Questionário do estudante do ENADE: Mapeamento e tendência temática da produção acadêmica nacional

Autores

  • Tatiane Merlo
  • Márcia Helena Siervi Manso
  • Rodrigo Randow de Freitas

Resumo

O presente trabalho apresenta o mapeamento das produções acadêmicas que têm como objeto de estudo os dados do “Questionário do Estudante”, um dos instrumentos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Com a finalidade de conhecer como os dados do questionário estão sendo utilizados no ambiente das instituições de ensino superior brasileiras, utiliza-se como referência teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas no Brasil, no período de 2004 a julho de 2017, disponíveis no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Merlo

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialização em Gestão Pública pela Faculdade de Tecnologia São Francisco. Mestrado Profissional em Gestão Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é Secretária Executiva da Universidade Federal do Espírito Santo.

Márcia Helena Siervi Manso

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2007). Atualmente é Professora Adjunto IV da UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES, Professora do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Ensino na Educação Básica - PPGEEB/CEUNES/UFES. Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia do CEUNES/UFES. É Professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal do Espirito Santo. Participa como membro efetivo do Colegiado do Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espirito Santo - LAGEBES/UFES. Foi Coordenadora Adjunta do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica/Mec/UFES (2014-2015). Foi Professora do Curso de Especialização em Gestão Escolar Mec/UFES (2011-2012). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de educação, direito-educação e gestão escolar. É Professora formadora do Curso de Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade social.  

Rodrigo Randow de Freitas

Atualmente Professor Adjunto do curso de Engenharia de Produção em regime de dedicação exclusiva da Universidade Federal do Espírito Santo no campus São Mateus, E.S. / UFES-CEUNES (2015). Doutor pelo programa de Pós-Graduação em Aquacultura pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG) em 2011; Mestrado em Aquacultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006); Especialização em Educação e Gestão Ambiental (Faculdade Saberes - 2003); e Graduação em Administração de Empresas: ênfase em análise de sistemas (Faculdade de Ciências Humanas de Vitória - 2001). Experiência na área de Gestão Ambiental e Gerenciamento Costeiro, Gestão de processos e produtos, análise de cadeias produtivas, Planejamento Estratégico e Gestão Pública. Em especial para a área de Engenharia, destacam-se diversos artigos, resumos e projetos executados e em andamento.

Referências

BRASIL. Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm>. Acesso em: julho de 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Superior. Ministério da Educação. Educação superior: os caminhos da emancipação social. Brasília, 2006.

BRASIL. Secretaria de Educação Superior. Ministério da Educação. Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007.

BRITO, Márcia Regina F. de. O SINAES e o ENADE: da Concepção à Implantação. In. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 13, n. 3, p. 841-850, nov. 2008.

CARDOSO, Cristina. Meritocracia e acesso ao ensino superior no Brasil e na França: faces da desigualdade. Tese de Doutorado. Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2015.

COLOMBO, Sônia Simões (org.). Gestão universitária: os caminhos para a excelência. - Dados eletrônicos. - Porto Alegre: Penso, 2013. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=X2e5AwAAQBAJ&pg=PA69&lpg=PA69&dq=question%C3%A1rio+de+Avalia%C3%A7%C3%A3o+Discente+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+Superior+(ADES)&source=bl&ots=qsb7SioXIO&sig=J-XSRBo76jZgB0t420yHgJdW6vc&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjH8ein56HVAhXKDpAKHTrUD2kQ6AEIVDAF#v=onepage&q=question%C3%A1rio%20de%20Avalia%C3%A7%C3%A3o%20Discente%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Superior%20(ADES)&f=false

DIAS SOBRINHO, José. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez, 2003.

FIORI, Vivian. As Condições dos Cursos de Licenciatura em Geografia no Brasil: Uma Análise Territorial e de Situação. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2013.

GAUDIO, Ana Paula De Siqueira. O PROUNI como Política de Inclusão Social: Uma Avaliação por Meio do ENADE. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de Brasília. Brasília, 2014.

LEITE, Isabel Silveira da Silva. Entre o público e o privado: adequação às políticas de acesso ao ensino superior. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação. Niterói, 2017.

MARQUES, Lussara Ribeiro Vieira. Avaliação e proposta de indicadores: a contribuição do Enade na gestão das bibliotecas universitárias. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública. Planaltina, 2015.

MATA, Andréia Silva da. Aplicação do modelo hierárquico multinível na predição de desempenho no ENADE. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Itatiba, 2010.

MOLCK, Adauto Marin. CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (2004 -2010). In. Revista Educação Online, n. 15, jan./abr. 2014, p. 57-77.

SANTOS, Bárbara Cássia De Santana Farias. Reorientação da Formação em Saúde: A Contribuição do Programa Pet-Saúde. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2014.

SANTOS NETO, Agenor Sousa. Aplicação da modelagem de equações estruturais para avaliação da satisfação dos alunos de engenharia de produção de universidades privadas segundo o Enade 2011. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção e Sistemas. Goiânia, 2016.

SATO, Caio Kyoshi Costa. Propensão ao magistério: uma análise com dados do ENADE 2008. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Economia. Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2015.

SENNA, Maria Inês Barreiros. As políticas de educação superior, novos modos de regulação e seus desdobramentos nos cursos de graduação em Odontologia (1995 – 2008). Tese de Doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Belo Horizonte, 2010.

SILVA, Mauricio Narciso da. Um Estudo sobre as Expectativas Acadêmicas e Profissionais dos Alunos Ingressantes e Concluintes da Graduação em Ciências Contábeis nas Universidades Privadas da Cidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

SOUZA, Levi De Oliveira. Motivações para a Escolha da Licenciatura em Matemática e Pedagogia: Um Estudo com Alunos da PUC/SP e UFMT. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

STADTLOBER, Cláudia de Salles. Qualidade do Ensino Superior no Curso de Administração: A Avaliação dos Egressos. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação de Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010.

TRINDADE, Hélgio. Desafios, institucionalização e imagem pública da CONAES. Brasília: UNESCO, MEC, 2007.

ZENI, Marindia. O capital cultural do estudante da EAD na educação superior brasileira. Dissertação de Mestrado. Fundação Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, 2016.

Downloads

Publicado

30-11-2018

Edição

Seção

Artigos