Educação do campo e resolução de problemas em uma escola comunitária rural
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i4.31497Resumo
O presente artigo propõe discutir aspectos da metodologia Resolução de Problemas como possibilidade para o ensino de Matemática em uma Escola Comunitária Rural que adota a Educação do Campo como modalidade de ensino da Educação Básica. De acordo com a legislação oficial brasileira (BRASIL, 2002), a Educação do Campo é considerada como modalidade de ensino da Educação Básica, tendo em vista sua vinculação às questões inerentes à sua realidade, articulando-se a temporalidade e saberes próprios dos estudantes. Este trabalho, de natureza bibliográfica e aplicada faz parte de uma pesquisa maior de doutoramento (XXXXX, 2020), composto de uma seção introdutória em que caracterizaremos a modalidade de Ensino Educação do Campo e a metodologia da Resolução de Problemas - RP[1] para a aprendizagem de conteúdos e conceitos matemáticos. Em seguida, relataremos discussões teóricas acerca da Educação do Campo e da RP em contextos históricos e de aprendizagem, seguidas de uma prática pedagógica envolvendo a RP em turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Comunitária Rural – EMCOR, localizada no interior do estado do Espírito Santo. Por fim, exporemos as considerações finais e as referências. Os resultados da pesquisa demonstram que a aprendizagem dos estudantes ocorreu em um ambiente de diálogo e participação coletiva, principalmente quando os estudantes tiveram a oportunidade de discutir as resoluções do problema.
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