Intervenção interdisciplinar e o tempo-comunidade do programa escola da terra, das águas e da floresta da Amazônia paraense no município de Acará, Brasil

Autores

  • Eula Regina Nascimento
  • Lindalva Ferreira Costa
  • Maria Divanete Sousa da Silva
  • Suany Rodrigues da Cunha IFAP

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i4.31443

Resumo

RESUMO: O estudo apresentado neste artigo tem por objetivo analisar a intervenção interdisciplinar desenvolvida pelos educadores-cursistas nas atividades do tempo comunidade da formação do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia Paraense no Município de Acará. Justifica-se por trazer o debate sobre agricultura familiar e agronegócio, articulando a realidade vivenciada pelos sujeitos, com os conceitos da geografia e da história numa perspectiva interdisciplinar. Nessas condicionantes, este estudo emerge da inquietação: Que intervenção interdisciplinar pôde ser construída a partir dos encaminhamentos da formação continuada de professores no âmbito do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia Paraense no Município de Acará? Para esse artigo, demandou-se uma pesquisa qualitativa através de um estudo de caso e observação participante. Os resultados da investigação evidenciam que mediante os encaminhamentos da formação de história e geografia os sujeitos puderam exercer a intervenção de forma interdisciplinar, no tempo- comunidade, problematizando as especificidades e a realidade de seus alunos por meio de diferentes ações educativas e de pesquisa nas comunidades onde exercem a docência, a sistematização das atividades culminou na proposta de um caderno temático expondo as experiências desenvolvidas.

Palavras-chave: Intervenção Interdisciplinar. Tempo-Comunidade. Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia Paraense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eula Regina Nascimento

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Doutorado Sanduíche pela Universidade de Valencia-Espanha/Universidade de Lisboa-Portugal (2012). Componente da Equipe Pedagógica do Programa Escola da Terra das Águas e da Floresta da Amazônia Paraense no município de Acará (2016).

Lindalva Ferreira Costa

Especialista em Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo. Coordenadora local do Programa Escola da Terra das Águas e da Floresta da Amazônia Paraense no município de Acará (2016).

Maria Divanete Sousa da Silva

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (2015). Coordenadora de Polo do Programa Escola da Terra das Águas e da Floresta da Amazônia Paraense no município de Acará (2016).

Suany Rodrigues da Cunha, IFAP

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (2015). Componente da Equipe Pedagógica do Programa Escola da Terra das Águas e da Floresta da Amazônia Paraense no município de Acará (2016).

Downloads

Publicado

29-10-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil