Conexão Sustentável: um projeto de fomento à educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i9.31957

Resumo

O presente estudo objetiva-se em debater a aplicação do projeto Conexão Sustentável nos contextos escolares nos quais ele foi desenvolvido. Para tanto, ocorreu uma influência mútua entre as escolas e etapas educacionais, com tarefas distintas – Escola A (alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental – 5º ano), Escola B (alunos dos anos finais do Ensino Fundamental – 8º ano) e Escola C (alunos do 3º ano do Ensino Médio). O Ensino Médio (Escola C) se encarregou de construir um jogo de tabuleiro, fundamentado na preservação do meio ambiente e a importância da reciclagem. O Ensino Fundamental (escola B) produziu um vídeo de sensibilização sobre a proteção do planeta, enquanto que na escola C, os educandos interagiram com as obras produzidas pelas escolas B e C. Logo após, os alunos, desta escola, produziram cartas para retornar aos produtores do vídeo e do jogo de tabuleiro o que eles sentiram e acharam sobre os materiais. Como apontamentos finais deste trabalho, percebeu-se que os alunos construíram consciência da preservação do meio ambiente, seja na hora da participação nas atividades propostas, quanto pós-execução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Garufe Gomes, Universidade de Taubaté

Graduou-se em Matemática com habilitação em Física pela Universidade de Taubaté (Licenciatura 2012), onde também realizou sua especialização em Docência da Matemática (2015) e está cursando seu mestrado profissional em educação com conclusão prevista para 2021. Atua como professor de educação básica na rede pública estadual paulista e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC.

Ana Maria Gimenes Corrêa Calil, Universidade de Taubaté

Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP (2014), Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP e graduada em Economia e Pedagogia pela Universidade de Taubaté UNITAU. Atualmente é professora de Metodologia do Ensino da Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental no Departamento de Pedagogia da Universidade de Taubaté - UNITAU, professora e coordenadora do Mestrado Profissional em Educação da mesma universidade. Participa do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional Docente na PUC-SP. Atuou como professora da Educação Infantil e dos Anos iniciais do Ensino Fundamental nas redes públicas municipal e estadual e na escola particular. Trabalha com a formação de professores em redes públicas. Participou do PIBID como Coordenadora de área e de Gestão. Estuda a formação de professores, a aprendizagem da docência, o desenvolvimento profissional docente e os professores iniciantes.

Antonio Rodolfo Souza da Silva, Universidade de Taubaté

Possui curso-tecnico-profissionalizantepelo João Gomes de Araújo(2006). Atualmente é Professor Coordenador Geral da E.E. Dr. João Pedro Cardoso e Pesquisador da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas:Educação a Distância, Egresso, Desenvolvimento Profissional Docente.

Juliana Marcondes Bussolotti, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Escola de Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo, pós-graduação lato sensu em Designer Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá, mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é pesquisadora da Universidade Estadual Paulista (pós-doc Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - TerritoriAL), faz parte da diretoria da Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta. Professora assistente III da Universidade de Taubaté, professora coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté, professora e conselheira - CONDEP do Departamento de Gestão e Negócios - Gen, integrante da Comissão Própria de Avaliação - CPA - UNITAU, conselheira do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP - UNITAU, professora coordenadora do curso de geografia EAD da Universidade de Taubaté e coordenadora do Programa da Pró-Reitoria de Extensão - PROGRAMA TRILHA DE APRENDIZAGEM: Protagonismo, Empreendedorismo e Inovação. Tem experiência na área de educação, geografia, turismo e meio ambiente, com ênfase em: Educação Ambiental, Educação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: hospitalidade ? ecoturismo, arte educação, formação docente, diversidade cultural e inclusão, empreendedorismo e inovação, tecnologia da informação e comunicação e processos de ensino e aprendizagem. Linhas de Pesquisa: Empreendedorismo, Inovação e Educação; Formação Docente e Desenvolvimento Profissional; Inclusão e Diversidade Sociocultural; Saberes e práticas no uso de tecnologias em educação; Educação ambiental para a conservação da biodiversidade; Arte-Educação; Planejamento da paisagem; Uso público em Unidades de Conservação.

Laura Rechdan Ribeiro Novaes, Universidade de Taubaté

Graduada em Letras (2013) e em Pedagogia (2002). Possui as seguintes especializações: Psicopedagogia, Educação Especial, Gestão do Trabalho Pedagógico, Educação Infantil e Direito Educacional. Atualmente é professora I - diretora de escola da Prefeitura Municipal de Taubaté. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas 

Virginia Mara Próspero da Cunha

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Taubaté (1986), graduação em Licenciatura em Pedagogia, habilitação em Administração Escolar, pela Universidade de Taubaté (1989), graduação em Licenciatura em Pedagogia, habilitação em Magistério, pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá (1996), MESTRADO em Educação: Psicologia da Educação, pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (2003) e DOUTORADO em Educação: Psicologia da Educação, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). É PROFESSORA ASSISTENTE III, efetiva, titular da disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, da UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ - SP, tendo atuado como Coordenadora Pedagógica do curso de Educação Física, de maio de 2008 a fevereiro de 2010 e Coordenadora Geral de TCC. Diretora do Departamento de Educação Física da UNITAU,de maio de 2011 até março de 2016. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, docente da disciplina Educação Física Escolar e PROFESSORA PERMANENTE do MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO (UNITAU). Tem experiência na área de Educação Física Escolar e Educação, com ênfase em Avaliação e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Avaliação da Aprendizagem, Atividades Lúdicas na Educação Básica e Formação de Professores. Professora Coordenadora do Subprojeto Educação Física PIBID/UNITAU (CAPES) - 2011 a 2018. Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica/CAPES/UNITAU. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNITAU. Representante do corpo docente da Área de Biociências, no Conselho de Administração (CONSAD), da Universidade de Taubaté. Atualmente, é assessora e coordenadora dos Programas e Projetos de Extensão, Pró-reitoria de Extensão, Universidade de Taubaté.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigos