A DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO: UMA CRÍTICA PERTINENTE PARA PENSAR A POTENCIALIDADE DE UMA FILOSOFIA DECOLONIAL

Autores

  • Neyha Guedes Dariva Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.39738

Palavras-chave:

Dialética do Esclarecimento, Colonialidade, Decolonialidade

Resumo

Este artigo parte do diagnóstico da realidade política e social brasileira como porta de entrada para a compreensão da tese apresentada por Adorno e por Horkheimer na obra Dialética do Esclarecimento, a saber: a de que nossa racionalidade recai em profunda contradição. Ao mirar no ideal de progresso, em especial a partir da modernidade, a humanidade acabou acertando bem no alvo da barbárie e da frieza humana. Já era de se esperar que a sociedade alemã do século XIX tivesse alcançado os ideais de elevação humana vislumbrados pelo Iluminismo. Porém, estavam, na total contramão de suas expectativas, imersos nos horrores do nazismo. No Brasil do século XXI, infelizmente, também colecionamos exemplos que evidenciam que o objetivo moderno não foi efetivado e, ao que tudo indica, não passou de uma fantasia ilusória e romantizada. A racionalidade criticada na obra que dá título a este artigo pode ser uma chave interessante para entendermos como é possível analisar nossa própria realidade e compreender como o empreendimento colonial ainda reverbera em nossa sociedade. A filosofia decolonial surge, ao longo do texto, como um exercício de resistência ao modelo racional instrumentalizado, fruto das colônias e, portanto, trazido desde a Europa.

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Biografia do Autor

Neyha Guedes Dariva, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM (2016) e Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS (2014). Atuou no ensino superior, como professora substituta na UFSM e na UEMA, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no ensino médio e fundamental da rede pública e na formação de professores. Atualmente é professora de filosofia no ensino médio da rede básica estadual em Rio Grande - RS.

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Publicado

28-12-2022