Ensino de língua adicional no contexto atual: discutindo a temática racial sob a ótica dos Multiletramentos

Autores

  • Vanessa Tiburtino Servidora do Instituto Federal do Espírito Santo campus Nova Venécia. Mestranda em Ensino na Educação Básica - Universidade Federal do Espírito Santo/CEUNES.
  • Záira Bomfante dos Santos Professora Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo; Professora Permanente do Programa de Mestrado em Ensino na Educação Básica. Universidade Federal do Espírito Santo – UFES/ CEUNES, São Mateus – ES, Brasil.

Resumo

Este trabalho objetiva fazer uma reflexão a respeito do ensino de língua adicional na contemporaneidade, propondo a análise de uma seção de leitura disposta no livro didático de língua inglesa. No primeiro momento, traz algumas contribuições sobre a temática racial nas escolas. Em seguida, propõe discutir resumidamente do livro didático no contexto atual, com base nas considerações de Dias (2006) e Silva (2012). Então, por meio das contribuições de Rojo e Moura (2012), bem como do Grupo de Nova Londres (New London Group, 1996), ele centra-se na discussão dos Multiletramentos e as possibilidades de um ensino crítico e engajado a partir da proposições metodológicas desta pedagogia. Por fim, procede-se a análise de textos disponíveis em uma seção de leitura da unidade de um livro didático de inglês adotado atualmente em escolas do Ensino Médio. Os resultados apontam, a priori, para a necessidade de uma postura engajada por parte do docente, tendo em vista as lacunas encontradas nas atividades de compreensão textual analisadas.

Palavras-chave: Ensino. Multiletramentos. Livro didático. Relações étnico-raciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Tiburtino, Servidora do Instituto Federal do Espírito Santo campus Nova Venécia. Mestranda em Ensino na Educação Básica - Universidade Federal do Espírito Santo/CEUNES.

Licenciada em Letras- Português/Inglês (Multivix), em Educação Física (UFES) e em Pedagogia (UNIUBE). Servidora do Instituto Federal do Espírito Santo campus Nova Venécia – Nova Venécia - ES - Brasil. Mestranda em Ensino na Educação Básica no Programa de Mestrado em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES/ CEUNES, São Mateus – ES, Brasil.

Záira Bomfante dos Santos, Professora Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo; Professora Permanente do Programa de Mestrado em Ensino na Educação Básica. Universidade Federal do Espírito Santo – UFES/ CEUNES, São Mateus – ES, Brasil.

POssui Licentciatura Plena e Letras- Potuguês/Inglês. Doutora em Estudos Linguísticos - POSLIN/UFMG. Professora Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo; Professora Permanente do Programa de Mestrado em Ensino na Educação Básica. Universidade Federal do Espírito Santo – UFES/ CEUNES, São Mateus – ES, Brasil.

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond de. Sentimento do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

ASSIS, Machado de. Poesias completas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1876.

BANDEIRA, Manuel. Consoada. In: Estrela da vida inteira: poesias reunidas. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1970. p. 221.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1986. p. 222-232.

BRECHT, Bertolt. Teatro dialético. Seleção e introdução de Luiz Carlos Maciel. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

GOETHE, Johan Wolfgang von. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. Tradução de Nicolino Simone Neto. São Paulo: Ensaio, 1994.

Downloads

Publicado

31-05-2019

Edição

Seção

Artigos