Uma proposta de intervenção didática: o errar como um percurso do aprender e ensinar?

Autores

  • Fabio Atila Cardoso Moraes Universidade Federal do Espírito Santo/ Mestrando do Programa de Pós Graduação na Educação Básica https://orcid.org/0000-0002-1180-0797
  • Ana Paula da Rocha Silvares UFES

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i6.28141

Resumo

Pensar o “erro” como um percurso do aprender e ensinar na escola, mais especificamente, pensá-lo na Resolução de Problemas matemáticos é um desassossego que a experiência com a proposta didática “Erro: a estratégia para o acerto”, realizada no ano de 2017, com a cooperação dialógica da turma do nono ano  de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, provocou e possibilitou.Perceber, investigar, experienciar com outros e em nós as impressões que os erros cometidos, em atividades propostas, provocam nos sujeitos escolares (crianças e adultos) é a intenção dos movimentos neste texto. As reações e os sentimentos – negativos e de fracasso – configuram-se em uma proposta de dialogar na tentativa de estimular a compreensão da “errância” como movimento para o aprender, o ensinar e examinar-se. O exercício dialógico leva em consideração  o método de Resolução de Problemas de Pólya (1995); e as perspectivas de reflexão e (re)organização dos pensamentos e do processo de ensino-aprendizagem-avaliação (Onuchic, 2011). Essencialmente, a metodologia utilizada consistiu em executar os quatro passos propostos por Pólya aos quais foi acrescentado um quinto passo. O maior desafio do projeto foi os sujeitos escolares conscientizarem-se de que é possível aprender por meio dos erros, pensando, investigando, descobrindo novas alternativas de resolução e re-/formulação de conceitos. “Pode o “erro” ser utilizado como um percurso de ensino?”. A proposta aqui é pensar as possibilidades da experiência com “o errar” no desenvolvimento do aprender e ensinar Resolução de Problemas em Matemática... e para a vida.

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Biografia do Autor

Fabio Atila Cardoso Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo/ Mestrando do Programa de Pós Graduação na Educação Básica

Mestrando em Ensino na Universidade Federal do Espírito Santo. Graduação em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos (2014). Pós-graduação em Matemática Financeira e Estatística - UCAM(2014). Extensão Universitária em Docência da Educação Básica no Ensino da Matemática ESAB -(2014). Atuou como professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos - SEDU/ES - 2007 e 2012. Ministrou aulas de Matemática para Ensino Fundamental e Médio na Escola Santa Clara entre 2012 - 2015. Ministrou aulas em 2016 de Matemática do Ensino Médio no CENTRO EDUCACIONAL TÉCNICO SÃO MATEUS Do ano de 2017 a te a presente data exerce a função de Coordenador de área de matemática na Secretaria Municipal de Educação.

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Publicado

30-11-2021

Edição

Seção

Educação, filosofias, infâncias: filosofar com infâncias, resistir na escola