O processo de fechamento das escolas rurais nos municípios de Arraias e Combinado - TO

Autores

  • Edivaldo Barbosa de Almeida Filho Universidade Federal do Tocantins
  • Deyvison Bispo de Oliveira Santos
  • Sátila Menezes Aires
  • Floriza Beatriz de Sena Paula

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.32055

Resumo

As políticas de Educação do Campo têm se consolidado nos movimentos sociais por um projeto político e pedagógico de emancipação dos povos do campo. O recorte desta pesquisa delimita-se entre o período de 1998 a 2015, cujo objetivo é investigar os marcos normativos da educação do campo que asseguram o direito à educação pública de qualidade aos povos camponeses e compreender as políticas de fechamento das escolas rurais localizadas em Arraias e Combinado no estado do Tocantins. Em termos metodológicos, utilizamos como fonte de pesquisa a revisão bibliográfica e documental na organização e sistematização de fontes primárias. A partir disso a pesquisa revela que o fechamento das escolas rurais nos devidos municípios evidencia a negação do direito à educação no ambiente em que vivem.  Sendo assim, os direitos educacionais conquistados foram violados pelo poder público no processo de mobilização e organização das comunidades rurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil