Utilização de paródias como estratégia de ensino em aulas de química geral na formação inicial de professores

Autores

  • Marcelo Franco Leão Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-9184-916X
  • Ana Cláudia Tasinaffo Alves Universidade Federal de Mato Grosso
  • Thiago Beirigo Lopes Universidade Federal de Mato Grosso
  • Mara Maria Dutra Instituto Federal de Mato Grosso

Resumo

A utilização de estratégias de ensino que envolvem atividades colaborativas pode proporcionar a construção de saberes científicos. Esse estudo teve como objetivo descrever a intervenção pedagógica realizada em um curso de formação inicial de professores de química que utilizou a elaboração de paródias como estratégia de ensino. Trata-se do relato de uma experiência pedagógica proposta no final do semestre letivo para sintetizar os estudos realizados durante os estudos da disciplina de Química Geral. Seu desenvolvimento foi em 2016, e envolveu 36 estudantes do 1º semestre do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza – Habilitação em Química do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Confresa, município de Confresa/MT. Foi solicitada a formação, por livre escolha, de 6 grupos com 6 pessoas em cada um. Cada grupo recebeu um tema para elaborar a paródia e as devidas orientações de como proceder na execução das atividades. As temáticas propostas foram: estados físicos da matéria e as mudanças de estado, modelos atômicos e estrutura atômica, características dos elementos químicos, organização da Tabela Periódica, ligações químicas, propriedades das substâncias e soluções. Foram oportunizados momentos em aula, agendamento no laboratório de informática, biblioteca e sala de estudos. No dia da socialização, alguns grupos apresentaram acompanhados por instrumentistas e outros por playback. Após as apresentações, as letras das paródias foram projetadas para serem analisadas pela turma. Os integrantes relataram o aprendizado construído, as informações que obtiveram com a pesquisa, a compreensão sobre o assunto, as potencialidades da estratégia e os conceitos viáveis de serem explorados. Logo, utilizar paródias como estratégia de ensino pode oportunizar a compreensão de conceitos químicos de maneira dinâmica e motivadora, independentemente do nível de escolarização.

Biografia do Autor

  • Marcelo Franco Leão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutorando em Educação em Ciências pela UFRGS. Mestre em Ensino pela UNIVATES. Pós-graduado em Orientação Educacional (Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na sociedade Brasileira (UFMT). Graduado em Química pela UNISC e em Licenciatura em Física pela UNEMAT. Professor do IFMT Campus Confresa.
  • Ana Cláudia Tasinaffo Alves, Universidade Federal de Mato Grosso

    Doutorado em andamento em Educação em Ciências e Matemática (UFMT). Mestrado em Ciências de Materiais (UFMT). Graduação em Ciências Biológicas (FAFICLE) e em Ciências Naturais - Habilitação em Química (UFMT). Especialização em Química (UFLA). Professora de Química do IFMT Campus Confresa.

  • Thiago Beirigo Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso
    Doutorado em andamento em Educação em Ciências e Matemática (UFMT). Mestrado Profissional em Matemática (UFT) Graduação em Matemática (UEPA). Especialização em Matemática (FATED) e em Gestão Escolar (FIJ). Professor do IFMT Campus Confresa.
  • Mara Maria Dutra, Instituto Federal de Mato Grosso
    Mestrado em Ciências Ambientais (UNEMAT). Graduação em Licenciatura em Pedagogia (FISA). Especialização em Educação Especial e Inclusão (FIMTCSH) e em PROEJA (IFTM). Professora do IFMT Campus Confresa.

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Publicado

09-06-2018

Edição

Seção

Relatos de experiência