A Mística no contexto do movimento da Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.32027Resumo
Esse artigo é parte de uma pesquisa realizada no mestrado em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), financiada pela bolsa de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa contextualizou os elementos pedagógicos das propostas pedagógicas das Escolas do Campo nos Municípios de Jaguaré e São Mateus, localizados no Estado do Espírito Santo. Os elementos pedagógicos pesquisados foram: o Plano de Estudo/Ficha de Pesquisa; a Auto-organização; a Mística; a Pasta da Realidade/Caderno da Realidade/Portfólio; o Caderno de Planejamento e Reflexão/Caderno de Acompanhamento; as Atividades/Conteúdos Vivenciais (visita/viagem de estudo, oficina/experiências, intervenções/palestras); a Visita às Famílias. A pesquisa envolveu 6 (seis) escolas, com foco nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com abrangência em 3 (três) unidades escolares no Município de Jaguaré e 3 (três) no Município de São Mateus. Neste artigo trataremos sobre a Mística, considerando os apontamentos da pesquisa nas unidades escolares. A Mística é considerada um elemento essencial no projeto pedagógico das escolas do campo por possibilitar o envolvimento dos diversos povos do campo na construção e fortalecimento desse projeto. A metodologia utilizada foi a História Oral Temática, com entrevistas gravadas, deixando o entrevistado à vontade para dialogar sobre o tema pesquisado. As entrevistas envolveram educadores, estudantes, representantes de pais e lideranças comunitárias das escolas pesquisadas.
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