Educação Especial e suas contribuições com enfoque na Síndrome de Turner: um relato de experiência
Resumo
Os mais diversos desafios são enfrentados constantemente pelas escolas para possibilitar aos estudantes um ensino de qualidade e aprendizagens significativas, independentemente das diferenças existentes em cada um dos discentes. Para que se tenha uma escola que efetivamente inclui, algumas mudanças são requeridas às instituições de ensino, como o desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas que atendam as especificidades de cada indivíduo, para que assim a educação aconteça de forma democrática, respeitando às diferenças. Nesse sentido, esse estudo tem por objetivo relatar experiência de convivência com Síndrome de Turner na perspectiva de contribuição no ensino e aprendizagem da Educação Especial. Para o alcance do objetivo, fez-se necessário uma revisão bibliográfica, com o propósito de abordar sobre a Síndrome de Turner e suas implicações, as contribuições de Vygotski no que tange à educação especial e ainda as leis que respaldam e garantem o acesso e permanência dos alunos com deficiência na educação brasileira. Traçou-se um percurso exploratório e descritivo, dentro de uma abordagem qualitativa, pois necessitou-se conhecer e explanar a importância e os desafios da educação especial e inclusiva, descrevendo as especificidades da Síndrome de Turner. Sendo o maior objetivo da educação o de possibilitar a todos os seres humanos aprendizagem significativa, proporcionando-os participação ativa na sociedade, torna-se imprescindível a realização de investimentos em políticas públicas educacionais destinadas a educação especial, a formação adequada de professores, e principalmente a quebra de estereótipos discriminatórios e preconceituosos.
Palavras-chave: Educação. Educação Especial. Síndrome de Turner. Vygotski.
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