CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA - GRUPAC PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DO ENCI

ANÁLISES DE PESQUISAS

Autores

  • Patrícia Santos de Carvalho Colégio Municipal Maria Amélia Genê Pirajá
  • Viviane Briccia Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Catarina Oliveira Franco de Mendonça Centro de Referência à Inclusão Escolar
  • Andreia Cristina Freitas Barreto

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.44859

Palavras-chave:

Ensino de Ciências por Investigação, Formação continuada, Grupo de pesquisa

Resumo

Este estudo tem por objetivo compreender as contribuições de um grupo de pesquisa na produção realizada em dissertações de mestrado de dois programas de pós-graduação para a formação continuada de professores na perspectiva do ENCI. Utilizou-se a abordagem qualitativa e, em seu procedimento, uma revisão de literatura. O estudo foi realizado com 16 pesquisas de integrantes do GRUPAC (Grupo de Pesquisa em Alfabetização) no período de 2015 a 2023. Os dados analisados revelaram que, do total de 16 estudos analisados, 10 dissertações apresentaram momentos de formação continuada de professores organizados pelo GRUPAC. Destas pesquisas apresentamos a análise de 4 estudos que demonstraram as contribuições do grupo de pesquisa; dentre elas, podemos citar: a proposta e elaboração de cursos de formação continuada, e o  planejamento  e execução do projeto Ensino de Ciências por Investigação: possibilidades para a aprendizagem. Concluímos que o desenvolvimento de momentos formativos com os professores proporcionados pelo referido grupo de pesquisa tem se mostrado uma ferramenta de articulação entre a universidade e a escola. Assim como tem auxiliado na formação de educadores em diversos municípios das redes estadual e municipal de ensino da Bahia.

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Publicado

11-06-2024