Educação do Campo e Infâncias: jogos, brinquedos e brincadeiras em localidades do Norte do Espírito Santo

Autores

  • Helemare do Amaral Motta Bueloni PPGEEB/UFES
  • Andrea Brandão Locatelli PPGEEB/UFES

Resumo

Resumo: Objetiva sistematizar os jogos, brinquedos e brincadeiras produzidas por crianças moradoras das Comunidades Educativas Campesinas do Distrito de Nativo de Barra Nova, município de São Mateus, Norte do Espírito Santo. A metodologia de trabalho foi construída no processo, com orientação etnográfica e apoiada nos estudos do cotidiano de Michel de Certeau (2014); nas reflexões sobre jogos, brincadeiras e brinquedos e no conceito de cultura lúdica de Gilles Brougère (2002; 2010); e em perspectivas sobre criança, brinquedo e Educação de Walter Benjamin (2009). Percebe influências e referências sobre os modos de constituir as práticas locais que se apoiam em elementos de práticas em ambientes externos, bem como aquelas inerentes à vida e ao trabalho dos campesinos.

Palavras Chave: Infância. Cotidiano. Brincadeiras.

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Publicado

29-10-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil