A ERGOLOGIA COMO ABORDAGEM E MÉTODO PARA A PESQUISA SOBRE O TRABALHO UBERIZADO

Autores/as

  • Janair Machado de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.39157

Palabras clave:

Atividade, Ergologia, Dispositivo dinâmico de três pólos, Trabalho Uberizado, Instrução ao sósia

Resumen

O presente artigo tem como objetivo identificar as potencialidades e os limites do método ergológico para compreender e analisar os saberes da experiência do trabalho uberizado, à distância da atividade. Para isso, será colocado em debate os pressupostos metodológicos da ergologia (TRINQUET, 2012)e as estratégias metodológicas de uma pesquisa de doutorado em curso, que pretende investigar quais e como são produzidos os saberes da experiência de trabalho de motoristas adultos maduros de empresa-aplicativo, em atividade uberizada. A discussão teve como foco a análise da estratégia do Dispositivo Dinâmico de Três Polos (DD3P) (TRINQUET, 2012)e da técnica de instrução ao sósia (DE SOUZA, 2017; ODDONE; RE, 2017b). Foram identificados limites para aplicação do DD3P na produção de dados, relativos à dinâmica e ao formato de dispersão da atividade dos motoristas de aplicativo. Entretanto, a técnica de instrução ao sósia, aliada à técnica da entrevista mostrou potencial de acessar à experiência dos trabalhadores por meio da palavra.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Janair Machado de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação/UFRGS. Mestre em Educação/UFRGS. Pós-Graduada em Gestão de Empresarial pela ESPM (2010). Licenciada em Ciências Sociais pela UFRGS (2006). Desenvolve estudos na área de Educação, sobre a relação entre trabalho, educação e envelhecimento. Atualmente investiga a produção de saberes do trabalho uberizado pelos motoristas de aplicativos, que estão em fase de transição para a aposentadoria, num contexto de trabalho marcado por condições precárias. Atuou como membro discente na Comissão de Pesquisa da Faculdade de Educação da UFRGS - COMPESQ-EDU, de 2019 à 2020. Atualmente é membro da Representção discente na Comissão de Pós-graduação do programa de Educação/UFRGS

Citas

ABILIO, L. C. Uberização: Do empreendedorismo para o autogerenciamento subordinado. Psicoperspectivas, v. 18, n. 3, p. 41–51, nov. 2019.

CAMARANO, A. A.; CARVALHO, D. F.; KANSO, S. Saída precoce do mercado de trabalho: aposentadoria ou discriminação? Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 9, p. 3183–3192, set. 2019.

CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Tradução: MARIA THEREZA REDIG DE CARVALHO BARROCAS. 6a edição revista ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

CLOT, Y. Trabalho e sentido do trabalho. Em: FALZON, P. (Ed.). Ergonomia Construtiva. [s.l.] Blucher, 2007. p. 261–280.

CLOT, Y. Clínica da Atividade. Horizontes, v. 35, n. 3, p. 18–22, 29 dez. 2017.

CUNHA, D. M. A atividade entre a experiência e o conceito: fundamentos epistemológicos da abordagem ergológica do trabalho. Em: TIRIBA, L.; MAGALHÃES, L. D. R. (Eds.). Experiência: o termo ausente? Uberlândia: Navegando Publicações, 2018. p. 173–196.

DE SOUZA, M. Italian Workers Movement, Ivar Oddone and the Instruction to the Double 2. p. 13, 2017.

LIMA, N. V.; PETRUS, Â. M. F.; CUNHA, D. M. A produção de saberes no trabalho: qual o valor dos saberes investidos? Pedagógica: Revista do programa de Pós-graduaçao em Educaçao - PPGE, v. 15, n. 31, p. 321–336, 2013.

MORAES, R. B. DE S.; OLIVEIRA, M. A. G. DE; ACCORSI, A. UBERIZAÇÃO DO TRABALHO: A PERCEPÇÃO DOS MOTORISTAS DE TRANSPORTE PARTICULAR POR APLICATIVO. Revista Brasileira de Estudos Organizacionais, v. 6, n. 3, p. 647–681, 31 dez. 2019.

ODDONE, I.; RE, A. COMO RECUPERAR O SABER PROFISSIONAL | How to recover the professional expertise. Trabalho & Educação, v. 26, n. 3, p. 29–33, 2017b.

ODDONE, I.; RE, A. COMO RECUPERAR O SABER PROFISSIONAL | How to recover the professional expertise. Trabalho & Educação, v. 26, n. 3, p. 29–33, 2017a.

PEREIRA, M. DE S. MOVIMENTO OPERÁRIO ITALIANO, IVAR ODDONE E A INSTRUÇÃO AO SÓSIA | Italian Workers Movement, Ivar Oddone and the Instruction to the Double. Trabalho & Educação, v. 26, n. 3, p. 13–25, 2017.

PINHEIRO, F. P. H. A. et al. Clínica da Atividade: conceitos e fundamentos teóricos. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 68, n. 3, p. 110–124, dez. 2016.

SCHWARTZ, Y. Trabalho e saber. Trabalho & Educação, v. 12, n. 1, p. 21–34, 2003.

SCHWARTZ, Y. Conhecer e estudar o trabalho. Le Philosophoire, v. 34, n. 2, p. 71, 2010a.

SCHWARTZ, Y. A Experiência é Formadora? Educação & Realidade, v. 35, n. 1, 20 abr. 2010b.

SCHWARTZ, Y. Qual sujeito para qual experiência ? Tempus – Actas de Saúde Coletiva, v. 5, n. 1, pág. 55-67, 2011.

SCHWARTZ, Y. CONHECER E ESTUDAR O TRABALHO | Knowing and studying the work | Connaître et étudier le travail. Trabalho & Educação, v. 24, n. 3, p. 83–89, 2015.

TRINQUET, P. Trabalho e educação: o método ergológico. Revista HISTEDBR On-line, v. 10, n. 38e, p. 93, 18 ago. 2012.

VIEIRA JÚNIOR, P. R.; SANTOS, E. H. A GÊNESE DA PERSPECTIVA ERGOLÓGICA: CENÁRIO DE CONSTRUÇÃO E CONCEITOS DERIVADOS / The genesis of the ergological perspective: scenario building and derived concepts. Trabalho & Educação, v. 21, n. 1, p. 83–100, 29 mar. 2012.

Publicado

16-12-2022

Número

Sección

II Simpósio Latino-Americano de Ergologia