia Militar do Estado do Ceará

Mestrando em Psicologia Psicossomática no quarto semestre pela Universidade Ibirapuera - UNIB(2022). Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR(2015). Graduado em História e Geografia pela Universidade Vale do Acaraú - UVA(2005). Pós Graduado Lato Sensu em Educação e Recuperação de Dependentes Químicos pela Universidade Estadual do Ceará - UECE(2006). Pós graduado Lato Sensu em Políticas e Gestão em Segurança Pública pela Universidade Estácio de Sá(2011). Professor da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará - AESP desde 2007. Técnico em Segurança do Trabalho e Funcionário Público Estadual lotado na Policia Militar do Ceará. Experiência em docência, atendimento clínico com capacitação em Psicoterapia Breve (PB) e na área Organizacional e do Trabalho.

Darlon Alves de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Possui Graduação em Administração de Empresas, Bacharelado em Informática, Licenciatura em Filosofia (cursando). Aperfeiçoamento em Administração Pública, Especialização em Marketing e Recursos Humanos, Especialização em Engenharia de Produção. Mestrado em Engenharia de Produção. Doutorando em Educação nas Ciências. Atualmente é Docente e pesquisador do Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete/RS. Possui experiência na área de Marketing, Planejamento Estratégico, Informática, Logística, Gestão Pública, Filosofia e Educação.

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Publicado

05-08-2022