ESCOLA SCHOOL 21
UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DIFERENTE
DOI:
https://doi.org/10.55470/relaec.39588Palavras-chave:
School 21, Desafios da Gestão Escolar, Metodologias pedagógicas, TecnologiasResumo
As metodologias educacionais passaram por mudanças significativas devido ao avanço da tecnologia. Experiências inovadoras no campo acadêmico têm demonstrado a importância de colocar o aluno como protagonista do processo educacional e como construtor de novos conhecimentos. Este artigo tem como objetivo conhecer o modelo de escola “School 21” iniciado em Londres, na Inglaterra, a fim de observar a necessidade de mudar a forma de ensinar e de como as crianças aprendem no século XXI. Também procura conhecer alguns dos desafios enfrentados pela gestão educacional na hora de implementar um modelo metodológico diferente fazendo uso da tecnologia. A pesquisa é bibliográfica. Sobre os desafios da gestão educacional na implantação da tecnologia nas escolas, aponta como principais problemas a dificuldade de adaptação, capacitação e gestão da mudança. A proposta da “Escola 21” surge como modelo para promover o protagonismo estudantil na aprendizagem e no desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI, e posiciona o educador como um tutor. As novas tecnologias, são ferramentas de apoio à pesquisa e à autonomia dos alunos na resolução de problemas dentro da sociedade.
Downloads
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. 2 Língua Portuguesa: Ensino de primeira à quarta série.1997
BULLETINI, E.; DAMASIO. Estudo de caso na área de educação: school 21. [e-book] Flórida: Must University. Stubbs, E. (2015). Delivering Business Analytics – Practical Guidelines for Best Practice. John Wiley & Sons. 2019. Disponível em: https://bus518tema10v2pt.webflow.io/. Acesso em 01 de jun. 2022.
CABRAL, G. N. A Gestão Educativa atrelada à Diversidade Cultural e às Tecnologias. In: Tecnologias Colaborativas e Inclusivas no Contexto Educacional (pp. 7-20,.1° Ed.). Alegrete, RS: Terried. 2022a. Disponível em: https://www.terried.com/_files/ugd/03aaa5_9e0048dfd29e448c99ed5b3a2ebfe459.pdf. Acesso em: 02 de jun. 2022.
CABRAL, G. N. A Alfabetização e o Letramento Digital: uma nova referência de comunicação. In: Gabrielle de Oliveira dos Santos Anchieta, Hérika Cristina Oliveira da Costa. (Org.). Educação e Reflexão: contribuições na docência, tecnologia e na inclusão. 1ed.Itapiranga, SC: Editora Schreiben, 2022b, v. 1, p. 56-64. Disponível em: https://www.editoraschreiben.com/_files/ugd/e7cd6e_fb8b7462d1e849dbbd1e9ac6aadc2685.pdf. Acesso em 20 de nov. 2022.
CANDAU, V. M. Interculturalidade e educação escolar. In: CANDAU, V. M. (org.). Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 13
CHAVES, E. Tecnologia na educação. 2004. Disponível em: http://chaves.com.br/TEXTSELF/EDTECH/tecned2.htm#II. 2004. Acesso em: 03 de jun. 2022.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
[INFOGRÁFICO] Escola do século XXI: quais os desafios da educação. Disponível em: https://escolasdisruptivas.com.br/escolas-do-seculo-xxi/escola-do-seculo-xxi/. Acesso em: 01 de jun. de 2022.
INNOVEEDU. SCHOOL 21. Disponível em: http://innoveedu.org/pt/school-21. Acesso em: 01 de junho, 2022.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. Campinas: Papirus. 2012.
LIMA, A. S. de, Jr. Tecnologias inteligentes e educação: currículo hipertextual, Rio de Janeiro: Quartet; Juazeiro, BA: FUNDESF. 2005.
PINHO, S. T.; ALVES, D. M.; GRECO, P. J.; SCHILD, J. F. G. Método situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolares. Motriz: Revista de Educação Física. Rio Claro, v. 16, n. 3, p. 580-590, jul./set. 2010.
SANDHOLTZ, J. Ensinando com tecnologia criando salas de aula centradas nos alunos. Porto Alegre: Artes Médicas. 1997.
SITE. School 21. Disponível em: https://www.school21.org.uk/our-story. Acesso em: 02 de junho, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.