ESCOLA SCHOOL 21

UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DIFERENTE

Autores

  • Gladys Nogueira Cabral MUST University

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.39588

Palavras-chave:

School 21, Desafios da Gestão Escolar, Metodologias pedagógicas, Tecnologias

Resumo

As metodologias educacionais passaram por mudanças significativas devido ao avanço da tecnologia. Experiências inovadoras no campo acadêmico têm demonstrado a importância de colocar o aluno como protagonista do processo educacional e como construtor de novos conhecimentos. Este artigo tem como objetivo conhecer o modelo de escola “School 21” iniciado em Londres, na Inglaterra, a fim de observar a necessidade de mudar a forma de ensinar e de como as crianças aprendem no século XXI.  Também procura conhecer alguns dos desafios enfrentados pela gestão educacional na hora de implementar um modelo metodológico diferente fazendo uso da tecnologia. A pesquisa é bibliográfica. Sobre os desafios da gestão educacional na implantação da tecnologia nas escolas, aponta como principais problemas a dificuldade de adaptação, capacitação e gestão da mudança. A proposta da “Escola 21” surge como modelo para promover o protagonismo estudantil na aprendizagem e no desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI, e posiciona o educador como um tutor. As novas tecnologias, são ferramentas de apoio à pesquisa e à autonomia dos alunos na resolução de problemas dentro da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gladys Nogueira Cabral, MUST University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela MUST University (MUST). Graduanda em Letras em Espanhol pela Faculdade de Ciências Humanas (FCH). Possui Pós-graduação em Metodologia Híbrida de Ensino (FAISP). Possui Pós-graduação em Docência do Ensino Superior, Gestão e Tutoria EAD pela Faculdade Dynamus de Campinas (FADYC).Possui Licenciatura em Letras - Português e Inglês pelo Centro Universitário (ETEP). Possui Graduação em Administração pela Faculdade Santa Cecília (FASC). Possui Graduação em PSICOLOGIA pela Universidad Alas Peruanas (UAP/UFF) e Licenciatura em Psicologia pela Universidad Inca Garcilazo de la Vega (UIGV/UFF). Possui mais de seis anos de experiência nas áreas administrativas; mais de quatro anos nas diferentes áreas da Psicologia, clínica, social, organizacional e educativa; possui mais de cinco anos na área educativa, atuando como instrutora e professora de idiomas. Atuou como Supervisora Pedagógica de Educação à Distância para a Universidade de Taubaté e atua como Professora da Rede Particular de Ensino e como Consultora Educativa e de Negócios no Centro Cultural Latino-Americano P&B em Pindamonhangaba, SP.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. 2 Língua Portuguesa: Ensino de primeira à quarta série.1997

BULLETINI, E.; DAMASIO. Estudo de caso na área de educação: school 21. [e-book] Flórida: Must University. Stubbs, E. (2015). Delivering Business Analytics – Practical Guidelines for Best Practice. John Wiley & Sons. 2019. Disponível em: https://bus518tema10v2pt.webflow.io/. Acesso em 01 de jun. 2022.

CABRAL, G. N. A Gestão Educativa atrelada à Diversidade Cultural e às Tecnologias. In: Tecnologias Colaborativas e Inclusivas no Contexto Educacional (pp. 7-20,.1° Ed.). Alegrete, RS: Terried. 2022a. Disponível em: https://www.terried.com/_files/ugd/03aaa5_9e0048dfd29e448c99ed5b3a2ebfe459.pdf. Acesso em: 02 de jun. 2022.

CABRAL, G. N. A Alfabetização e o Letramento Digital: uma nova referência de comunicação. In: Gabrielle de Oliveira dos Santos Anchieta, Hérika Cristina Oliveira da Costa. (Org.). Educação e Reflexão: contribuições na docência, tecnologia e na inclusão. 1ed.Itapiranga, SC: Editora Schreiben, 2022b, v. 1, p. 56-64. Disponível em: https://www.editoraschreiben.com/_files/ugd/e7cd6e_fb8b7462d1e849dbbd1e9ac6aadc2685.pdf. Acesso em 20 de nov. 2022.

CANDAU, V. M. Interculturalidade e educação escolar. In: CANDAU, V. M. (org.). Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 13

CHAVES, E. Tecnologia na educação. 2004. Disponível em: http://chaves.com.br/TEXTSELF/EDTECH/tecned2.htm#II. 2004. Acesso em: 03 de jun. 2022.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

[INFOGRÁFICO] Escola do século XXI: quais os desafios da educação. Disponível em: https://escolasdisruptivas.com.br/escolas-do-seculo-xxi/escola-do-seculo-xxi/. Acesso em: 01 de jun. de 2022.

INNOVEEDU. SCHOOL 21. Disponível em: http://innoveedu.org/pt/school-21. Acesso em: 01 de junho, 2022.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. Campinas: Papirus. 2012.

LIMA, A. S. de, Jr. Tecnologias inteligentes e educação: currículo hipertextual, Rio de Janeiro: Quartet; Juazeiro, BA: FUNDESF. 2005.

PINHO, S. T.; ALVES, D. M.; GRECO, P. J.; SCHILD, J. F. G. Método situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolares. Motriz: Revista de Educação Física. Rio Claro, v. 16, n. 3, p. 580-590, jul./set. 2010.

SANDHOLTZ, J. Ensinando com tecnologia criando salas de aula centradas nos alunos. Porto Alegre: Artes Médicas. 1997.

SITE. School 21. Disponível em: https://www.school21.org.uk/our-story. Acesso em: 02 de junho, 2022.

Downloads

Publicado

06-12-2022