O JARDIM DO ÉDEN

UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO EM O TEMPLO E A MISSÃO DA IGREJA, DE G. K. BEALE

Autores/as

  • Lázara Divina Coêlho Faculdade Assembleiana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.47726

Palabras clave:

Jardim do Éden, Beale, Teologia bíblica

Resumen

Este artigo analisa o tema jardim do Éden em O templo e a missão da igreja, de G. K. Beale, na perspectiva da teologia bíblica entendida como aquele ramo da teologia ocupado com o processo da autorrevelação de Deus conforme registrado na Bíblia. Justifica a seleção do tema em obra única com a teoria da recepção, de Hans Robert Jauss, para quem há uma intrínseca relação entre a literatura e o leitor em sua receptividade de forma que a recepção do texto justifica sua qualidade e importância; quanto à análise de conteúdo, utiliza o método de Laurence Bardin, para quem o discurso tem um sentido escondido a ser desvendado e as categorias procedimentais de Geerhardus Vos, para quem a autorrevelação é uma atividade exclusivamente divina. Apresenta os resultados da pesquisa em três pontos: o autor do texto em sua formação e relação com o objeto de estudo, a temática da pesquisa em suas publicações do autor e a perspectiva interpretativa do objeto de estudo. Demonstra, na análise de conteúdo, na perspectiva interpretativa de Beale, que seu texto se enquadra nos quatro procedimentos metodológicos da teologia bíblica encontrados ao longo da revelação bíblica sobre o jardim do Éden: a progressividade histórica do processo de revelação, a incorporação da revelação na história, a natureza orgânica do processo histórico visível na revelação e a adaptabilidade prática da autorrevelação de Deus aos homens.

Biografía del autor/a

  • Lázara Divina Coêlho, Faculdade Assembleiana do Brasil

    Possui doutorado em Ciências da Religião (PUC-GO/2021); mestrado em Ciências da Religião (PUC-GO/2014) e Novo Testamento (CPGAJ-UPM/2007); especialização em Docência Universitária (FAIFA/2016), Educação a Distância (FAC. SENAC/2014) e Ensino Religioso (UniEvangélica/2008); licenciatura em História (Faculdade Paulista/2017); e graduação em Teologia (UPM/2006) e Comunicação Social (UFG/1994). Docente nas áreas de Comunicação e Teologia no Ensino Superior. É pesquisadora nas áreas de Teologia, Hermenêutica e Comunicação.

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Publicado

27-05-2025