PESPECTIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

percursos e subjetividades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.40466

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Políticas Educacionais, Sujeitos, Espaço/Tempo

Resumo

Diante de tudo que a Constituição e as Diretrizes de Bases da Educação nos faz refletir sobre Educação de Jovens e Adultos, o problema é: Sendo a educação um direito de todos, e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo   para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, Qual a trajetória da alfabetização  de jovens e adultos e quais os avanços e retrocessos?  Supõe – se que é a forma que o professor trata os alunos, ou as políticas públicas que falham.

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Biografia do Autor

Yuri Miguel Macedo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutor Honoris Causa - OCB (2022), Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Pesquisador do Grupo de Estudos nos Referenciais Acadêmicos Foucaultianos - GEIARF (CNPq/UFMS). Mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), atua nos seguintes temas: Identidade, Cultura, Classe, Gênero, Educação Inclusiva, Educação, Devoções, Transversalidade, Africanidades e Ancestralidade. Pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES). Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação Transversal (UFES). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Société Internationale d?Ergologie (SIE) e Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS). 

Antonio Carlos do Nascimento Osório, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005). Docente-pesquisador no ensino de graduação (licenciaturas, Pedagogia e Psicologia) e na pós-graduação (PPGEdu/FAED - desde1996) e PPGPsi/FACH - 2011). Coordenador do Fórum de Pós-graduação em Educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPED (2004 - 2006). Título de Professor do Magistério Superior Emérito da UFMS. Coordenador do Grupo de Estudos nos Referenciais Acadêmicos Foucaultianos (GEIARF/CNPq) desde 2001. Pesquisa e orienta nas problematizações: Educação e Psicologia por intermédio das práticas sociais, culturais, pedagógicas e do Sujeito. Relações políticas (poderes e saberes) na constituição do sujeito, da sociedade, do Estado e das instituições. Sujeições, concessões e o adoecimento.

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Publicado

31-12-2022

Edição

Seção

II Simpósio Latino-Americano de Ergologia