Intervenção interdisciplinar e o tempo-comunidade do programa escola da terra, das águas e da floresta da Amazônia paraense no município de Acará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i4.31443Resumo
RESUMO: O estudo apresentado neste artigo tem por objetivo analisar a intervenção interdisciplinar desenvolvida pelos educadores-cursistas nas atividades do tempo comunidade da formação do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia Paraense no Município de Acará. Justifica-se por trazer o debate sobre agricultura familiar e agronegócio, articulando a realidade vivenciada pelos sujeitos, com os conceitos da geografia e da história numa perspectiva interdisciplinar. Nessas condicionantes, este estudo emerge da inquietação: Que intervenção interdisciplinar pôde ser construída a partir dos encaminhamentos da formação continuada de professores no âmbito do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia Paraense no Município de Acará? Para esse artigo, demandou-se uma pesquisa qualitativa através de um estudo de caso e observação participante. Os resultados da investigação evidenciam que mediante os encaminhamentos da formação de história e geografia os sujeitos puderam exercer a intervenção de forma interdisciplinar, no tempo- comunidade, problematizando as especificidades e a realidade de seus alunos por meio de diferentes ações educativas e de pesquisa nas comunidades onde exercem a docência, a sistematização das atividades culminou na proposta de um caderno temático expondo as experiências desenvolvidas.
Palavras-chave: Intervenção Interdisciplinar. Tempo-Comunidade. Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia Paraense.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.