ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE SURDOS

APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA

Autores

  • Eulina Maria Leite Nogueira Universidade Federal do Amazonas
  • Eliane Acácia da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Enilcelmo Pereira Pessoa Universidade Federal do Amazonas
  • Ademar Alves dos Santos Universidade Nove de Julho
  • Miquéias Ambrósio dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Marttem Costa de Santana Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Alcione Santos de Souza Universidade do Estado do Pará
  • Silvano Andresso Guedes da Silva Instituto de Educação Superior de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.39636

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Metodologia, Recursos, Surdez

Resumo

Os alunos surdos, tem concluído o ensino regular sem estarem de fato alfabetizados nem letrados, ou seja, quem participa da vida de uma pessoa com restrição auditiva percebe que muitos tornam-se adultos que não compartilham da cultura letrada ouvinte, da qual também estão inseridos. Na busca pelo exercício pleno da cidadania muitos indivíduos com surdez, tem estado em desvantagem quando o principal requisito é compreender e ser compreendido dento do seu próprio país. Sendo assim, o objetivo principal deste trabalho é compreender como acontece o processo de alfabetização e letramento de crianças surdas numa segunda língua oral – auditiva. O presente artigo foi realizado a partir de pesquisas bibliográficas de abordagem qualitativa buscando nos referenciais, compreensões de como acontece o processo de alfabetização e letramento das crianças surdas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A Partir dos estudos e pesquisas foi possível perceber que os estudantes surdos apropriam-se do Sistema de Escrita Alfabetica de forma diferenciada em relação aos estudantes ouvintes e para que esta ação aconteça, a Língua de Sinais associada ao bilinguismo devem ser presenças constantes no ambiente da sala de aula.

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Referências

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Publicado

05-12-2022