O DISCURSO DE VIOLÊNCIA NO MEIO ESCOLAR

RELAÇÕES DE PODER E FORÇA POR MEIO DOS DISPOSITIVOS PEDAGÓGICOS

Autores

  • Pilar Cordeiro Guimarães Paschoal Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Bruno Oliveira Santos Universidade Federal do Sul da Bahia
  • José Antônio da Silva Universidade Santa Úrsula / Universidade de Vassouras
  • Ivonete Telles Medeiros Placido Universidade Regional de Blumenau
  • Alcione Santos de Souza Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Christiane Honorato Taverna Universidade Federal de São Carlos
  • Domingos Aparecido dos Reis Must University - Flórida EUA
  • Luciano Gomes Soares Universidade Estadual da Paraíba
  • Larissa Gertrudes Martins Prefeitura Municipal de Pinhal Grande

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.39687

Palavras-chave:

Espaço escolar, Poder, Discurso, Violência

Resumo

A escola pública no modelo com o qual nos deparamos ainda hoje é semelhante a outras instituições correção e formação, assim como os manicômios e instituições de privação de liberdade, (FOUCAULT, 2012). De fato, historicamente, essas instituições têm, em grande medida, um núcleo comum, a (de) formação do indivíduo. Exemplo disso é que tanto na escola quanto em instituições prisionais reproduzem dispositivos de poder semelhantes ao modo de subjugar e manter a dita ordem para que os sujeitos, que ali estão, sigam regras e se comportem conforme o esperado dentro das normas estabelecidas. Formar em fila, entrar a partir do sinal sonoro, carteiras alinhadas, almoço em refeitórios supervisionados ou agente de inspeção, todos esses elementos não apenas são simbólicos, mas também, comuns a àqueles espaços. Nosso trabalho, portanto, apresentará uma proposta reflexiva a respeito do debate atual acerca da educação e as relações de poder nos novos espaços escolares chamados cívico- militares. Nesse sentido, propomos o debate em torno de, como o reforço nas relações estabelecidas nesses espaços, promove discurso violentos.

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Publicado

10-12-2022