PALAVRAS QUE GUIAM

A RELEVÂNCIA DO ENUNCIADO NAS ATIVIDADES ALFABETIZADORAS

Autores

  • Alana Araújo Almeida Santos Grupo Escolar Brasília Baraúna de Almeida
  • Rosenaide Pereira dos Reis Ramos Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.48867

Palavras-chave:

Alfabetização, Atividades didáticas, Enunciado

Resumo

Este texto apresenta um recorte do estudo realizado sobre a alfabetização em tempos de pandemia realizado no Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS/UESC, cujo objetivo pautou-se em analisar em que medida a concepção teórico-metodológica das atividades didáticas contidas nos conjuntos de blocos de atividades de Língua Portuguesa contribuíram para o processo de alfabetização dos(as) alunos(as) do primeiro ano do Ensino Fundamental. Orientado pela abordagem qualitativa, com a metodologia da pesquisa documental, o corpus da pesquisa foi formado por quatro conjunto de blocos produzidos por professores(as) da rede municipal de ensino de Itabuna, bem como os blocos Diagnóstico e de Avaliação Diagnóstica de Saída, elaborados pela Secretaria de Municipal Educação do referido município. Para a análise dos quatro conjuntos de blocos, foram definidas três categorias de análise, os aspectos gerais dos blocos, a formulação e contextualização dos enunciados e os conhecimentos escolares nas atividades de alfabetização e letramento. Os resultados aqui apresentados contemplam a segunda categoria de análise. O embasamento teórico da etapa aqui descrita pautou-se na concepção de enunciados defendida por Backthin (BRAIT; MELO, 2013), e em outros autores como Soares (2021a, 2021b), Blikstein (1985), Koch e Elias (2009) e Antunes (2003. As amostras revelaram que os enunciados das atividades propostas não foram adequadas ao contexto de atividades remotas, apresentando ausência de instruções e explicações para o desenvolvimento das mesmas e a ausência de textos na maioria das atividades ocasionou propostas isoladas de uma prática de escrita mecanizada. Os resultados revelaram a necessidade de inserção, na formação inicial e continuada para professores(as), de conhecimentos teóricos e práticos voltados para o domínio de elaboração de atividades didáticas com coerência, clareza e intencionalidade de ensino e de aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Alana Araújo Almeida Santos, Grupo Escolar Brasília Baraúna de Almeida

    Mestra em Letras - PROFLETRAS pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeia e em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Santa Cruz e em Pedagogia pelo Cento Universitário UNIBF. Atualmente atua como coordenadora pedagógica da Educação Infantil no Grupo Escolar Brasília Baraúna de Almeida da Prefeitura Municipal de Itabuna.

  • Rosenaide Pereira dos Reis Ramos, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2011).Professora Titular da do Departamento de Ciências da Educação (UESC) Universidade Estadual de Santa Cruz. Docente do Mestrado Profissional - PROFLETRAS/UESC. Produção Acadêmica na área de Formação Inicial e Continuada de Professores ( currículo; Avaliação; Estágio Supervisionado e Políticas de Formação de Professores). Experiência em gestão educacional na educação básica e superior ( Pró-Reitora de Graduação, Diretora de Departamento, Gerente Acadêmica; Coordenação de Área de Conhecimento). Experiência como avaliadora de Cursos de Licenciatura, pelo Conselho Estadual de Educação(CEE); Experiência como coordenadora de programa e projetos de formação de professores.

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Publicado

15-06-2025